Para você se tornar um bancário, e também, um especialista em investimentos, é necessário possuir a certificação CEA. Essa é uma das certificações na área financeira da ANBIMA. Mas, se você ainda está um pouco perdido no assunto, não se preocupe. Vamos explicar todos os detalhes sobre essa certificação para bancários e ensinar o melhor caminho para você garantir a aprovação e trilhar uma carreira de sucesso na área. Então, o primeiro passo é entender o que é o CEA. Depois disso, nós respondemos a pergunta do título: “vale a pena fazer direto a certificação CEA?”. E no fim desse post, ainda tem algumas questões para testar seus conhecimentos, não perca!

O que é a certificação CEA?

A sigla CEA significa Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA. Ou seja, é uma prova criada para realmente certificar o profissional da área. Afinal, ele será responsável por assessorar gerentes de conta de investidores de pessoas físicas. Dessa forma, precisa ter muito conhecimento na área.

 

certificação CEA

 

Então, como os advogados devem passar pelo Exame de Ordem da OAB, para se tornar um especialista em investimento é necessário passar pela certificação CEA. Essa prova foi criada em 2009, mas na época era chamada de CEI. Mas, para você ter uma ideia, em 2016 sua taxa média de aprovação era de 40%. Olhando para esse número, e considerando a taxa de 60% de reprovados, dá pra ter uma ideia de que a prova não é tão simples assim. Mas, fica tranquilo, para fazer parte da porcentagem de aprovados, você deve apostar em um curso para bancários. Assim, já garante a aprovação de primeira e fica aberto para boas oportunidades do mercado de trabalho.

Como é a prova para a certificação CEA?

Quando você sabe mais informações sobre a prova, consegue se sentir mais confiante para o grande dia. Sendo assim, vamos esclarecer alguns pontos importantes. O teste é formado por 70 questões e o candidato tem três horas e trinta minutos para resolver todas elas e finalizar a prova. Mas, como eu faço para ser aprovado? Para ser considerado apto é preciso acertar no mínimo 70% da prova, ou seja, 49 perguntas.

 

prova certificação CEA

 

Além disso, durante o exame, o candidato poderá, ou melhor, deverá usar calculadora. Porém, só será permitida a calculadora financeira ou similar não alfanumérica. Então, confira isso antes! Além disso, durante a aplicação da prova, a ANBIMA disponibilizará as fórmulas. E o resultado da sua prova estará disponível em até 15 dias corridos após a sua realização.

Sendo assim, as 70 questões da prova são divididas em 7 módulos de acordo com a área do conhecimento. Confira quais são abaixo:

 

o que cai na prova de certificação CEA

 

  1. Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  4. Fundos de Investimento;
  5. Gestão de Carteira e Risco;
  6. Planejamento de Investimento;
  7. Produtos de Previdência Complementar.

 

Vale a pena fazer direto a certificação CEA?

Agora que você já tem mais informações sobre essa certificação para bancário e a sua prova, podemos falar melhor sobre o assunto. Como já deu para perceber, a certificação CEA é a mais completa, a única que concede o título de especialista em investimento. Por isso, ela não tem um teste tão simples e fácil. Sendo assim, muitos especialistas não indicam que você vá direto para essa prova.

O caminho natural, digamos assim, seria passar pelo CPA10, pelo CPA 20 e só depois pela CEA. Porém, não há nenhum requisito que te obrigue a fazer esse caminho, a decisão é sua. As pessoas não indicam ir direto para a certificação CEA pelo nível de dificuldade da prova. Porém, se você apostar em um curso para bancários, pode ter o auxílio de professores que vão te mostrar o melhor e menor caminho até a aprovação. Dessa foram, fica bem mais fácil alcançar o seu objetivo do que ficar estudando sozinho em casa.

Outro ponto que é apontado como motivo para não fazer o CEA antes dos demais, é de que é preciso uma maior experiência na área. Mas, segundo relatórios de 2015 da própria ANBIMA, a aprovação dos candidatos que estão fora do setor financeiro é maior do que as do que estão empregados na área. No ano em questão, a taxa de aprovados dos profissionais que estavam fora do mercado financeiro foi de 42% contra 40% de vinculados a uma instituição. E a mesma tendência foi observada na certificação CPA20, em que 65% dos candidatos do grupo que conquistaram a certificação não trabalhavam na área. Para conferir mais sobre esse relatório, você pode clicar aqui.

Curso para bancários

Então, se a falta de experiência não é um dos pontos mais críticos dessa certificação para bancários, o conhecimento é a arma mais importante para chegar lá. Por isso, no Aprova, você pode largar as apostilas e estudar com videoaulas. Afinal, essa é a forma mais dinâmica e fácil de aprender, já que você pode contar com a explicações de professores que conhecem muito sobre o assunto. Ou seja, você prefere ler centenas de páginas de uma apostila com texto monótono ou aprender em uma videoaula de 30 minutos? A segunda opção otimiza o seu tempo de preparação e aumenta o poder de fixação.

 

curso para bancários

 

Além disso, nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos. Dessa forma, você não precisa fazer uma planilha prevendo o que e quando estudar. Afinal, nós já fizemos isso por você. Então, é só seguir a sequência que estará no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ou seja, mais um tempo otimizado nos seus estudos. E comprando o preparatório do Aprova, você ganha acesso ao Aprova Questões.

Teste seus conhecimentos respondendo questões da ANBIMA

E se você viu a palavra ANBIMA escrita logo acima, mas não sabe o que significa, vamos te explicar. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, conhecida apenas como ANBIMA é a instituição que emite certificados para os profissionais do mercado financeiro. Sendo assim, você precisa conhecer mais sobre as provas dessa instituição, para ficar mais bem preparado para enfrentá-las.

Sendo assim, no Aprova Questões, você tem acesso a mais de 1.000 questões da ANBIMA. Ou seja, são perguntas que já foram aplicadas anteriormente em certificação para bancários. Assim, você pode responder diretamente da sua casa e simular como será no grande dia, quando estiver valendo a sua aprovação. Então, na hora de responder preste bastante atenção aos detalhes. É importante verificar o tamanho dos enunciados, o nível de dificuldade das questões e quantas são as alternativas de resposta. Assim, você estará dois passos à frente dos demais candidatos e mais perto da sua aprovação.

 

questões ANBIMA

 

Questões ANBIMA

Como gostamos de otimizar seu tempo, separamos abaixo três questões para você responder agora mesmo e testar os seus conhecimentos. Então, não perca mais nenhum minuto, resolva agora e nos conte nos comentários como foi o seu desempenho. Aliás, é essencial acompanhar o seu desempenho nas questões semanalmente. Assim, você pode conferir quais assuntos já domina e quais precisam ser revisados. Outra dica importante é não apenas escolher a alternativa certa, mas conseguir explicar porque as demais estão erradas. Dessa forma, você fixa melhor o aprendizado em sua mente.

Questão 1

Se determinado mercado é avaliado como líquido, então os títulos devem ser negociados em montantes:

a) Elevados, mas com as negociações alternado significativamente seus preços.
b) Elevados, sem que as negociações alterem significativamente seus preços.
c) Reduzidos, mas com as negociações alterando significativamente seus preços.
d) Reduzidos, sem que as alterações alterem significativamente seus preços.

Já sabe a resposta? Então, clique aqui e confira se você acertou.

Questão 2

A taxa SELIC, divulgada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) vigora entre uma reunião ordinária e outra, e pode vir com indicativo de viés. O viés da taxa SELIC pode ser

a) de alta, neutro ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
b) de alta ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
c) de alta ou de baixa, representando o comportamento da inflação.
d) de alta, neutro ou de baixa, representando o comportamento da inflação.

Clique aqui para responder a questão 2.

Questão 3

A Comissão de Valores Mobiliários

a) é uma empresa de economia mista vinculada ao Poder Legislativo e atua sob orientação do Conselho Monetário Nacional.
b) é uma empresa de economia mista vinculada ao Ministério da Fazenda e atua sob orientação do Banco Central do Brasil.
c) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda e atua sob orientação do Conselho Monetário Nacional.
d) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Planejamento e atua sob orientação do Conselho Monetário Nacional.

Confira aqui qual é a resposta correta da questão 3.

A importância da certificação CEA

Se você optou por começar na CPA20, ou se certificou logo após a CPA10, não pode parar por aí. Afinal, se você quer se destacar no meio da multidão e conquistar boas vagas é preciso fazer por onde. Então, continue se preparando e se inscreva na certificação CEA. Até porque há poucos profissionais com essa certificação. Dessa forma, a demanda por eles é bem maior e a concorrência menor.

Segundo levantamento de 2018, observou-se que existem cerca de 370 mil pessoas certificadas pela CPA10 e 110 mil pela CPA20. Enquanto a CEA não chega a 4 mil. Com base nesses números é possível observar a diferença, então, use isso ao seu favor. E, após se tornar um especialista em investimento da ANBIMA, você poderá ser contratado por uma agência bancária ou instituição financeira. Ou ainda, será possível trabalhar como planejador financeiro autônomo.

 

especialista em investimento

 

Qual é a diferença entre a certificação CEA e a CPA20?

A escolha pela certificação para bancários é o primeiro passo que você deve dar rumo a uma carreira de sucesso. Como essa é uma decisão muito importante, vamos falar sobre os fatores que você precisa levar em conta. Então, a principal diferença entre elas é que a certificação CEA tem como foco certificar um especialista em investimento. Enquanto a CPA20 tem como objetivo certificar profissionais no mercado financeiro, para que eles possam atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais.

Em outras palavras, a certificação CEA é a mais completa, a única que concede o título de especialista em investimento. Com essa certificação é possível indicar produtos de investimento, já com a CPA 20 não é possível. Então, você deve estar pensando, vou optar por ela. Mas há outros detalhes para levar em consideração. Como ela é a mais completa, também é a certificação que mais exige dos profissionais, por isso, normalmente, eles não se inscrevem diretamente nela.

Quanto ganha um profissional certificado pelo CEA?

Não existe uma remuneração padrão para os profissionais certificados pela CEA. Isso se deve ao fato de que eles podem atuar em bancos e organizações do mercado financeiro como gerente alta renda, consultor de investimentos, entre outras funções estratégicas. Portanto, a média salarial varia de acordo com a região de atuação, instituição, cargo e outros fatores a serem considerados.

No entanto, podemos afirmar que a remuneração de um gerente alta renda atualmente fica em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) por mês, e este valor pode ser acrescido ainda dos diversos benefícios da carreira bancária, tais como vale refeição (VR), vale transporte (VT), vale alimentação (VA), participação nos lucros e resultados (PLR), plano de assistência médica, plano de assistência odontológica, auxílio creche, seguro de vida em grupo, entre outros dependendo de cada instituição financeira.

Confira mais sobre a área bancária

Se você ficou interessado sobre a área de certificação para bancários, temos outros posts aqui no blog que podem te ajudar a esclarecer algumas dúvidas. É possível descobrir mais sobre qual é a função de um correspondente bancáriocomo ingressar na carreira bancáriaqual é o curso para trabalhar nessa profissão, e até mesmo, qual é o salário de um bancário. Afinal, se você decidiu mergulhar nessa carreira, precisa ter acesso a todas as informações importantes em torno dela. Só assim, conseguirá se desenvolver cada vez mais e chegar ainda mais longe! Então, informe-se!

 

certificação na área bancária

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *