Certificação Scrum: para que serve?

Atualizado em 19/02/2021 às 14:34

Esse texto é especial para você que deseja obter a certificação scrum para ingressar na área de Tecnologia da Informação, ou para conquistar uma oportunidade melhor como profissional de TI. Hoje nós vamos te contar tudo sobre essa certificação profissional, indicar também um curso para certificação scrum e muito mais! Acompanhe no texto a seguir.

O que é a Certificação Scrum?

Em primeiro lugar é preciso destacar que o certificado scrum é um tipo de certificação para gestores de projetos, pois serve para atestar o conhecimento dessa metodologia, sendo emitido por uma instituição reconhecida internacionalmente e dado a quem é aprovado em uma prova específica.

A certificação Scrum foi criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber. Com o intuito de tornar a gestão ágil, eles elaboraram uma série de princípios, conceitos e práticas para assegurar a efetividade do Scrum. Dessa maneira, o certificado é uma garantia de que os princípios do Scrum foram aprendidos de forma correta, trazendo segurança para o processo de aplicação.

Em suma, a certificação Scrum atesta que todos os pré-requisitos da metodologia foram cumpridos. E ainda, além disso, certificações na área de TI abrem a possibilidade de você conquistar excelentes oportunidades no mercado de trabalho, pois muitas empresas as pedem como pré-requisitos.

Portanto, a certificação scrum garante que você possui um conhecimento teórico sobre assunto, mas sem assegurar experiência prática. A experiência só virá com a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos. Outro ponto importante sobre certificações, principalmente as internacionais, é que elas padronizam o conhecimento em todo o mundo, ou seja, o que foi aprendido valerá para vagas em qualquer lugar do mundo.

Qual é a melhor Certificação Scrum?

A seguir vamos te contar quanto custa uma Certificação Scrum, qual é o curso para certificação scrum master, como funciona a Certificação Scrum, como tirar a Certificação Scrum e também indicar um preparatório para certificação scrum master.

Assim sendo, para ajudar você a escolher um preparatório para certificação scrum, é importante saber quais são as 11 certificações SCRUM mais conhecidas do mercado, confira:

PMI-ACP

A certificação Agile Certified Practitioner é conferida pelo PMI (Project Management Institute), sendo uma das mais criteriosas e difíceis de conseguir e, por esse motivo também é uma das mais reconhecidas entre as certificações SCRUM. Exige várias horas de experiência em gestão de projetos e deve ser renovada depois de um período de tempo.

O diferencial nesse caso, é que ela certifica em várias metodologias ágeis além do Scrum, como Kanban, eXtreme Programming, TDD, FDD e outras. Para prestar o exame, é necessário pagar uma taxa no valor de U$495, e para renovar a certificação (após 3 anos) o valor é de U$150.

Entre os requisitos para obter essa certificação, é necessário 0articipar de um curso de no mínimo 21 horas sobre metodologias ágeis (que não precisa ser credenciado pelo PMI); comprovar 2 mil horas de experiência geral em projetos; comprovar 1,5 mil horas de experiência em projetos utilizando metodologias ágeis obtidas nos últimos 3 anos; e obter aprovação no exame específico para a certificação.

ASF pelo EXIN

A certificação Agile Scrum Foundation é para os profissionais que desejam testar seus conhecimentos sobre os princípios ágeis e a metodologia Scrum e que já participam de projetos na área. Ela é muito útil para quem trabalha com projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI.

Para obter essa certificação é obrigatória apenas a realização de um teste online monitorado por webcam. São 40 perguntas, e é necessário acertar 26 para ser aprovado. O valor começa a partir de U$232 (na opção que contém apenas o teste) e varia de acordo com a instituição de ensino escolhida para a capacitação. E, se você não desejar participar de um curso, precisará pagar apenas pelo teste.

ASM pelo EXIN

Além da certificação ASF que comentamos anteriormente, o EXIN também oferece a Agile Scrum Master. Ela é indicada para quem já tem uma certificação SCRUM mais básica e quer uma mais específica. Ela é destinada a profissionais que estão em posições de gestão, principalmente em projetos de TI e desenvolvimento de software.

Além disso, envolve conceitos sobre estimativa, planejamento, monitoramento e controle segundo os princípios ágeis, sobre projetos complexos e sobre como adotar o modelo mental ágil na prática. É obrigatório realizar um curso credenciado antes de realizar o teste, seja ele online ou presencial. O exame pode ser feito online e monitorado por webcam e o valor para realizá-lo é de U$268.

PSM I pela Scrum.org

A certificação Professional Scrum Master I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, a instituição apoiada pelos idealizadores Ken Schwaber e Jeff Sutherland. O exame não exige um curso credenciado para ser realizado.

Essa prova busca verificar se o candidato consegue refletir e interpretar o Guia Scrum para aplicá-lo no dia a dia, bem como se ele tem as competências esperadas de um profissional Scrum. Para obter a certificação é necessário acertar pelo menos 85% da prova (o que equivale a 68 questões de 80). A taxa é de U$150.

PSM II pela Scrum.org

Esse é o segundo nível da certificação PSM e para obtê-lo, além de conhecer o Scrum Guide é necessário contar com muita experiência no uso do Scrum no dia a dia para resolver problemas complexos e avançados. O percentual de acertos é o mesmo da categoria anterior, 85% da prova.

Como o exame para PSM II é considerado avançado e difícil é recomendável que os candidatos participem de um treinamento PSM II antes de responder a prova. Em um curso de dois dias, os participantes aprendem a agir como professores, facilitadores e agentes de mudança no Time Scrum, e também como tomar as melhores decisões.

Esse curso tem uma carga horária de 16 horas, custa R$2.000 mas  já inclui uma oportunidade para realizar o exame.

PSM III pela Scrum.org

Terceiro e último nível do programa de certificações PSM da Scrum.org, também é recomendado que o candidato participe de um treinamento especializado para poder fazer o teste. Neste caso, apenas os profissionais que foram certificados como PSM I ou PSM II podem obter essa certificação.

É necessário ter profundo conhecimento e experiência comprovados, estar preparado para lidar com qualquer tipo de problema no dia a dia de um Time Scrum, bem como atuar como mentor e treinar pessoas que estão adotando o Scrum.

Na prova o candidato deve obter 85% de aproveitamento ao responder um total de 34 questões de múltipla escolha e uma redação. A taxa é de U$500.

Nenhuma das certificações da Scrum.org precisa ser renovada depois de um período. Isso quer dizer que depois de obter uma certificação (seja ela de nível I, II ou III) ela valerá para sempre.

CSM pela Scrum Alliance

A certificação Certified ScrumMaster é uma das primeiras certificações SCRUM, está no mercado desde 2002. Ela tem objetivo de entender o framework Scrum profundamente, os papéis, eventos e artefatos que o compõem e comprovar esse conhecimento.

É necessário comparecer a um curso presencial de 16 horas credenciado pela Scrum Alliance e ser aprovado no teste, acertando o mínimo de 37 das 50 questões em um tempo máximo de 60 minutos. O valor do curso é de R$ 2.000 e já inclui a tentativa de resposta ao teste.

Além de aumentar o conhecimento dos certificados nas práticas ágeis, o objetivo dessa certificação é expandir as oportunidades de carreira e interagir com outros profissionais da área.

A-CSM pela Scrum Alliance

Para obter o Advanced ScrumMaster, assim como no nível anterior, a Scrum Alliance exige participação em um curso credenciado para realizar o teste. E também é necessário possuir certificação CSM e ter pelo menos 12 meses de experiência como Scrum Master nos últimos 5 anos.

Entre os benefícios desse certificado, podemos destacar que o profissional aumenta suas habilidades em lidar com problemas como falta de motivação, indisponibilidade de pessoas chave e até mesmo resistência a mudanças das equipes. Há também melhora no diálogo entre o Time Scrum, o Product Owner e os stakeholders, o que acaba por aumentar o engajamento, como forma de encorajar a prestação de contas e o comprometimento com as atividades na equipe.

CSP-SM pela Scrum Alliance

Depois de concluir a certificação A-CSM, o próximo nível é o Certified Scrum Professional, com essa certificação é possível aprimorar a maneira de aplicação do Scrum no ambiente de trabalho, e ainda obter acesso a eventos exclusivos e uma assinatura premium para acessar a comunidade Comparative Agility.

Entre os requisitos, podemos destacara que é necessário participar de um treinamento credenciado pela instituição e validar pelo menos 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos 5 anos. Não é necessário fazer exames ou pagar taxas, só o valor do treinamento credenciado.

Todas as certificações conferidas pela Scrum Alliance precisam ser renovadas a cada dois anos. Para isso, é preciso pagar uma taxa de U$100 e comprovar envolvimento com a comunidade ágil por meio de créditos chamados de SEU (Scrum Education Units). Esses créditos podem ser obtidos lendo livros, blogs e artigos sobre o framework, assistindo a webinars, comparecendo a eventos Scrum, etc. Não há um número mínimo de créditos para renovar a certificação.

SFC pela SCRUMStudy

A SCRUMStudy é uma organização que tem objetivo de difundir o conhecimento sobre o Scrum de maneira global. A certificação Scrum Fundamentals Certified é gratuita para incentivar o estudo do framework. Nessa certificação de base, ela oferece aulas online de preparação para o exame, que também não é cobrado.

A prova é online e possui 40 questões de múltipla escolha, e é preciso acertar pelo menos 30 em 60 minutos. Não há pré-requisitos para participar, e para manter a certificação SFC é necessário apresentar pelo menos 10 créditos de recertificação (RCUs, ou Recertification Units) a cada três anos.

SMC pela SCRUMStudy

A certificação Scrum Master Certified é um nível mais avançado, porém não há pré-requisitos para se candidatar, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Além disso, a SCRUMStudy sugere que os candidatos participem de um treinamento credenciado online para se preparar para o exame (quem participa do treinamento recebe um voucher para fazer o exame sem pagar taxas).

A prova custa U$450 (para quem não participa do treinamento credenciado) e é formada por 100 questões a serem respondidas em 120 minutos. A renovação da certificação deve ser feita a cada três anos, mediante apresentação de pelo menos 40 RCUs.

Saiba mais sobre certificação profissional

Além de tudo sobre certificação scrum, aqui no blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projeto e também pra outras áreas do mercado de trabalho! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação.

Acessando os links a seguir você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA; Comparativo entre as certificações Scrum e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja tudo sobre outras certificações!

Estude com o Aprova Concursos

E ainda, se por acaso você não possui uma formação de nível superior, antes de fazer sua certificação scrum, aproveite e comece agora mesmo um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho! Os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração são opções muito boas para quem está em dúvida e não sabe por onde começar para ingressar na área de TI.

Dessa maneira, como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método de estudo são as videoaulas. Deixe as centenas de páginas de apostilas de lado e acesse o conteúdo que realmente interessa em videoaulas de apenas 30 minutos de duração. Só assim você aprende tudo sobre o tema proposto pelo professor, sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula, ler um material em PDF e ficar cada dia mais perto de conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho.

Por fim, é importante ressaltar que se você deseja prestar concurso público na área de tecnologia da informação, o Aprova Concursos oferece preparatórios específicos para cada certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator decisivo para sua aprovação em uma vaga como servidor público!

Questões sobre certificação scrum

Em resumo, se você deseja ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de obter a certificação scrum, você se prepare com questões específicas e provas realizadas em concursos anteriores nesta área.

Então, para deixar sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 180 questões voltados para assuntos relacionados a certificação scrum. Elas foram aplicadas em diversos concursos públicos, para diferentes cargos de nível superior.

Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para poder testar seus conhecimentos sobre certificação scrum e assim simular o dia da sua prova. Somente dessa forma você vai deixar um pouco do nervosismo de lado, saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos, ficando ainda mais perto de conquistar vaga dos seus sonhos na área de TI!

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões sobre certificação scrum

Questão 1

Assim sendo, a primeira questão foi aplicada em 2014 no concurso público da ANATEL para o cargo de analista administrativo – tecnologia da informação e comunicação. O certame foi organizado pelo Cespe, que agora é conhecido como Cebraspe:

Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue os itens subsequentes.

O Scrum é um conjunto simples e eficaz de regras e ferramentas que são utilizadas para maximizar resultados. O ScrumMaster exerce o papel de facilitador e motivador da equipe, além de garantir que as regras e as ferramentas sejam utilizadas com vistas à criatividade do trabalho e ao retorno do investimento.

(  ) Errado
(  ) Certo

Clique aqui para responder!

Questão 2

Por outro lado, a segunda pergunta que separamos foi aplicada em 2019 para o cargo de analista de tecnologia da informação – análise e desenvolvimento do concurso público da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A – Sanasa Campinas. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC):

Um Analista de TI tem como tarefas ordenar os itens do Backlog do Produto visando o alcance das metas e missões do projeto, buscando garantir que o Backlog do Produto esteja claro de forma a mostrar no que o Time Scrum vai trabalhar a seguir e ainda visando garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário. Considerando que o projeto é baseado no Scrum, o Analista está no papel de

a) Scrum Master.
b) Gerente do Produto.
c) Sprint Manager.
d) Product Owner.
e) Development Team Leader.

Clique aqui para responder!

Questão 3

Por fim, a terceira pergunta que separamos, também foi aplicada em 2019 pela banca FCC, mas foi no concurso do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF 3) para o cargo de analista judiciário – área de apoio especializado – especialidade informática:

No roteiro SCRUM, de gerenciamento Ágil, a atividade que discute funcionalidades de modo a atualizar o que já foi feito, o que
será feito e dificuldades é

a) Sprint Review que pretende validar a entrega do momento quando termina uma Sprint. Realiza-se a reunião que fará a demonstração do produto ou funcionalidade sendo entregue.
b) Sprint Backlog, onde o conjunto planejado, selecionado junto ao Backlog do Produto, é definido para compor uma Sprint. Somente as entregas que compõem a Sprint serão detalhas em atividades menores e as restantes serão “congeladas”, não sendo detalhadas ainda.
c) Sprint Goal resultado da negociação entre o time de desenvolvimento e o Product Owner – PO reconhecido como necessidade(s) fundamental(ais) do cliente nesse momento.
d) Daily Scrum, reunião que ocorre diariamente, durante 15 minutos, com todos participantes em pé, onde se atualiza a situação presente da Sprint sendo trabalhada.
e) Product Backlog onde se produz uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto em sua situação atual.

Clique aqui para responder!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

17 − treze =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS