Primeiramente, você precisa entender do que se trata cada um. Então, para conhecer melhor as semelhanças e diferenças que existem entre ITIL e Cobit, é só acompanhar esse texto até o final. 

Ao final do texto, você ainda vai encontrar algumas questões que irão te ajudar a conquistar a sua certificação itil. 

Quais as semelhanças entre ITIL e Cobit?

Então, vamos começar falando das semelhanças entre o ITIL e Cobit. Ambas são frameworks, que são utilizados por profissionais da tecnologia da informação. Eles são usados para o gerenciamento de serviços de TI. Eles podem ser usados juntos, onde fornecem orientação para governança e gerenciamento de serviços, sejam eles internos ou de terceiros.

Mas, sozinhos eles tem algumas particularidades. Então, confira mais detalhes sobre o ITIL e Cobit abaixo: 

A certificação ITIL

A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Mas, podemos definir como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do ITIL é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI das empresas. E essa melhoria pode ser alcançada por meio de uma gestão que tenha foco no cliente.Em resumo, o ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. E por serem consideradas muito eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Podemos dizer que a certificação ITIL é uma das mais importantes quando falamos no mercado de tecnologia. Isso acontece, porque o ITIL valida o trabalho de gestão de TI dos profissionais envolvidos através de um manual de boas práticas. Então, podemos dizer que esta certificação é voltada para os profissionais que desejam crescer no mercado de Tecnologia da Informação. Bem como as empresas que prezam pela qualidade, e também, produtividade e processos, devem investir na certificação ITIL. 

Também é importante ressaltar que a ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar grandes instituições, como:

  • IBM (International Business Machines Corporation)
  • Microsoft
  • HP (Hewlett-Packard Company)
  • HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation).

No Brasil, empresas como Carrefour e Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça de diversos estados.

Então, podemos concluir que atualmente, a certificação ITIL é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento do candidato na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação itil v4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Quais são os tipos de Certificação ITIL?

Então, podemos dizer que a certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes, confira:

  • Certificação ITIL Foundation: pré-requisito para as demais, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. A prova tem 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos (é preciso acertar 65% para ser aprovado).
  •  ITIL Practitioner: voltada para o que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: indicada para profissionais de TI que tenham conhecimento intermediário sobre gestão de serviços. Atesta a capacidade mais prática, é preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • ITIL Expert: neste nível são ensinados temas sobre Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de Tecnologia da Informação.
  • Certificação ITIL Master: indicada para cargos mais executivos (gestores e CEOs) exige uma experiência maior do que 5 anos.

Como obter a certificação ITIL?

Agora que você já sabe o que significa a certificação ITIL, vamos aprofundar um pouco mais o tema. O único requisito para obter a certificação ITIL é ser aprovado na prova. Sendo assim, apenas é necessário que o interessado se prepare e agende o exame que é realizado no modo online ou presencial.

Porém, para ser considerado apto, é preciso acertar pelo menos 65% das questões do exame. Ou seja, se a prova conta com 40 perguntas, você precisa acertar, no mínimo, 26 questões. Também é importante ressaltar que atualmente já existe uma versão da prova em português, para os candidatos que não dominam a língua inglesa. Os exames são realizados nos Centros de Certificação Prometric ou online, no site do EXIN. 

Para fazer o exame da certificação na área de TI, é preciso pagar uma taxa de inscrição. Sendo assim, precisamos dizer que o exame pode ser feito presencialmente ou online. Quem optar por fazer presencialmente, irá pagar cerca de US$ 205,00. Porém, quem quiser fazer online, o valor passa para US$ 226,00. 

O que é COBIT?

Por fim, como já mencionamos, esse texto seria sobre o ITIL e Cobit. Então, chegou a vez de falarmos sobre o COBIT. A sigla significa “Control Objectives for Information and related Technology”. Na prática, podemos dizer que se trata de uma estrutura capaz de fornecer governança de TI.

O Cobit foi criado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association).

Por fim, também é importante dizer que o COBIT funciona através da aplicação de algumas práticas de controle da informação, que vão desde o planejamento até o monitoramento dos resultados obtidos. Assim, ele estabelece as melhores práticas e que estejam em consonância com os objetivos da empresa em questão.

Então, ocorre uma descrição dos processos, incluindo o planejamento, execução e monitoração dos processos de TI. Além disso, são estabelecidos os objetivos de controle, que devem ser específicos para as necessidades de cada instituição.

 Entre os principais benefícios, podemos destacar:  

  • Aumenta a eficiência da TI
  • Melhora a segurança da informação
  • Otimiza os investimentos em TI
  • Cria uma linguagem comum

 

Por fim, como prometemos no início desse texto, separamos algumas perguntas já aplicadas em concursos públicos sobre o ITIL, para te ajudar na preparação para obtenção do Certificado. Confira:

 Teste seus conhecimentos respondendo questões ITIL e Cobit

Uma das opções para profissionais da TI é prestar concurso e conquistar salários mais altos do que a média do mercado. Sem dizer que, ser um funcionário público também traz outros benefícios como estabilidade financeira e a consolidação da carreira. Por isso, trouxemos algumas questões que já foram aplicadas em certame sobre o tema. Então, assim, você pode se preparar ao mesmo tempo para tirar a certificação, quanto para conquistar uma vaga em um concurso público.

Separamos mais de 400 perguntas para você. Então, responda todas elas quando puder e acompanhe o seu desempenho. A nossa dica é que além de encontrar a alternativa correta, você consiga dizer os motivos que levam as demais a estarem erradas. Assim, você evita de errar uma questão por pura desatenção, e também, fixa melhor o aprendizado na sua mente.

E como não gostamos de perder tempo, logo abaixo, você pode conferir quatro questões sobre o assunto que foram aplicadas em concursos nos últimos anos. Deixamos também um link abaixo de cada pergunta para que você consiga verificar a resposta e conferir como foi o seu desempenho. Não esqueça, resolver questões te ajuda a se preparar, perder o nervosismo e a te deixar mais confiante para o grande dia.

QUESTÃO 1 – ITIL

O núcleo da ITIL v3, responsável pela condução das atividades, é composto de cinco livros, que correspondem aos estágios que compõem o ciclo de vida. As alternativas abaixo apresentam os estágios do ciclo de vida, bem como a descrição de cada um deles. Qual delas apresenta o conceito de um estágio incorreto?

  1. a) Estratégia de Serviço: O primeiro livro, “Estratégia de Serviço”, descreve como deverá ocorrer a integração da TI ao negócio. A Estratégia de Serviço vai nortear os processos e atividades da ITIL, com a identificação dos requisitos necessários ao negócio.
  2. b) Desenho de Serviço: O segundo livro, “Desenho de Serviço”, baseando-se nas informações recebidas da fase de Estratégia de Serviço, deve criar um conjunto de especificações conforme acordado no ANS. Os resultados desta fase devem ser documentados em um Pacote de Desenho de Serviços (PDS).
  3. c) Transição de Serviço: O terceiro livro, “Transição de Serviço”, coloca o serviço em operação. Dois tipos de processos são utilizados nesta fase – os restritos ao estágio de transição e os que serão aplicados durante todo o ciclo de vida.
  4. d) Operação de Serviço: O quarto livro, “Operação de Serviço”, tem como função principal garantir o aumento da qualidade de gerenciamento e dos serviços de TI, conforme as metas estabelecidas, sempre mantendo o alinhamento com os negócios das organizações.
  5. e) Melhoria de Serviço Contínua: O quinto livro, “Melhoria de Serviço Contínua”, consiste em um guia prático, para avaliação, orientação e implementação de melhorias nas fases. A monitoração dos serviços afeta diretamente o resultado geral do ciclo de Gerenciamento do Serviço de TI.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui para conferir.

 QUESTÃO 2 – ITIL

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um framework adotado mundialmente que contempla as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI, ajudando as organizações a atingirem seus objetivos e melhorando a qualidade dos serviços de TI. Em sua estrutura, a ITIL descreve a seção sobre Operação do Serviço (Service Operation) para assegurar que os serviços estão sendo atendidos baseados nos SLAs. Considerando o conceito de SLAs, analise as afirmações e assinale a alternativa incorreta:

  1. a) Planejamento e suporte à decisão, teste e validação de serviço, avaliação do serviço, gerenciamento de mudança, gerenciamento de configuração e ativos de serviço e gerenciamento de liberação são os processos que fazem parte da Operação do Serviço.
  2. b) Na SLA são descritas as formas de medição dos níveis de serviços, bem como as sanções, remediações, intervenções e penalidades a serem aplicadas quando os níveis de serviços não são atendidos.
  3. c) O documento da SLA deve conter as condições de serviços, normas, diferenciação de níveis, horários e tempos de atendimento que envolvem a resposta e solução, bem como o nível de criticidade e as formas de manutenção.
  4. d) Para o gerenciamento da operação do serviço é necessário especificar os eventos em nível de: ocorrências, formas de notificação, detecção, filtragem e significância.

Confira aqui se você acertou a questão.

 

QUESTÃO 1 – Cobit

No tocante à implantação de processos de governança, assinale a opção correta, acerca da gestão de recursos humanos e de pessoas, conforme as boas práticas descritas no COBIT 5, na ITIL v3 e no PMBOK.

  1. a) Somente o guia PMBOK inclui gestão de pessoas; a ITIL, por gerenciar serviços, não aborda os recursos humanos necessários.
  2. b) No COBIT, não há referência a gestão de pessoas; no PMBOK consta o processo gerenciamento de recursos humanos na área de conhecimento escopo do projeto.
  3. c) Na ITIL, as pessoas são consideradas habilidades e constituem um dos 4 Ps do desenho de serviço; no PMBOK, a área de conhecimento gerenciamento das partes interessadas do projeto lida com a gestão de pessoas.
  4. d) A ITIL lida com pessoas estritamente no estágio estratégia; o PMBOK lida com pessoas estritamente nos processos afetos à área de conhecimento integração.
  5. e) Nem a ITIL, nem o COBIT, nem o PMBOK mencionam a gestão de pessoas: todos eles constituem guias de boas práticas para governança de TI, exclusivamente.

Confira a resposta certa aqui!

QUESTÃO 2 – Cobit

Ao final da implementação de uma aplicação de TI, um auditor verificou que houve falha no momento de priorizar e equilibrar programas e serviços com base nas demandas e nas restrições de financiamento.

À luz do COBIT 5, é correto inferir que a falha decorreu de erro na aplicação do processo

  1. a) gerenciar portfólio, do domínio alinhar, planejar e organizar.
  2. b) gerenciar a estratégia, do domínio avaliar, dirigir e monitorar.
  3. c) garantir a otimização de recursos, do domínio alinhar, planejar e organizar.
  4. d) gerenciar riscos, do domínio construir, adquirir e implementar.
  5. e) garantir a otimização do risco, do domínio monitorar, avaliar e analisar.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui para conferir.

SAIBA MAIS SOBRE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Além de tudo sobre certificado scrum, aqui no blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projeto e também pra outras áreas do mercado de trabalho! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação (TI).

Acessando os links que apresentamos a seguir você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o curso para trabalhar em bancoqual é o salário de um bancariocomo ingressar na carreira bancáriaqual é a função de um correspondente bancárioo que precisa para ser correspondente bancárioo que é a certificação cpa10o que é a certificação cpa20qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20quais são as certificações da carreira bancáriacertificado CEA: quanto ganha um profissional nesta áreacertificação CEA: o que um profissional da áreaonde trabalhar com certificação CEAcomo tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja tudo sobre outros certificados!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *