Certificação ITIL: onde fazer a prova?

Atualizado em 22/02/2021 às 09:47

Você está pensando em iniciar uma carreira na área de Tecnologia da Informação, ou em conquistar um cargo melhor como profissional de TI? Veio ao lugar certo! Vamos te contar tudo sobre certificação itil,  prova itil, certificação na área de ti, certificação para profissionais de ti, onde fazer a prova da certificação itil, certificação itil foundation, certificação itil v3, certificação itil v4 e muito mais!

O que é ITIL?

Antes de falar sobre a prova da certificação ITIL, vamos relembrar o que é itil e onde surgiu. Em resumo, os pilares da ITIL surgiram na Inglaterra, como um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Iinformação do governo. Por serem tão eficientes, as práticas do governo britânico logo foram adotadas por empresas de grande porte como por exemplo a IBM.

Assim sendo, atualmente a certificação ITIL é um exame básico que certifica o conhecimento na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação ITIL 4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Dessa maneira, o exame Foundation cobre os conceitos básicos do ITIL 4 e foi desenvolvido para aqueles que desejam obter um entendimento básico da estrutura de gerenciamento de serviços de TI. A certificação testa o conhecimento dos princípios orientadores do ITIL 4, dos principais conceitos do Lean, do Agile, do DevOps e do Gerenciamento de Serviços e como as práticas do ITIL 4 podem ser aplicadas no gerenciamento de serviços e TI.

Onde fazer a prova de certificação ITIL?

A partir do ano de 2014, a Axelos passou a ser a proprietária da certificação ITIL e a administração dos exames é feita pelas Organizações de Treinamento Credenciadas (ATOs). Mas, por outro lado, as acreditações ficam sob a responsabilidade dos Institutos de Exames Estratégicos (EI). Assim sendo, a certificação itil V3 era realizada em 5 níveis: Master, Expert, Intermediate, Practitioner e Foundation. Por outro lado a certificação itil v4 teve o seu esquema aperfeiçoado com a inclusão dos exames ITIL Master e ITIL Foundation.

O ITIL Foundation possui 2 caminhos diferenciados: ITIL Strategic Leader (SL) e ITIL Managing Professional (MP). Cada um deles tem os seus exames e módulos próprios e exige um nível de conhecimento distinto com o comprometimento dos interessados. Essa certificação ITIL é indicada para os profissionais de TI que querem se capacitar para aplicar as melhores práticas em suas funções. É importante ressaltar que ela não é somente uma prova a ser feita, mas uma capacitação em níveis variados. O primeiro teste é o da ITIL Foundation. Em seguida Managing Across the Lifecycle, depois, ITIL Expert e por fim o ITIL Master.

Dessa maneira, cada prova representa uma etapa do treinamento, sendo que para chegar até a última fase é crucial passar por todas as anteriores em ordem escalável. Os profissionais de TI até podem estudar sozinhos, mas com a ajuda de um curso preparatório o caminho ficará mais fácil.

A prova é organizada em torno dos seguintes objetivos chave:

  • Gestão de Entregas: conceitos de planejamento, agilidade e qualidade são abordados. O foco na escala da qualidade também é um ponto.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: avaliação de skills de planejamento, implementação e melhoria do workflow de gestão dos serviços.
  • Gerenciamento de features: exame da gestão de features que suprem as dores de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avaliação de identificação das dores do negócio, muitos testes e otimização da operação em TI são abordados.
  • Suporte de produto/serviço: avaliação da criação de um workflow de suporte e prestação de serviço.
  • Gestão de segurança da informação: exame para entender uma organização detalhada de garantia da segurança de informação.

 

A PeopleCert é única instituição autorizada a oferecer a prova ITIL, tanto a modalidade online de prova, como presencial. Caso opte pela avaliação de maneira presencial, o curso será de US$ 205,00, isso sem incluir os valores de hospedagem, locomoção, entre outros. Porém, caso escolha a prova online, o valor da certificação ITIL será US$ 226,00.

Tipos de certificação ITIL

A Certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes:

Certificação ITIL Foundation

É um pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. Ao todo a prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.

Certificação ITIL Practitioner

Nesta aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.

Certificação ITIL Intermediate

Esta por sua vez, deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Ela atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.

Certificação ITIL Expert

Nesta etapa os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.

Certificação ITIL Master

É o último nível da certificação ITIL, indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Outros tipos de certificação na área de TI

A área de Tecnologia da Informação é muito dinâmica, sempre aparecem novidades todos os dias e por isso as certificações de TI são muito importantes para garantir que os profissionais fiquem sempre atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas.

A certificação para profissionais de TI também pode ajudar a colocar esses profissionais em contato com outros profissionais da área que tenham interesses e especialidades similares, o que acaba construindo uma rede de contatos ampla, tanto para a troca de informações como para ajuda mútua.

Então, veja a seguir quais são os principais certificados da área de TI:

  • CCNA – Cisco Certified Network Associate: é uma categoria de certificações técnicas oferecidas pela Cisco que tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira no setor de TI.
  • CCNP Data Center: certificação que comprova a abrangente habilidade que o profissional de TI tem de focar em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional: é uma certificação de segurança da informação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação conhecido também pela sigla (ISC).
  • CompTIA Mobility+: certificação que tem como finalidade testar e comprovar os conhecimentos, as habilidades e a experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.
  • EMC – EMC Cloud Architect (EMCCA): é uma oferta de treinamento do EMC de armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. A certificação possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.
  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer: essa certificação foi preparada para que os desenvolvedores de softwares demonstrem suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: certificação desenvolvida para elevar os níveis de conhecimento e de competências dos profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.
  • RHCE – Red Hat Certified Engineer: é oferecida pela empresa Red Hat, ela possui um programa de capacitação em diferentes níveis e esta é intitulada como a principal do programa, pois é uma certificação de nível médio a avançado e que foca nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).
  • VMware VCP-Cloud:Certificação que valida e comprova as habilidades e experiências necessárias para instalar, configurar e administrar um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

Saiba mais sobre certificações

Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes tipos de certificações! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação você vai saber o que é ITIL? qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?; certificação CEA: o que um profissional faz nessa área?; onde trabalhar com certificação CEA?; como tirar o Certificado CEA? e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre certificações!

Estude com o Aprova Concursos

Caso você ainda não possua formação de nível superior, aproveite, e comece hoje mesmo um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho! Os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração são opções excelentes para quem está em dúvida e deseja ingressar na área de TI.

Dessa maneira, como você não tem muito tempo, deve deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos. Só assim você aprende tudo sobre o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada dia mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação em uma vaga como servidor público!

Questões sobre certificação ITIL

E para você que deseja ingressar em um cargo público na área de TI, é importante se preparar com questões e provas realizadas em concursos anteriores nesta área. Então, para deixar seus estudos ainda mais direcionados, separamos mais de 400 questões sobre certificação ITIL aplicadas em diversos certames para diferentes cargos de nível superior.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos sobre certificação itil e simular o dia da sua prova. Dessa maneira você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos!

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões de concurso sobre certificação ITIL

Questão 1

Aplicada em 2019, essa pergunta apareceu no concurso público do Banco de Brasília (BRB) para o cargo de Analista da Tecnologia da Informação. O certame foi organizado pela banca IADES:

O ITIL é um guia a ser utilizado para alinhar serviços de tecnologia da informação com as necessidades do negócio. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o software cujo objetivo consiste em abordar vários princípios estabelecidos pelo ITIL, feito especificamente para um mainframe IBM.

a) Virtue
b) Endevor
c) StreamFoundry
d) CA-7
e) GRASP

Clique aqui para responder!

Questão 2

A segunda pergunta que separamos também foi aplicada no ano de 2019 pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ RS), pela banca Cebraspe para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual:

Em determinado órgão, foi identificada a necessidade de solucionar os seguintes problemas:

(a) ausência de gerenciamento dos softwares desenvolvidos internamente, quanto a versão, recursos e arquiteturas;

(b) falhas na entrega de informações que deveriam ser precisas, na perspectiva de serem corretas, para a pessoa certa, no momento certo.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

a) da função gerenciamento de aplicativo, para (a), e do processo gerenciamento de conhecimento, para (b).
b) do processo gerenciamento de problemas, para ambos
c) do processo gerenciamento de configuração, para (a), e da função central de serviço, para (b).
d) do processo gerenciamento da liberação, para ambos
e) do processo gerenciamento de nível de serviço, para ambos.

Clique aqui para responder!

Questão 3

Por fim, a terceira pergunta que separamos, foi aplicada também em 2019 para ingresso no cargo de Analista de Sistemas do COnselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). A organização do certame foi de responsabilidade da banca Cebraspe.

No que diz respeito aos processos e às funções do estágio operação de serviço da ITIL 2011, julgue o item. A função Gerenciamento de Aplicações é responsável por gerenciar aplicações somente no início de seu ciclo de vida, ou seja, na fase de levantamento de requisitos e planejamento.

(  ) Errado
(  ) Certo

Clique aqui para responder!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

dezessete + três =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS