Prova Ancord AAI: como ser aprovado?

Atualizado em 15/03/2022 às 14:15

Hoje nós vamos te contar tudo sobre a Prova Ancord AAI. Você vai saber como tirar o certificado ancord, tudo sobre certificação e credenciamento ancord, o que é ancord, como é a prova ancord, e ainda certificação ancord para que serve, e se a certificação ancord vale a pena. Acompanhe no texto a seguir!

Prova Ancord AAI: tudo o que você precisa saber

Em primeiro lugar precisamos destacar que aqui no Brasil, um agente autônomo de investimentos precisa ser aprovado em uma prova para depois obter a sua certificação necessária para atuar com a distribuição de aplicações financeiras. A função de agente autônomo de investimentos é uma das profissões do mercado financeiro que mais vem crescendo no país. Esse profissional também pode ser chamado de assessor de investimentos e atua mais ou menos como um gerente de uma agência bancária.

Assim sendo, podemos dizer que o agente de investimentos é responsável por todo o relacionamento com o cliente. Ou seja, ele faz a distribuição das aplicações financeiras e também tira as dúvidas dos aplicadores. Mas, ao contrário de um gerente do banco (que distribui diversos produtos como conta corrente, empréstimos, seguros, cartões, previdência, consórcios, entre outros) o agente autônomo é super especializado e trabalha apenas com as aplicações financeiras.

Dessa maneira, em geral os agentes autônomos são sócios ou funcionários em um escritório de investimento, ou podem estar afiliados a alguma corretora que constrói a plataforma de aplicações financeiras que poderão então ser distribuídas.Esses profissionais possuem conhecimento técnico sobre finanças e tem uma boa habilidade comercial.

É preciso destacar ainda que os agentes atuam como representantes das corretoras ao redor do Brasil. Eles realizam atividades como por exemplo, a prospecção e captação de clientes; a recepção, registro, e transmissão de ordens de compra ou venda de ativos; e também a prestação de informações sobre produtos oferecidos e serviços prestados pela corretora.

Em resumo, uma diferença importante que podemos ressaltar entre o gerente bancário e o assessor de investimentos é que o segundo precisa ser credenciado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Mas, ainda antes de ser autorizado a atuar pela CVM, o assessor de investimentos deve passar por uma prova de certificação realizada pela Associação Nacional da Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias, também conhecida pela sigla Ancord. Essa prova é aplicada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como é a prova ancord

Em primeiro lugar, podemos dizer que a prova de certificação tem como objetivo verificar a qualificação técnica dos interessados no exercício da profissão de assessor de investimentos. E ainda, se você não fizer a prova ou não for aprovado não estará autorizado a distribuir investimentos em nome de corretoras nem de escritórios de investimentos (isso está descrito na Instrução CVM 497/11).

Assim sendo, podemos afirmar que a prova da Ancord é o processo que busca verificar se os candidatos possuem os conhecimentos e as habilidades necessárias para exercer corretamente a atividade de agente autônomo de investimentos. Essa prova de certificação é eletrônica e ela acontece em todo o território nacional, levando em conta a disponibilidade de locais homologados pela FGV, mas costumam ser centenas de cidades ao redor do Brasil.

Dessa maneira, o exame ancord tem duração de 2h30 em que são avaliados conhecimentos específicos em um total de 80 questões objetivas de múltipla escolha, contendo 4 alternativas cada uma. A prova ancord aborda tanto conteúdos ligados ao mercado financeiro, como aqueles voltados ao mundo dos investimentos.

Para ser considerado aprovado o candidato deve obter no mínimo 70% de acertos na prova – ou seja, pelo menos 56 acertos. E também é necessário obter o mínimo de 50% de acertos nos Capítulos I, II, III, VIII e XV.

Qual o conteúdo da prova ancord?

O conteúdo da prova ancord é dividido nos 15 módulos a seguir:

  • I. A Atividade do Agente Autônomo de Investimento – CVM 497/11
  • II. Ética Profissional e Aspectos Comportamentais
  • III. Lavagem de Dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99
  • IV. Fundamentos de Economia
  • V. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN
  • VI. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional
  • VII. Administração de Risco
  • VII. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
  • IX. Fundos de Investimento
  • X. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM
  • XI. Securitização de Recebíveis
  • XII. Clubes de Investimento
  • XIII. Matemática Financeira
  • XIV. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
  • XV. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica
  • As responsabilidades da Ancord e da FGV

 

Precisamos destacar que a Ancord é uma entidade de classe que agrega corretoras, distribuidoras de aplicações financeiras e agentes autônomos de investimento. Portanto, desde 2002 a Ancord é autorizada pela CVM a realizar esse exame de certificação para agente autônomo de investimentos, já tendo habilitado mais de 13.000 profissionais em todo o Brasil.

Como já mencionamos, o conteúdo programático da certificação é organizado pela Ancord mas as provas são aplicadas pela FGV, que monta as questões do exame, aplica o teste, corrige os gabaritos e ainda divulga os resultados.

Quais são os requisitos mínimos para obter o certificado ancord?

Para poder atuar regularmente nessa profissão você não pode possuir antecedentes criminais e deve estar em pleno exercício de seus direitos civis. Também é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). É preciso ainda conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas no regulamento da prova.

Já quanto ao processo de inscrição, você deverá realizar atentamente o correto preenchimento do formulário, comprometendo-se com a veracidade das informações. Fique sabendo que a inexatidão das declarações, irregularidade de documentos ou outros problemas identificados no decorrer do processo ou posteriormente poderão te eliminar do exame de certificação.

É preciso pagar pela inscrição na prova ancord?

A resposta é sim! Depois de você ter concluído a sua inscrição, deverá acessar o sistema da FGV no endereço https://certpessoas.fgv.br/ancord , utilizando o login e a senha que recebeu no e-mail e clicar no menu “pagamento” para emitir seu boleto bancário. O boleto deve ser pago pelo site, aplicativo ou caixa eletrônico de qualquer banco dentro do prazo de vencimento (que é de 10 dias corridos). O valor da taxa de inscrição é de R$ 420.

Como realizar o agendamento da prova ancord?

Fique sabendo que na fase do agendamento, você deverá escolher o local, a data e o horário para a realização da sua prova. Esse agendamento deverá ser realizado também via internet no endereço https://certpessoas.fgv.br/ancord, usando o login e a senha recebidos no seu e-mail logo, logo depois da conclusão da inscrição.

É importante destacar ainda que o agendamento somente estará liberado após a identificação do pagamento da taxa de inscrição. Quando isso acontecer, o sistema enviará um e-mail para que você escolha o local onde deseja realizar a prova, além de uma data e um horário. É preciso informar ainda que os agendamentos devem ser realizados com no mínimo 7 dias de antecedência e é possível cancelar esse agendamento até duas vezes sem nenhum custo.

Recomendações para a prova ancord

O ideal ao prestar a prova, é que um dia antes da realização da mesma, você faça o login no sistema de certificação Ancord/FGV e confirme o endereço onde será realizado o exame através do menu Agendamento. Depois, confirma também o horário e data de realização da prova. É preciso estar no local de prova com 30 minutos de antecedência, quem se apresentar com atraso não poderá realizar o exame e será considerado ausente.

Você precisa levar um documento original oficial com foto atualizada e CPF e não se esqueça da senha de acesso ao sistema de agendamento, pois a mesma será utilizada para abrir a prova. Se você não souber a senha e não levar um documento original oficial com foto e CPF será impedido de realizar a prova.

Outra coisa que você precisa levar é uma calculadora financeira não-alfanumérica. Fique sabendo que não é necessário levar caneta, lápis ou borracha, pois você receberá uma folha de rascunho e lápis, caso seja necessário. Ao término do exame, as folhas de rascunho, utilizadas ou não, deverão ser devolvidas ao fiscal, assim como todo o material fornecido.

No momento da prova, todos seus pertences, inclusive seu telefone celular, deverão ficar guardados e não estarão acessíveis até o final do teste. Não será permitida nenhuma espécie de consulta, empréstimo de material ou uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (isso inclui agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares, pagers, walkman, receptor, gravador, laptop e outros equipamentos similares) e protetores auriculares. Também não é permitido que você se ausente da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal.

É possível apresentar recurso contra alguma questão da prova ancord?

Fique sabendo que a resposta é sim! Mas é preciso lembrar que esses recursos deverão ser interpostos no mesmo dia e local de aplicação da prova através do próprio sistema de aplicação, conforme orientação do fiscal. E, depois do envio do recurso, o mesmo não poderá ser alterado, nem poderão ser interpostos recursos adicionais.

É importante destacar ainda que não será analisado o recurso que não apresentar uma justificativa, ou que for feito fora do prazo estabelecido; ou que esteja em desacordo com as especificações acima; ou seja sem fundamentação e/ou inconsistente; ou ainda que desrespeite a banca FGV.

Como solicitar o certificado de habilitação da Ancord?

Depois de aprovado no exame, você deverá apresentar cópia de carteira de identidade, CPF, certificado de conclusão do ensino médio e comprovante de endereço, além de informar e-mail e telefone de contato. Esses documentos deverão ser entregues pessoalmente ou por via postal através de SEDEX ou correspondência com aviso de recebimento à Ancord na Rua Líbero Badaró, 425 – 8º andar, Centro – São Paulo/SP – CEP: 01009-905.

Fique sabendo que os certificados de aprovação serão expedidos ou entregues pela Ancord após 5 dias úteis do recebimento da documentação exigida. O prazo de validade do exame técnico de certificação para obtenção do credenciamento junto à Ancord e o registro perante à CVM para o exercício da atividade é de 1 ano, contado a partir da data de divulgação do resultado da prova. Depois que você estiver atuando no mercado como profissional credenciado, será preciso renovar seu certificado a cada 2 anos.

Com informações do Infomoney

Conheça outras certificações

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!

Carreiras Bancárias

Área de TI e Gestão de Projetos

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS