O Certificado de Especialista em Investimentos (Certificado CEA) é voltado para profissionais que desejam seguir carreira em instituições bancárias. 

Então, se esse é o seu objetivo profissional, veio ao lugar certo, hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Certificado CEA, para que serve, como tirar, o que estudar para o Exame. Enfim, todas as informações estão aqui! 

O que é o Certificado CEA?

Saiba tudo sobre esta certificação

Primeiramente, é preciso saber exatamente do que se trata o Certificado CEA. Como já dissemos, a sigla CEA significa  Certificado de Especialista em Investimentos. Ele é emitido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a ANBIMA. 

O Certificado CEA é obrigatório para os profissionais bancários que querem atuar como assessores de gerentes de contas de investidores.

Portanto, somente após a aprovação da certificação CEA é possível supervisionar os profissionais que prospectam novos clientes, vendem os produtos e também indicam os melhores produtos financeiros. Então, podemos dizer que o certificado CEA é muito importante para os profissionais da área comercial, pois é ele que ajuda a manter um padrão de qualidade na venda de fundos.

Ao obter a certificação CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela certificação CPA-10 e pela certificação CPA-20.

Por fim, é importante destacar que, segundo a ANBIMA, o certificado CEA se destina: 

  • Aos profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código
  • Aos estudantes e aos profissionais que atuam em autarquias ou em órgãos públicos.

O que é preciso para trabalhar em um banco

O profissional que trabalha em um banco e como Especialista em Investimentos pode ter formação em cursos como Administração, Ciências econômicas, Ciências contábeis, Gestão financeira, entre outros cursos. O importante é ter habilidades de lógica e matemática para desempenhar as funções com mais facilidade.

Além da formação de nível superior, é necessário ter boa concentração, saber lidar com o público, responsabilidade, entre outras características. Então, para conhecer cada uma delas, clique aqui e confira tudo o que precisa saber para ser um bancário.

Mas, além das características e habilidades profissionais, você vai precisar de algumas certificações específicas para o desempenho das funções de bancário. Mas fique tranquilo! Vamos te explicar do que se trata cada uma delas mais adiante.

Como obter o Certificado CEA

Agora que você já sabe tudo o que precisa fazer para alcançar um cargo em um banco, vamos falar sobre como atingir esse objetivo.

O Certificado CEA pode ser conquistado com a aprovação em uma prova da ANBIMA. Esse exame é composto por uma avaliação que contém 70 (setenta) questões. O tempo disponível para responder as 70 (setenta) questões é 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos, e é necessário obter no mínimo 70% de acerto nas respostas.

A inscrição para a prova da certificação CEA pode ser efetuada todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, por meio do sistema de inscrição, disponível no site da ANBIMA, no endereço eletrônico www.anbima.com.br, acessando a opção “educar”.

Essa inscrição pode ser feita pelo setor de Recursos Humanos das instituições financeiras, ou diretamente pelo candidato. Além disso, é importante ressaltar que o pagamento pode ser realizado com cartão de crédito ou via boleto bancário. 

Assim sendo, destacamos que a taxa de inscrição para os candidatos vinculados às instituições associadas à ANBIMA tem o custo de R$ 717,00 (setecentos e dezessete reais). Por outro lado, a taxa de inscrição para os candidatos não vinculados às instituições associadas à ANBIMA, ainda que participantes do Código de Certificação, ou candidatos com Inscrição Avulsa, tem o custo de R$ 860,00 (oitocentos e sessenta reais). Por fim, o Exame da Certificação CEA é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, a FGV, e as localidades para realização das provas constam no site da ANBIMA, também na opção “educar”.

Como é o Exame do Certificado CEA

Como já mencionado anteriormente, o Exame é composto por 70 questões e para ser aprovado, é necessário acertar ao menos 49 questões da prova. 

Além disso, vê precisa saber que essa prova é feita através de um computador e você pode marcar o dia e o horário para a realização. Mas atenção, o candidato poderá solicitar o cancelamento do agendamento por até duas vezes, desde que a solicitação seja feita em até oito dias da data do exame. Então, fique de olho nos prazos para não perder a data da sua prova.

Por fim, durante o exame, o candidato poderá fazer uso de calculadora. Porém, só será permitida a calculadora financeira ou similar não alfanumérica. Além disso, durante a aplicação da prova, a ANBIMA disponibilizará as fórmulas. E o resultado da sua prova estará disponível em até 15 dias corridos após a realização.

O que estudar para o Exame Certificado CEA

Então, se você vai fazer a prova de certificação para bancários ou quer se tornar um especialista em investimento, precisa estar bem preparado para o Exame de certificação. Nesse sentido, pode iniciar a sua preparação focando nos conteúdos que caem na prova. 

O Exame é divido em sete módulos, sendo eles sobre os seguintes temas:

prova certificação para especialista em investimento

  • Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  • Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  • Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  • Fundos de Investimento;
  • Gestão de Carteira e Risco;
  • Planejamento de Investimento;
  • Produtos de Previdência Complementar.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS RESPONDENDO QUESTÕES

Uma das melhores formas de se preparar para a prova é respondendo questões que já foram aplicadas anteriormente. Dessa forma, você fica mais bem preparado para enfrentar os desafios do teste, e também, mas confiante do seu desempenho. Além disso, você também consegue conhecer alguns detalhes importantes do teste. Como, por exemplo, quantas são as alternativas de resposta, o tamanho do enunciado e o nível de dificuldade das questões. São detalhes que fazem a diferença e podem te deixar mais perto da aprovação. Então, preste atenção a todos eles durante a sua prática.

Se prepare com questões de exames já realizados

Por isso, no Aprova Questões, você tem acesso a mais de 1.000 questões da ANBIMA. Essas perguntas já foram aplicadas anteriormente pelo órgão para diferentes certificados. Então, não perca tempo, responda perguntas diariamente, acompanhe o seu desempenho e alcance o seu objetivo mais rapidamente.

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

Saiba mais sobre as certificações

Além do Certificado CEA, você pode conquistar outras certificações para atingir outros patamares na sua carreira. Por isso, separamos outras certificações para você conhecer:

CPA 10

Certificação CPA 10

Primeiramente, a Certificação CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Esta certificação é responsável por regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente ao público investidor em agências bancárias, e também com o atendimento ao público investidor em centrais de atendimento.

CPA 20

Certificação CPA 20

Já a CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é destinada à certificação de profissionais que desempenham as atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente aos investidores qualificados, como por exemplo, os gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e aos profissionais que atendam esses mesmos segmentos em centrais de atendimento.

Além disso, se a instituição financeira  tiver aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuam em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação cpa20.

A certificação CPA20 se destina a:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

ANEPS

Certificação ANEPS

A sigla ANEPS significa Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. Ela se trata de uma entidade representativa que tem o objetivo de congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no Brasil.

Então, para obter a certificação ANEPS é necessário fazer também uma prova que é realizada em conjunto com o Instituto Totum. A avaliação é obrigatória e está prevista no artigo 12 da resolução 3954/2011 do Banco Central. Portanto, todos os profissionais contratados para atender e ofertar operações de crédito e arrendamento mercantil, podem exercer esta profissão, caso sejam considerados aptos neste exame.

Dessa maneira, a instituição possui várias provas, e para você realizar qualquer uma delas é necessário possuir alguns requisitos mínimos, tais como:

  • ter formação de no mínimo de 5.º ano do ensino básico;
  • idade mínima de 18 anos completos;
  • aceitar as regras da certificação ANEPS
  • possuir um computador ou um smartphone atualizado para a realização do exame – que é inteiramente online.

ABECIP

Certificação ABECIP

A  sigla ABECIP significa Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança, o programa de certificação profissional da ABECIP tem o objetivo de promover e aperfeiçoar os profissionais das instituições financeiras que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis.

A certificação da ABECIP, além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, pretende reconhecer a capacidade técnica e a experiência do profissional de crédito imobiliário, incentivando sua atualização, dando maior credibilidade para os associados e não associados, assim elevando os padrões de conduta ética e fortalecendo o mercado de crédito imobiliário.

CFP

Certificação CFP

O Certified Financial Planner (CFP) habilita o profissional a trabalhar como consultor avaliando objetivos e riscos de cada cliente para montar uma estratégia de investimento para cada perfil. Este certificado é voltado para quem deseja atuar como planejador financeiro.

Portanto, é importante lembrar que ele não obrigatório, mas um diferencial. Então, só pode tirar o certificado, os profissionais com mais de três anos de experiência no mercado – e a validade é de apenas dois anos.

CGA

cga anbima

Certificado de Gestores ANBIMA.

Em resumo, o Certificado de Gestores Anbima (CGA) é obrigatório para quem deseja trabalhar com gestão profissional de recursos de terceiros, como carteiras ou fundos de investimentos. Assim sendo, a certificação CGA é necessária tanto para quem deseja trabalhar como gestor de banco, como de uma corretora ou de gestora.

Portanto, com o certificado CGA o profissional tem a permissão para gerenciar um portfólio de investimentos e tomar decisões para alocar o dinheiro dos investidores onde ele acredita que terá melhor rentabilidade. Apenas com o certificado CGA é que o gestor pode escolher os ativos do fundo, a compra e venda dos papéis.

AAI

AAI

Saiba tudo sobre AAI

Primeiramente, a sigla AAI significa Agente Autônomo de Investimentos , esta é uma certificação oferecida pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). Dessa forma, podemos dizer que esta é a única entidade que possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer a certificação no Brasil.

Dessa maneira, a certificação AAI habilita o profissional para auxiliar as pessoas em seus investimentos e dar orientações gerais. Esta certificação é uma boa opção para quem deseja trabalhar em uma corretora, pois ela é exigida para habilitar os profissionais na venda dos produtos.

CNPI

certificado cnpi

Certificado Nacional do Profissional de Investimentos.

Para finalizar, o Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI) é obrigatório, e realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. O certificado CNPI é solicitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que uma pessoa possa exercer a função de Analista de Valores Mobiliários.

Em resumo, quem deseja trabalhar como especialista em análises e emissão de relatórios de bancos ou corretoras precisa obrigatoriamente deste certificado. Vale ressaltar ainda que ele é dividido em três tipos, o CNPI (para analistas fundamentalistas), CNPI-T (para analistas técnicos) e CNPI-P, sendo o mais completo e destinada ao analistas técnicos e fundamentalistas.

Prepare-se com o Aprova

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos! Como já mencionamos anteriormente, os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *