Como alavancar sua carreira de TI?

Atualizado em 15/03/2022 às 14:14

Se você é formado ou está cursando uma graduação na área de TI, precisa saber que para alcançar os melhores postos de trabalho é necessário estar sempre atualizado. Para isso, você deve obter uma Certificação ITIL ou PMI. E aqui, vai encontrar todas as informações sobre elas.

Quais as certificações na área de TI?

Existem diversas certificações que podem te ajudar a alavancar a sua carreira em TI. Mas hoje, vamos focar nas principais e mais procuradas.

Entre as certificações em TI mais procuradas podemos destacar a ITIL  e as certificações PMI .

Então, para conhecer os detalhes destas, que são as melhores certificações em TI, continue lendo esse texto, que vamos te explicar do que se trata cada uma.

Certificação ITIL

Primeiramente, para saber o que é itil é preciso conhecer o significado da sigla ITIL, que em inglês quer dizer Information Technology Infrastructure Library, ou seja Biblioteca de Infraestrutura e Tecnologia da Informação (em tradução livre). A certificação ITIL Foundation é um conjunto das melhores práticas em gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação. Ela é reconhecida em todo o mundo como uma das principais certificações de TI.

Também é importante ressaltar que a certificação itil foundation, também chamada de biblioteca ITIL foi desenvolvida no fim da década de 80 pela Central Computer and Telecommunications Agency, e é um conjunto de boas práticas em infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI. A sua aplicação está direcionada para as áreas operacional e tática de uma empresa.

Assim sendo, o modelo dessa biblioteca é inteiramente flexível e adaptável ao negócio e estratégia de Tecnologia da Informação. E podemos dizer que o principal objetivo da biblioteca ITIL é a promoção de uma gestão direcionada à entrega eficiente dos serviços ao cliente. Quando bem executada, essa política operacional fornece um impacto muito positivo nos processos do negócio.

Tipos de Certificação ITIL

Antes de fazer a inscrição para obter essa certificação, é preciso saber que a Certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes:

Certificação ITIL Foundation

É um pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. Ao todo a prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.

Certificação ITIL Practitioner

Nesta aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.

Certificação ITIL Intermediate

Esta por sua vez, deve ser feita por profissionais de TI que já têm um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Ela atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.

Certificação ITIL Expert

Nesta etapa os profissionais têm contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.

Certificação ITIL Master

É o último nível da certificação ITIL, indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Certificação PMI

A certificação PMI é um conjunto de certificados organizados pela empresa Project Management Institute (PMI), que nada mais é do que uma associação líder mundial para todos aqueles que consideram a gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão em qualquer área.

Através de global advocacy, collaboração, educação e pesquisa, o Project Management Institute trabalha para preparar mais de 3.000.000 (três milhões) de profissionais ao redor do mundo todo para a Economia de Projetos, que é uma tendência crescente na economia, onde o trabalho, e os indivíduos, são organizados em torno dos projetos.

Em 2019 o Project Management Institute celebrou seu 50º aniversário e atualmente trabalha em quase todos os países do mundo para alavancar carreiras. Eles prezam também pela otimização do sucesso organizacional e amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos por meio de processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e ainda oportunidades de networking.

O ProjectManagement.com é parte da família PMI, e cria uma comunidade global online que oferece mais recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas.

Tipos de Certificações PMI

Vamos te ajudar a encontrar a certificação profissional que mais se adequa à você. Veja a seguir as descrições e decida qual certificação é a mais indicada de acordo com sua experiência profissional e suas necessidades. E fique sabendo que nenhuma certificação é pré requisito para outra!

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS (PMP)®

Podemos dizer que esse é o mais conhecido certificado da PMI.

A sigla significa Project Management Professional e está certificação fica dentro das certificações PMI, e podemos dizer que a certificação PMP é o padrão-ouro dos certificados em gestão de projetos.

O certificado PMP é reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo, ele valida a competência dos profissionais para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes. Antes de iniciar a busca por um preparatório para certificação PMP é preciso saber que você deverá atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Possuir o ensino médio completo, será necessário apresentar diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global;
  • Ter pelo menos 7.500 horas de liderança e gestão de projetos comprovadas;
  • E possuir também 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

Por outro lado, se você já possui diploma de graduação de curso de quatro anos será necessário apresentar comprovação de apenas 4.500 horas de liderança e gestão de projetos e de 35 horas de treinamento em gestão de projetos ou certificação CAPM.

TÉCNICO CERTIFICADO EM GESTÃO DE PROJETOS (CAPM)®

Em segundo lugar temos a certificação CAPM, que serve para você demonstrar o seu entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Neste caso, os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (ter diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 23 horas completes de treinamento em gestão de projetos no momento em que fizer o exame.

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PROGRAMAS (PGMP)®

Essa certificação foi desenvolvida para aqueles que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. Neste caso os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 10.500 horas de experiência em gestão de programas;

OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de programas.

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PORTFÓLIO (PFMP)®

Esta certificação de gestão de portfólio reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. A certificação PMP serve para você demonstrar a sua capacidade comprovada em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar:

  • Todos os requerentes devem ter completado no mínimo oito anos de experiência profissional em negócios;
  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.

PROFISSIONAL EM ANÁLISE DE NEGÓCIOS DO PMI (PMI-PBA)®

A certificação PMI-PBA serve para você destacar a sua expertise em análise de negócios. Ela oferece a oportunidade de focar na sua capacidade de trabalhar efetivamente com stakeholders na definição dos requisitos do negócio, moldar os output dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar a certificação:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

OU

  • Graduação (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

PROFISSIONAL ÁGIL CERTIFICADO DO PMI (PMI-ACP)®

Esse certificado foi criado para aqueles que acreditam e aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Neste caso é necessária uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E ainda, este certificado também faz referência à abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Para obtê-lo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • 2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP.
  • 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisite é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos.
  • 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

PMI-RMP®

A certificação PMI-RMP serve para reconhecer o seu conhecimento demonstrado e também a sua expertise em áreas especializadas para avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. Para obter este certificado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 40 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global);
  • 3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 30 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE CRONOGRAMA PMI (PMI-SP)®

Por fim, a Certificação PMI-SP que serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Neste caso, para poder obter essa certificação, antes é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos

OU

  • Graduação de quatro anos;
  • 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos.

CONHEÇA OUTRAS CERTIFICAÇÕES

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!

CARREIRAS BANCÁRIAS

ÁREA DE TI E GESTÃO DE PROJETOS

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS