Como obter o certificado PMI?

Atualizado em 24/02/2021 às 11:46

Para quem deseja evoluir profissionalmente, as certificações profissionais são uma ótima opção. 

Isso porque, a certificação profissional dá a garantia à empresa de que o profissional está apto a exercer determinada função. Elas podem ser obtidas tanto por uma pessoa que está iniciando na área, como por um profissional que já está a muitos anos no mercado.

E se este é o seu objetivo, fique ligado no texto de hoje, onde abordaremos tudo o que você precisa saber sobre os certificados emitidos pelo PMI. 

Para começar, vamos te explicar um pouco sobre o Instituto PMI e a área de gerenciamento de projetos. 

Sobre o PMI

A sigla PMI diz respeito ao Instituto de Gerenciamento de Projetos – Project Management Institute, que é uma associação de profissionais especializados na gestão de projetos, no âmbito organizacional. 

Essa associação internacional, que conta com uma organização no Brasil, visa ao auxílio de profissionais e voluntários da área, principalmente em relação à obtenção de certificados e credenciais através de parâmetros reconhecidos ao redor do mundo.

Em outras palavras, ele é responsável pelas certificações específicas como certificação para gerente de projetos e certificação para gestores de projetos.

O que é o gerenciamento de projetos?

O gerenciamento de projetos é uma técnica de gestão corporativa que tem como principal finalidade melhorar a performance das organizações no desempenho de suas atividades, independentemente do setor no qual ela está inserida. Ou seja, pode ser aplicada em indústria, comércios e meios acadêmicos. 

Ele ocorre por meio da execução de uma estratégia especialmente desenvolvida para a realidade da organização, com padrões institucionalizados e confiáveis. 

Além disso, a técnica busca a integração de atividades e a viabilidade da comunicação e da colaboração entre setores. 

Por fim, o gerenciamento de projetos propicia um aprendizado organizacional na exploração de novos produtos, processos e mercados.

Certificações do PMI

As certificações PMI do Project Management Institute procuram atestar o nível de conhecimento dos profissionais da área de projetos, por meio de testes especialmente desenvolvidos para esses fins. 

Essas certificações seguem um padrão internacional, por isso são reconhecidas por diversas empresas, tanto no Brasil como no exterior.

  1. Certificação PMP (Profissional de Gerenciamento de Projetos): é a mais importante para o mercado, pois atesta a formação, a experiência e a competência na gestão de projetos. Ela verifica sua competência na liderança e gestão de equipes de projetos.
  2. Certificação CAPM (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos): essa certificação é voltada para gestores com menor experiência no ramo, atestando a compreensão, o conhecimento, a terminologia e os processos básicos relativos ao gerenciamento de projetos.
  3. Certificação PGMP (Profissional de Gerenciamento de Programas): essa certificação visa a certificar gerentes de programa com mais experiência de mercado. Ela atesta a competência para a supervisão de vários projetos relacionados e sua correlação com os objetivos estratégicos da organização. Esses profissionais são responsáveis pela consecução de programas com projetos relacionados e coordenados.
  4. Certificação PFMP (Profissional de Gestão de Portfólio): é focada em quem quer demonstrar capacidade para gerir e alinhar um portfólio de projetos e programas visando realizar a estratégia organizacional. Ela atesta a competência desenvolvida no gerenciamento coordenado de um ou mais portfólios, para atender aos objetivos estratégicos.
  5. Certificação PMI-PBA (Profissional em Análise de Negócios): ela dá destaque a seus conhecimentos em análise de negócios. Ela enfoca a sua habilidade de trabalhar efetivamente com as partes interessadas para definir os requisitos do negócio, moldar o resultado de projetos e conduzir os resultados de negócios ao sucesso. 
  6. Certificação PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI): essa certificação atesta o conhecimento do profissional em relação a princípios, práticas, ferramentas, metodologias e técnicas ágeis relacionadas ao gerenciamento de projetos.
  7. Certificação PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI): essa certificação está voltada especificamente para profissionais que avaliam e identificam riscos na gestão de projetos. Sua avaliação certifica também habilidades na mitigação de ameaças e no aproveitamento de oportunidades no âmbito dos projetos.
  8. Certificação PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI): essa certificação denota a complexidade do mercado de gerenciamento de projetos atualmente. Ela atesta a competência específica na gestão de cronogramas de projetos. Ainda que sua certificação seja bastante específica, ela é voltada para profissionais que tenham uma experiência abrangente também no gerenciamento de projetos.

 

Cada certificação possui requisitos próprios de concessão, como a comprovação de tempo de experiência no mercado e a realização de exame específico sobre o tema em questão.

Conheça um pouco mais sobre elas e seus requisitos no tópico abaixo: 

Certificações PMI e seus requisitos

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS (PMP)®

Em primeiro lugar temos o PMP que é o padrão-ouro da certificação em gestão de projetos. Ele é reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo. O certificado PMP valida a sua competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Para iniciar seu processo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de liderança e gestão de projetos
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 4.500 horas de liderança e gestão de projetos;
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 TÉCNICO CERTIFICADO EM GESTÃO DE PROJETOS (CAPM)®

Em segundo lugar temos a certificação CAPM, que serve para você demonstrar o seu entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Neste caso, os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (ter diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 23 horas completas de treinamento em gestão de projetos no momento em que fizer o exame.

 PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PROGRAMAS (PGMP)®

Em terceiro lugar temos a certificação que foi desenvolvida para aqueles que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. Neste caso os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 10.500 horas de experiência em gestão de programas;

 OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de programas.

 PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PORTFÓLIO (PFMP)®

Em quarto lugar está a certificação de gestão de portfólio que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. A certificação PfMP serve para você demonstrar a sua capacidade comprovada em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar:

  • Todos os requerentes devem ter completado no mínimo oito anos de experiência profissional em negócios;
  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio

 OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.

PROFISSIONAL EM ANÁLISE DE NEGÓCIOS DO PMI (PMI-PBA)®

Em quinto lugar temos a certificação PMI-PBA que serve para você destacar a sua expertise em análise de negócios. Ela oferece a oportunidade de focar na sua capacidade de trabalhar efetivamente com stakeholders na definição dos requisitos do negócio, moldar os output dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar a certificação:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

OU

  • Graduação (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

PROFISSIONAL ÁGIL CERTIFICADO DO PMI (PMI-ACP)®

Em sexto lugar temos o certificado criado para aqueles que acreditam e aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Neste caso é necessária uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E ainda, este certificado também faz referência à abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Para obtê-lo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • 2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP.
  • 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisite é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos.
  • 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

PROFISSIONAL EM GERENCIAMENTO DE RISCOS DO PMI – (PMI-RMP)®

Em sétimo lugar temos a certificação PMI-RMP que serve para reconhecer o seu conhecimento demonstrado e também a sua expertise em áreas especializadas para avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. Para obter este certificado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 40 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

 OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global);
  • 3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 30 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

PROFISSIONAL DE GESTÃO DE CRONOGRAMA PMI (PMI-SP)®

Por fim, o oitavo tipo de certificado é a Certificação PMI-SP que serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Neste caso, para poder obter essa certificação, antes é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos

OU

  • Graduação de quatro anos;
  • 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos.

Como se preparar para as provas do PMI

Invista em um preparatório

Devido ao nível de complexidade exigido pelas provas do PMI, o ideal é que você invista algum recurso em um preparatório específico, como por exemplo, um curso para certificação pmp.

Contar com o auxílio de profissionais experientes no assunto trará mais segurança durante o seu processo de preparação, além de proporcionar uma otimização do seu tempo, já que os conteúdos de estudos serão direcionados ao que realmente cai na prova. 

Esta escolha deve ser feita na maioria dos casos, porque poucas pessoas são tão disciplinadas a ponto de estudar sozinhos. O caminho é árduo e longo. E assim, um curso preparatório pode te guiar nos estudos, explicar vários conceitos que, por vezes, parecem ser simples de entender apenas com a leitura. 

Teste seus conhecimentos com questões anteriores

Já que a prática leva à perfeição, que tal testar seus conhecimentos e o nível de aprendizado? 

Para isso, você deve, além dos estudos de teoria e leituras recomendadas, realizar simulados e questões anteriores referentes às provas do PMI. Conheça nossa seleção de questões sobre o PMI. 

CLIQUE AQUI E TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS CERTIFICAÇÕES PMI

Conheça outras certificações

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!  

CARREIRAS BANCÁRIAS

Qual é o curso para trabalhar em banco

Qual é o salário de um bancario 

Como ingressar na carreira bancária 

Qual é a função de um correspondente bancário? 

O que precisa para ser correspondente bancário 

O que é a certificação cpa10 

O que é a certificação cpa20 

Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20 

Quais são as certificações da carreira bancária 

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área 

Certificação CEA: o que faz um profissional da área 

Onde trabalhar com certificação CEA 

Como tirar o Certificado CEA 

 

ÁREA DE TI E GESTÃO DE PROJETOS

O que é ITIL? 

Onde fazer a prova da certificação itil?

Quais empresas usam ITIL? 

Quanto é o salário de quem tem certificado itil? 

Qual é o papel do ITIL dentro da TI? 

O que é certificação ITIL e Cobit?

Quanto custa a prova de certificação ITIL?

Quem precisa ter certificação ITIL?

O que é a certificação Scrum?

Para que serve a certificação Scrum? 

Qual é o melhor certificado Scrum? 

Diferenças entre as certificadoras Scrum

Como estudar para a certificação Scrum?

Quanto custa uma certificação Scrum?

Scrum: passo a passo do estudo à prova

Certificadoras Scrum: por que existe diferença entre elas?

Comparativo entre as certificações Scrum: saiba tudo!

Certificado Scrum: qual é o melhor?

Certificação Scrum: para que serve?

Como tirar a certificação Scrum?

Qual é o momento para a certificação Scrum?

Motivos para ter uma certificação Scrum no seu currículo

Como escolher a certificação Scrum mais adequada?

Certificação Scrum: como alavancar sua carreira

Tipos de certificação PMI 

O que é a certificação PMP, do PMI?

Por que tirar a certificação PMP?

Como estudar para a certificação PMP

Quanto custa a prova de certificação PMP?

Certificação PMP: roteiro de estudos 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS