No texto de hoje você vai saber tudo sobre como estudar para a certificação Scrum, e ainda tudo sobre certificação para gestores de projetos, certificação profissional, curso para certificação scrum, preparatório para certificação scrum, curso para certificação scrum master, preparatório para certificação scrum master, certificação scrum, certificação para gerente de projeto e muito mais! Confira no texto a seguir.

Tudo sobre certificação Scrum

Em primeiro lugar, podemos afirmar que não restam dúvidas de que o tempo é um fator decisivo quando o assunto é competitividade, seja na área de tecnologia da informação ou em qualquer outra área de negócios e até mesmo da vida. Dessa maneira, com toda a certeza, quanto mais rápido e eficiente for realizada a gestão e planejamento de um projeto, melhor para todas as partes envoldidas!

Assim sendo, nesse contexto, o mercado disponibiliza múltiplas metodologias que prometem facilitar e até mesmo potencializar esse processo e dentre elas, a mais conhecida e referenciada é a certificação Scrum.  Utilizada desde os anos da década de 1990 em mais de 60% dos projetos em todo o mundo, a metodologia Scrum é considerada um framework de gerenciamento de projeto, que opera dividindo os projetos em ciclos, de forma que o trabalho seja realizado em etapas e com mais produtividade e eficiência possíveis.

Porém, é importante saber que existem vários tipos de certificados Scrum, pois atualmente existem diversas organizações que oferecem essas certificações Scrum. Antes de conhecer as nossas dicas sobre como estudar para a certificação Scrum, confira a lista das principais organizações licenciadas:

Tipo de certificação Scrum

  • Certificação Scrum Master
  • Certificado Scrum Professional (CSP-SM)
  • Certificação Scrum Master (PSM)
  • SCRUM Master Certified (SMC™)
  • SFC (Scrum Fundaments Certified)
  • SCRUMstudy
  • Scrum Org
  • SCRUM Developer Certified (SDC™)
  • Scrum Alliance
  • SCRUM Product Owner Certified (SPOC™)
  • CSM Avançado
  • Expert SCRUM Master Certified (ESMC™)
  • Professional Scrum Product Owner (PSPO I, II e III)
  • Professional Scrum Developer (PSD)
  • Exin
  • Agil Scrum Master (ASM)

Funções da certificação Scrum

Ainda antes de ver as dicas sobre como estudar para a certificação Scrum, também é importante saber também que a Scrum possui três funções fundamentais para o seu sucesso:

  1. Product Owner: esta função é a responsável por representar o interesse do cliente para o produto que está sendo desenvolvido;
  2. Equipe: estes são os responsáveis por realizar o desenvolvimento do produto;
  3. Scrum Master: nesta função, o profissional faz o direcionamento e facilita a realização de tarefas tanto pelo Product Owner quanto pela equipe. Portanto, podemos dizer que este é um papel mais difícil de exercer e que exige certas competências para se ter sucesso dentro da área de tecnologia da informação (TI).

Dicas sobre como estudar para a certificação Scrum

Dessa maneira, conforme anunciado no início deste texto, vamos te contar agora algumas dicas sobre como estudar para a certificação Scrum. É importante ressaltar que na tentativa de se buscar uma certificação para atuar como Scrum Master, alguns profissionais podem acabar encontrando algumas dificuldades. Mas fique tranquilo, pois aqui no blog listamos oito dicas que podem ajudar a minimizar esses desafios que você irá enfrentar no futuro dentro da sua caminhada no mercado de tecnologia da informação:

Dica número 1: tenha uma meta

Em primeiro lugar, a primeira dica que temos para te passar é que o primeiro passo que você deve dar para garantir a certificação Scrum Master é determinar uma meta. É muito importante pensar porque você deseja possuir essa certificação e qual o prazo estabelecido para obtê-la. Pois dessa maneira será possível desenvolver um plano de estudos e de preparação distribuindo todo o conteúdo que é necessário saber até a data de realização da prova. Fique sabendo , que quanto antes a sua certificação acontecer, mais qualificado como profissional você estará para desenvolver suas funções com a metodologia de certificação Scrum.

Dica número 2: organize uma rotina de estudos

Em segundo lugar, depois que você já definiu a sua meta e o seu plano de ação, é hora de começar a pensar e organizar uma rotina para ser aplicada durante o período de estudos. Neste ponto, é muito importante que você pense no tempo que se tem até a data da prova, para que o período de estudos por dia possa ser calculado. E ainda, fique sabendo que o essencial é que essa sua preparação aconteça todos os dias, no mesmo horário, para que você construa o hábito de estudar no dia a dia – o que facilitará muito esse período de preparação.

Dica número 3: estude o Scrum Guide

Em terceiro lugar, depois de terminar a organização de seu cronograma, você deve partir, de fato, para a leitura do conteúdo que será cobrado no dia da realização da prova. Existe uma infinidade de materiais disponíveis para isso, e até mesmo cursos de preparação que podem facilitar a sua caminhada. No entanto, é preciso ressaltar que o principal material a ser estudado exaustivamente é o Scrum Guide, que é o verdadeiro guia para quem quer obter a certificação Scrum Master. Neste material são descritas todas as funções e processos da metodologia, portanto é muito importante que você possua familiaridade com todos os termos apresentados no documento.

Dica número 4: aplique o método LEED

Em quarto lugar, a nossa dica é que você deve realizar a leitura do Scrum Guide, bem como de outros materiais sobre a metodologia Scrum. Sabemos que essa leitura não é fácil, já que ela possui muitos termos técnicos. Por isso, sugerimos que você aplique o método LEED (Leia, Entenda, Escreva e Desenhe). Esta é uma boa dica para obter a certificação em Scrum Master, pois na prática, esse método envolve a leitura do texto, em um primeiro momento, a seguir vem a compreensão dele de forma que o leitor seja capaz de explicar o que foi lido para outra pessoa, na sequência o ato de escrever de forma bem resumida o que se leu e, por fim, apresentar a ideia do texto em um desenho para ajudar na memorização do conteúdo.

Dica número 5: tenha um bom nível de conhecimento em inglês

Em quinto lugar, a nossa dica é que você procure estudar muito a língua inglesa. E isso se deve ao fato de que você ainda não possui um bom nível de inglês, pode ficar ainda mais difícil de obter a sua certificação do Scrum Master. Dessa forma, é preciso estudar os termos da metodologia em inglês para auxiliar na compreensão do conteúdo e na imersão em outro idioma. A nossa dica é que você faça a leitura do próprio Scrum Guide em português e depois em inglês, dessa maneira você já irá se adaptar à segunda língua.

Dica número 6: teste seus conhecimentos através de simulados

Em sexto lugar, a nossa dica é que depois de você ter absorvido todo o conteúdo necessário para ser aprovado, o próximo passo é praticar muito com exercícios. Procure por simulados, pois neste caso, eles são ótimas formas de avaliar o quanto um assunto foi entendido ou não por você durante a sua preparação. O ideal é que você realize os mesmos exercícios diversas vezes, pois, assim, na hora da fazer a prova, a probabilidade de acerto com toda a certeza será muito maior.

Dica número 7: controle a sua evolução

Em sétimo lugar, a nossa dica é que depois de realizar os simulados citados na dica anterior, é muito importante que você também consiga fazer os exercícios e acompanhe os resultados e a evolução da sua quantidade de acertos. Fique sabendo, que esse hábito, além de melhorar a sua noção da porcentagem de acerto nas respostas, com toda a certeza também ajudará a aumentar a sua confiança pessoal para o dia de realização da sua prova.

Dica número 8: obtenha uma média de 100%

Por fim, na nossa última dica, sugerimos que você procure estudar até obter 100% de média. Mesmo que o certificado Scrum exija apenas uma porcentagem de 85% de acertos, nada melhor do que garantir o máximo possível de aproveitamento na sua prova. Como a avaliação é realizada de maneira online e o tempo máximo de aplicação é de uma hora, algumas distrações podem acontecer, bem como nervosismo, entre outros fatores. Nesse sentido, quanto maior for a porcentagem de acertos durante os simulados, com toda a certeza mais fácil ficará responder a prova oficial no tão sonhado dia de obter a sua certificação Scrum.

Saiba mais sobre certificação profissional

Além das de como estudar  para a certificação Scrum, aqui  você também encontra mais conteúdo sobre as certificações Scrum, e no blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação tanto da carreira na área de tecnologia da informação (TI) como na carreira bancária, temos conteúdo que vai interessar desde o gerente de projeto e também pra outras diversas áreas do mercado de trabalho!

Dessa maneira, sugerimos que você acesse os links que apresentamos a seguir para saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o melhor certificado Scrum? Diferenças entre as certificadoras Scrum; Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Comparativo entre as certificações Scrum; Tipos de certificação PMI. Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja uma lista completa com todas as informações sobre outros tipos de certificados!

Músicas para ajudar nas certificação de TI

Para ajudar ainda mais na sua preparação, além de dar dicas de como estudar para a certificação Scrum, preparamos playlists musicais! As músicas são grandes aliadas, ajudam tanto na hora de se concentrar para os estudos, como nos momentos em que você realiza atividades físicas nos intervalos.

Nas “Playlists do Aprova”você tem opções para ajudar no aumento da motivação, melhora do humor e da criatividade, combate ao estresse e muito mais. Ouça agora:

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Então, antes de fazer seu certificado Scrum, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Neste caso, sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe qual curso escolher.

Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método para estudar é o que utiliza videoaulas, pois elas trazem o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos de duração. Dessa maneira, é muito importante ressaltar também que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada concurso público e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação Scrum

Conforme mencionais anteriormente, se o seu sonho é ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de obter a certificação scrum, você procure por uma preparação para concursos públicos com questões específicas e provas realizadas em certames anteriores na área.

Dessa maneira, para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para a certificação Scrum, separamos também mais de 180 questões sobre certificados Scrum. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos sobre a certificação Scrum.

É importante que você simule o dia da sua prova de concurso público, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar aquela vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre certificado scrum

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *