O que é a certificação PMP, do PMI?

Atualizado em 19/02/2021 às 14:23

Hoje vamos te contar o que é a certificação PMP, indicar curso para certificação pmp, curso para certificação pmbok, e muito mais, Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre certificações pmi, certificação para gerente de projetos, certificação para gestores de projetos, enfim tudo o que é importante para você obter a sua certificação profissional. Acompanhe no texto a seguir!

O que é PMI?

Em primeiro lugar, antes de te explicar o que é a certificação PMP, precisamos falar sobre a certificação PMI. Ela é um conjunto de certificados organizados pela empresa Project Management Institute (PMI), uma associação que é a líder mundial para todos aqueles que consideram a as competências de gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão da melhor maneira em qualquer área.

O Project Management Institute atua por meio de colaboração, educação e pesquisa com o intuito de preparar mais de 3.000.000 (três milhões) de profissionais ao redor do mundo todo para atuar com os conceitos de Economia de Projetos. Esta é uma tendência crescente na economia, onde são considerados o trabalho, e os indivíduos, e sua organização em torno de todos projetos.

Recentemente, em 2019, o Project Management Institute celebrou seu aniversário de 50 anos e atualmente a organização está presente em quase todos os países do mundo com o objetivo de ajudar a alavancar carreiras. O PMI preza também pela otimização do sucesso organizacional e pelo amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos, utilizando para isso processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional, oportunidades de networking e muito mais.

O que é PMBOK?

Em segundo lugar, também antes de te contar o que é a certificação PMP, é preciso explicar sobre o conceito de PMBOK. A sigla faz referência ao ProjectManagement.com e também faz parte da família PMI, o que cria uma comunidade global online que oferece inúmeros recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas no mercado de gerenciamento de projetos.

A sigla PMBOK significa “Project Management Body of Knowledge” e consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. Ele nada mais é do que um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos.

Porém é preciso ressaltar que as orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, e isso se deve ao fato de que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais projetos. Assim sendo, podemos dizer que o PMBOK é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos e tem sua publicação regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute).

Quando você procurar por um preparatório para certificação pmbok, é importante saber que o objetivo primordial do guia pmbok é a padronização e difusão das práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro reunidos em um só guia.

O que é a certificação PMP?

Agora, finalmente vamos te contar o que é a certificação PMP! A sigla significa Project Management Professional e esta certificação fica dentro das certificações PMI, e podemos dizer que a certificação PMP é o padrão-ouro dos certificados em gestão de projetos.

O certificado PMP é reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo, ele valida a competência dos profissionais para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes. Antes de iniciar a busca por um preparatório para certificação pmp é preciso saber que você deverá atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Possuir o ensino médio completo, será necessário apresentar diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global;
  • Ter pelo menos 7.500 horas de liderança e gestão de projetos comprovadas;
  • E possuir também 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 

Por outro lado, se você já possui diploma de graduação de curso de quatro anos será necessário apresentar comprovação de apenas 4.500 horas de liderança e gestão de projetos e de 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM.

Outros tipos de certificações PMI

Além do PMP, existem outros tipos de certificado PMI que listaremos no texto a seguir, acompanhe:

  • Técnico Certificado em Gestão de Projetos (CAPM): essa certificação serve para o profissional demonstrar o entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Neste caso, entre os pré-requisitos é necessário possuir ensino médio completo (ter diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global) e também comprovar 23 horas completas de treinamento em gestão de projetos no momento em que fizer o exame.
  • Profissional de Gestão de Programas (PgMP): essa certificação foi desenvolvida para aqueles que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. Neste caso, entre os pré-requisitos é necessário possuir ensino médio completo (apresentar diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global); 6.000 horas de experiência em gestão de projetos e 10.500 horas de experiência em gestão de programas. Ou possuir diploma de graduação de quatro anos, apresentar comprovação de 6.000 horas de experiência em gestão de projetos e comprovação de 6.000 horas de experiência em gestão de programas.
  • Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP): essa é uma certificação de gestão de portfólio que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. A certificação PfMP serve para o profissional demonstrar a sua capacidade comprovada em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso, antes de iniciar a certificação, é necessário possuir no mínimo oito anos de experiência profissional em negócios; ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global) e 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio. Ou ter diploma de graduação de quatro anos curso superior em nível de graduação ou o equivalente global) e comprovar 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.
  • Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA): essa certificação serve para o profissional destacar a sua expertise em análise de negócios. Ela oferece a oportunidade de focar na capacidade de trabalhar efetivamente com stakeholders na definição dos requisitos do negócio, moldar os output dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Neste caso, antes de iniciar o processo de certificação é necessário possuir ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global); comprovar 7.500 horas de experiência em análise de negócios; comprovar 35 horas de ensino em análise de negócios. Ou possuir graduação completa (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global); comprovar 4.500 horas de experiência em análise de negócios; comprovar 35 horas de ensino em análise de negócios.
  • Profissional Ágil Certificado do PMI (PMI-ACP): esse certificado foi criado para aqueles que acreditam e aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Neste caso, para obtê-lo é necessária uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E ainda, esta certificação também faz referência à abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Para obtê-lo é necessário possuir  2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP. E ainda comprovar  1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisito é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos. E também ter 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.
  • PMI-RMP: essa certificação serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e também a expertise do profissional em áreas especializadas para avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. Para obter este certificado é necessário possuir ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global); comprovar 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos; comprovar 40 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos. Ou ter graduação completa de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global); comprovar  3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos; comprovar 30 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.
  • Profissional de Gestão de Cronograma PMI (PMI-SP): o último certificado serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Neste caso, para poder obter essa certificação, antes é necessário possuir ensino médio completo; comprovar 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos; comprovar 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos. Ou ter graduação completa de quatro anos; comprovar 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos; comprovar 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos.

 

Saiba mais sobre certificações profissionais

Além das de te ensinar o que é a certificação PMP, aqui  você também encontra mais conteúdo sobre as certificações Scrum, PMI, ITIL, PMP, PMBOK, muito mais! No blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação tanto da carreira na área de tecnologia da informação (TI) como na carreira bancária, este conteúdo vai interessar para gerentes de projetos e também para outras diversas áreas do mercado de trabalho!

Dessa maneira, sugerimos que você acesse os links que apresentamos a seguir para saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o melhor certificado Scrum? Diferenças entre as certificadoras Scrum; Como estudar para a certificação Scrum? Quanto custa uma certificação Scrum? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Roteiro de estudos para a certificação PMP. Tipos de certificação PMI. Comparativo entre as certificações Scrum. Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja uma lista completa com todas as informações sobre outros tipos de certificados!

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Então, antes de fazer seu certificado PMP, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Neste caso, sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe qual curso escolher.

Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método para estudar é o que utiliza videoaulas, pois elas trazem o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos de duração. Dessa maneira, é muito importante ressaltar também que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada concurso público e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação PMP

Conforme mencionais anteriormente, se o seu sonho é ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de saber o que é a certificação PMP, você procure por uma preparação para concursos públicos com questões específicas e provas realizadas em certames anteriores na área.

Dessa maneira, para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para a certificação PMP, separamos questões sobre certificado PMP. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos sobre a certificação PMP.

É importante que você simule o dia da sua prova de concurso público, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar aquela vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre certificação PMP

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS