Certificação para bancários: qual a diferença entre CPA20 e CEA?

Atualizado em 15/03/2022 às 13:56

Se você está procurando por certificação para bancários, já deve ter visto que não há apenas uma opção. Então, se você está com dúvidas sobre o assunto, este texto foi feito para você. Hoje vamos falar sobre a certificação CEA e a CP20. Assim, você pode escolher qual delas se encaixa melhor aos seus objetivos profissionais. E ainda, separamos algumas questões para testar seus conhecimentos, afinal, não gostamos de perder tempo por aqui. Então, não esqueça de escolher um curso para bancários para chamar de seu. Dessa forma, você garante a aprovação já na primeira tentativa e fica pronto para as oportunidades na área.

 

certificação para bancários

 

Mas, antes de falar sobre a diferença de cada certificação na área financeira, precisamos te contar o que significa cada uma delas. Então, confira logo abaixo.

Certificação para bancários CEA

A sigla CEA significa Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA. Ou seja, é uma prova criada para realmente certificar o profissional da área. Afinal, ele será responsável por assessorar gerentes de conta de investidores de pessoas físicas. Dessa forma, precisa ter muito conhecimento na área.

 

ANBIMA

 

Então, como os advogados devem passar pelo Exame de Ordem da OAB (curso OAB), para se tornar um especialista em investimento é necessário passar pela certificação CEA. Essa prova foi criada em 2009, mas na época era chamada de CEI. Mas, para você ter uma ideia, em 2016 sua taxa média de aprovação era de 40%. Olhando para esse número, e considerando a taxa de 60% de reprovados, dá pra ter uma ideia de que a prova não é tão simples assim. Mas, fica tranquilo, para fazer parte da porcentagem de aprovados, você deve apostar em um curso para bancários. Assim, já garante a aprovação de primeira e fica aberto para boas oportunidades do mercado.

Como é a prova de certificação para bancários CEA?

Quando você sabe mais informações sobre a prova, consegue se sentir mais confiante para o grande dia. Sendo assim, vamos esclarecer alguns pontos importantes. O teste é formado por 70 questões e o candidato tem três horas e trinta minutos para resolver todas elas e finalizar a prova. Mas, como eu faço para ser aprovado? Para ser considerado apto é preciso acertar no mínimo 70% da prova, ou seja, 49 perguntas.

 

prova certificação CEA

 

Além disso, durante o exame, o candidato deverá usar calculadora. Porém, só será permitida a calculadora financeira ou similar não alfanumérica. Além disso, durante a aplicação da prova, a ANBIMA disponibilizará as fórmulas. E o resultado da sua prova estará disponível em até 15 dias corridos após a sua realização.

 

O que cai na prova da certificação para bancário CEA?

Sendo assim, as 70 questões da prova são divididas em 7 módulos de acordo com a área do conhecimento. Confira abaixo:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  4. Fundos de Investimento;
  5. Gestão de Carteira e Risco;
  6. Planejamento de Investimento;
  7. Produtos de Previdência Complementar.

 

o que cai na prova CEA

 

Certificação para bancários CPA20

A Certificação Profissional ANBIMA série 20 é necessária aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos seguintes segmentos: varejo alta renda, corporate, private, ou ainda, investidores institucionais que trabalhem em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

 

certificação CPA20

 

Em outras palavras, podemos dizer que essa certificação serve para comprovar os conhecimentos e habilidades do profissional da área. Afinal, ele vai atuar com a venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras. Sendo assim, precisa ter um know-how grande do segmento, afinal, é uma grande responsabilidade.

Como é a prova de certificação CPA20?

Antigamente, a prova era impressa, porém, hoje ela é realizada no formato online. Sendo assim, com o processo digital, qualquer pessoa, de qualquer lugar do país pode realizar a prova e garantir sua certificação. Como já falamos anteriormente, o teste conta com 60 questões e você tem, no máximo, 2 horas e 30 minutos para resolver todas elas e acertar, no mínimo, 42 perguntas.

 

prova certificação CPA20

 

O que cai na prova da certificação para bancário CPA20?

O conteúdo programático, ou seja, as matérias e assuntos que serão cobrados na prova são os seguintes:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado
  2. Compliance Legal, Ética e Análise do perfil do investidor
  3. Princípios Básicos de Economia e Finanças
  4. Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos
  5. Fundos de Investimento
  6. Previdência Complementar Aberta
  7. Mensuração e Gestão de Performance e Riscos

 

o que cai na prova CPA20

 

E o que é ANBIMA?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, conhecida apenas como ANBIMA é a instituição que emite certificados para os profissionais do mercado financeiro. E a CPA20 é apenas um deles.

A ANBIMA fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Ela é responsável por reunir diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir a pluralidade dos mercados. A associação nasceu em 2009 a partir da união de duas entidades, mas já representa os mercados há quatro décadas. O modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

Certificação para bancários: qual é a diferença entre CEA e CPA20?

A escolha pela certificação para bancários é o primeiro passo que você deve dar rumo a uma carreira de sucesso. Como essa é uma decisão muito importante, vamos falar sobre os fatores que você precisa levar em conta. Então, a principal diferença entre elas é que a certificação CEA tem como foco certificar um especialista em investimento. Enquanto a CPA20 tem como objetivo certificar profissionais no mercado financeiro, para que eles possam atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

 

certificação para bancários

 

Em outras palavras, a certificação CEA é a mais completa, a única que concede o título de especialista em investimento. Com essa certificação é possível indicar produtos de investimento, já com a CPA 20 não é possível. Então, você deve estar pensando, vou optar por ela. Mas há outros detalhes para levar em consideração. Como ela é a mais completa, também é a certificação que mais exige dos profissionais, por isso, normalmente, eles não se inscrevem diretamente nela.

Para falar a verdade, o caminho natural e mais comum seria essa ordem: CPA10, CPA20 e CEA. Muitos especialistas indicam que você só se inscreva no CEA depois de possuir a certificação CPA20, mas que seria possível pular a CPA10. Porém, você decide com base na sua experiência e conhecimento na área.

 

Certificação para bancários: CEA X CPA 20

Certificação CPA20

Objetivo: certifica profissionais para recomendar produtos de investimento nos segmentos de varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

Requisitos: não há.

Prova: 60 questões.

Para ser aprovado: no mínimo 42 questões certas.

Tempo de prova: 2h30

Prova conceitual: não é cobrado cálculo.

 

Certificação CEA

Objetivo: certifica o profissional como especialista de investimento. Sendo assim, ele poderá prestar serviço de consultoria e planejamento financeiro. Também poderá ser consultor de valores mobiliários com autorização pela CVM.

Requisitos: não há.

Prova: 70 questões.

Para ser aprovado: no mínimo 49 questões certas.

Tempo de prova: 3h30

Prova conceitual e prática: serão cobrados cálculos financeiros que devem ser feitos com a HP-12c.

 

Só a certificação CPA20 é o suficiente?

Não! Se você optou por começar na CPA20, ou se certificou logo após a CPA10, não pode parar por aí. Afinal, se você quer se destacar no meio da multidão e conquistar boas vagas é preciso fazer por onde. Então, continue se preparando e se inscreva na certificação CEA. Até porque há poucos profissionais com essa certificação. Dessa forma, a demanda por eles é bem maior e a concorrência menor.

 

certificação bancários

 

Segundo levantamento de 2018, observou-se que existem cerca de 370 mil pessoas certificadas pela CPA10 e 110 mil pela CPA20. Enquanto a CEA não chega a 4 mil. Com base nesses números é possível observar a diferença, então, use isso ao seu favor. E, após se tornar um especialista em investimento da ANBIMA, você poderá ser contratado por uma agência bancária ou instituição financeira. Ou ainda, será possível trabalhar como planejador financeiro autônomo.

Teste seus conhecimentos respondendo perguntas de certificação para bancários

Agora que você já teve acesso a muitas informações sobre cada certificação para bancários, precisa testar seus conhecimentos. Sabia que responder perguntas que já foram aplicadas anteriormente é uma ótima forma de se preparar? Assim, você vai ganhando confiança para o grande dia. Então, para te dar uma mãozinha, separamos mais de 700 perguntas da CPA20 para você.

Então, na hora que estiver resolvendo as questões, lembre-se de se atentar aos detalhes. É importante conhecer o estilo de cobrança, o nível de dificuldade, o tamanho dos enunciados, quantas são as alternativas de resposta e o que mais conseguir. Dessa forma, você estará dois passos à frente e pronto para garantir a sua aprovação.

Questões CPA20

E como gostamos de otimizar o seu tempo de preparação, logo abaixo, você pode responder três questões da CPA20. Então, não perca tempo, resolva agora mesmo e depois nos conte nos comentários como foi o seu desempenho.

Questão 1

A taxa SELIC, divulgada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) vigora entre uma reunião ordinária e outra, e pode vir com indicativo de viés. O viés da taxa SELIC pode ser

a) de alta, neutro ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
b) de alta ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
c) de alta ou de baixa, representando o comportamento da inflação.
d) de alta, neutro ou de baixa, representando o comportamento da inflação.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui e confira se você acertou.

 

Questão 2

No regime de câmbio fixo puro o Banco Central

a) vende moeda estrangeira quando a cotação está desvalorizando e compra quando a cotação segue a direção inversa.
b) compra moeda estrangeira quando a cotação está desvalorizando e vende quando a cotação segue a direção inversa.
c) estabelece um intervalo de valores no qual é permitida a flutuação do câmbio.
d) não intervém no mercado cambial.

Clique aqui e confira qual é a resposta certa.

 

Questão 3

As entidades fechadas de previdência privada (EFPP) devem manter um sistema de controle de disparidades entre o valor de uma carteira e o valor projetado para essa mesma carteira (Resolução 3.121 do BACEN). Essa avaliação deve ter como parâmetro

a) o índice de sharpe apurado.
b) a taxa mínima atuarial.
c) a rentabilidade esperada da carteira.
d) a taxa SELIC

Clique aqui e responda mais esta questão.

 

Curso para bancário

Como você já viu neste texto, a prova para a certificação CEA é considerada um teste difícil. Por isso, acumula uma taxa alta de reprovados. E até mesmo a prova para a CPA20 não é tão simples. Então, se você quer conquistar a aprovação já na primeira tentativa e não ficar pagando novas taxas de inscrição, precisa contar com um curso para bancário. Assim, terá ao seu lado a experiência de professores que podem te mostrar o melhor e menor caminho até a aprovação.

No Aprova, você estuda com videoaulas de trinta minutos. Afinal, esse é o tempo necessário para aprender o tema proposto pelo professor sem se tornar cansativo. Então, largue as apostilas com textos monótonos, aposte em videoaulas e explicações diretas ao ponto. Além disso, nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos. Isso significa que você não precisa fazer uma planilha de quais assuntos estudar primeiro. Nós já fizemos isso para você! Então, é só seguir a sequência do seu AVA e focar em aprender. Assim, você otimiza ainda mais o seu tempo de preparação!

E comprando qualquer um dos nossos preparatórios, você também ganha acesso ao Aprova Questões. Dessa forma, pode contar com uma preparação completa e específica ao mesmo tempo. Venha descobrir o segredo para garantir a sua certificação, venha para o Aprova!

 

Confira mais sobre a área bancária

Se você ficou interessado sobre a área de certificação para bancários, temos outros posts aqui no blog que podem te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. É possível descobrir mais sobre qual é a função de um correspondente bancáriocomo ingressar na carreira bancáriaqual é o curso para trabalhar nessa profissão, vagas para quem tem certificação CEA e até mesmo, qual é o salário de um bancário. Afinal, se você decidiu mergulhar nessa carreira, precisa ter acesso a todas as informações importantes em torno dela. Só assim, conseguirá se desenvolver cada vez mais e chegar ainda mais longe! Então, informe-se!

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS