Esse texto é especial para você que está pensando em ingressar na área de Tecnologia da Informação, ou em conquistar uma oportunidade melhor como profissional de TI. Hoje nós vamos te contar tudo sobre ITIL, certificação itil, certificação na área de ti, certificação para profissionais de ti, prova itil, certificação itil foundation, certificação itil v3, certificação itil v4 e muito mais! Acompanhe a seguir.

Saiba o que é ITIL

Antes de falar sobre as empresas que usam ITIL no Brasil, é importante relembrar o que é itil e onde surgiu. Em resumo, a ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. Por serem tão eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Assim sendo, podemos afirmar que nos dias de hoje a certificação ITIL é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação ITIL 4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Tipos de certificação ITIL

A Certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes:

  • Certificação ITIL Foundation: pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. A prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.
  • Certificação ITIL Practitioner: o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.
  • Certificação ITIL Master: indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Quais são as empresas que utilizam ITIL no Brasil?

A ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation). No Brasil, empresas como Carrefour e Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça de diversos estados.

Por exemplo, na rede de supermercados de atacado Makro a implantação do ITIL serviu para gerenciar seus processos de TI e resolveu a questão de prioridade de atendimento de seus usuários. Graças ao ITIL e à documentação de processos foi eliminada, os problemas passaram a ser impessoais, ou seja, não era preciso uma pessoa específica para resolver. O ITIL permitiu que a taxa de erros em mudanças sempre permanecesse em níveis muito baixos.

Outras certificações para profissionais de TI

Como a área de Tecnologia da Informação é muito dinâmica, sempre aparecem novidades todos os dias e por essa razão as certificações são muito importantes para garantir que os profissionais fiquem sempre atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas.

A certificação de TI também pode ajudar a colocar esses profissionais em contato com outros profissionais da mesma área que tenham interesses e especialidades similares. Isso ajuda na construção de uma rede de contatos ampla para a troca de informações e oportunidades de carreira.

Então, veja a seguir quais são os principais certificados da área de TI:

  • CCNA – Cisco Certified Network Associate: certificações técnicas oferecidas pela Cisco que tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira no setor de TI.
  • CCNP Data Center: comprova a abrangente habilidade que o profissional de TI tem de focar em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional: certificação de segurança da informação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação conhecido também pela sigla (ISC).
  • CompTIA Mobility+: tem como finalidade testar e comprovar os conhecimentos, as habilidades e a experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.
  • EMC – EMC Cloud Architect (EMCCA): oferta de treinamento do EMC de armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. A certificação possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.
  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer: preparada para que os desenvolvedores de softwares demonstrem suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: desenvolvida para elevar os níveis de conhecimento e de competências dos profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.
  • RHCE – Red Hat Certified Engineer: oferecida pela empresa Red Hat, possui um programa de capacitação em diferentes níveis e esta é intitulada como a principal do programa, pois é uma certificação de nível médio a avançado e que foca nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).
  • VMware VCP-Cloud: valida e comprova as habilidades e experiências necessárias para instalar, configurar e administrar um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

Saiba mais sobre certificações

Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes tipos de certificações! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre certificações!

Músicas que podem ajudar na sua preparação

Com o intuito de ajudar ainda mais na sua preparação para ingressar na área de tecnologia da informação, além de te contar tudo que interessa sobre ITIL, também criamos algumas playlists especiais para ajudar nos seus estudos.

É importante ressaltar ainda que as músicas são grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar, assim como nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre uma sessão de estudo e outra e também para ajudar a realizar suas atividades do dia a dia.

Por isso, pensando em facilitar a sua preparação para ingressar no mercado de trabalho na área de TI, montamos algumas “Playlists do Aprova”. Você tem opções para ajudar a aumentar sua motivação, melhorar o humor, auxiliar na criatividade, na melhora da autoestima, combate ao estresse e muito mais. Ouça agora:

Estude com o Aprova Concursos

E se por acaso você ainda não possui uma formação de nível superior, aproveite, e comece hoje mesmo um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho! Os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração são opções ótimas para quem está em dúvida e não saber por onde começar para ingressar na área de TI.

Dessa maneira, como você não tem muito tempo, o melhor método de estudo são as videoaulas. Deixe as centenas de páginas de apostilas de lado e acesse o conteúdo que realmente interessa em videoaulas de apenas 30 minutos. Só assim você aprende tudo sobre o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada dia mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que se você deseja prestar concurso público, o Aprova Concursos oferece preparatórios específicos para cada certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação em uma vaga como servidor público!

Questões sobre certificação ITIL

Em resumo, se você deseja ingressar em um cargo público na área de TI, é muito importante se preparar com questões e provas realizadas em concursos anteriores nesta área. Então, para deixar seus estudos ainda mais direcionados, separamos mais de 400 questões voltados para o tema da certificação ITIL, aplicadas em diversos certames para diferentes cargos de nível superior.

Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para testar seus conhecimentos sobre certificação itil e simular o dia da sua prova. Somente dessa maneira você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar ainda mais perto da vaga dos seus sonhos!

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões de concurso sobre ITIL

Questão 1

Assim sendo, a primeira questão foi aplicada em 2018 no concurso da Prefeitura de Bom Despacho, em Minas Gerais, para o cargo de Gestor Público Municipal, na área de Ciência da Computação. Confira:

Considere que, em uma organização, foi estabelecido um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, a fim de fornecer suporte para que o provedor de serviço de TI possa entregar os serviços de TI aos clientes. No contexto da ITIL v3, esse acordo que foi estabelecido refere-se ao

a) Contrato de Apoio (Underpinning Contract)
b) Acordo de Nível Operacional (Operational Level Agreement)
c) Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement)
d) Portfólio de Serviço (Service Portfolio)

Clique aqui para responder!

Questão 2

Por outro lado, a segunda pergunta que separamos foi aplicada também em 2018, mas no concurso da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento) para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Confira:

Incidentes registrados pelo Service Desk devem ser associados a códigos de prioridade que determinam o tempo de solução estimado para a falha reportada. O ITIL v3 sugere a definição de critérios com base no nível de urgência e impacto para que seja definido um modelo de priorização no tratamento dos incidentes. A partir das recomendações do ITIL v3, assinale a opção que não é um fator que deve ser considerado na definição do critério de prioridade no tratamento de incidentes.

a) Possibilidade de solucionar o incidente de forma imediata.
b) Geração de risco de vida para uma ou mais pessoas.
c) Reputação da companhia sendo afetada.
d) Violação de uma exigência regulatória da companhia.
e) Limitação de acesso à serviços de TI por executivos da companhia.

Clique aqui para responder!

Questão 3

Por fim, a terceira pergunta que separamos, também foi aplicada no ano de 2018, para o cargo de Analista Judiciário na área de Tecnologia da Informação, no concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região (TRT 2), com sede em São Paulo. Confira:

De acordo ITIL v3 edição 2011, as atividades do Gerenciamento de Capacidade devem ser realizadas em todos os estágios do ciclo de vida do serviço, desde a Estratégia, passando pelo Desenho, Operação, Transição e permeando a Melhoria Contínua. Para isso, o processo apoia-se em 3 subprocessos:

I. responsável pelo entendimento da capacidade, uso e desempenho dos itens de configuração. Os dados são coletados, registrados e analisados para uso no plano de capacidade.

II. responsável pelo entendimento de requisitos de negócio futuros para uso no plano da capacidade.

III. responsável pelo entendimento do desempenho e da capacidade dos serviços de TI. Informações sobre os recursos usados por cada serviço de TI e o padrão de utilização ao longo do tempo são coletados, registrados e analisados para uso no plano da capacidade.

I, II e III referem-se, correta e respectivamente, aos subprocessos: Gerenciamento da Capacidade de

a) Itens de Configuração, de Negócios Futuros e de Nível de Serviço.
b) Componente, de Negócio e de Serviço.
c) Desempenho, de Requisitos e de Componente.
d) Itens de Configuração, de Negócio e de Continuidade de Serviço.
e) Componente, de Requisitos e de Serviço.

Clique aqui para responder!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *