Se você atua na área de Gestão de Projetos, seja em nível iniciante ou experiente, já deve saber o valor que uma certificação profissional Scrum atribui ao seu currículo.
No entanto, para quem ainda não domina tanto o assunto, mas tem interesse em saber mais, nós do Aprova Concursos elaboramos o texto abaixo, em que abordaremos de forma bastante completa o passo a passo para certificação Scrum: do estudo à prova.
Para começar, vamos explicar o que é a certificação, qual sua função e para quem é destinada.
A certificação scrum é um atestado de conhecimento da metodologia emitido por uma instituição reconhecida internacionalmente e dado a quem é aprovado em um teste específico.
Segundo o Guia do Scrum, desenvolvido e mantido pelos seus criadores, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, Scrum é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível.
Em outras palavras, podemos dizer que o Scrum é uma ferramenta simples para desenvolvimento de produtos complexos. Com esta ferramenta, o time de trabalho tem a oportunidade de entregar o que tem maior valor para o negócio que está solicitando o produto.
Com isso, o principal objetivo é, a partir de uma visão, entregar de forma produtiva e criativa produtos com maior valor agregado possível.
Essa certificação é destinada a profissionais que estão em posições de gestão, principalmente em projetos de TI e de desenvolvimento de software. Ou seja, é uma certificação para gestores de projetos.
A certificação Agile Certified Practitioner, conferida pelo Project Management Institute – PMI, é uma das mais criteriosas e difíceis de conseguir e, por isso, é consequentemente, uma das mais reconhecidas entre as certificações Scrum. Ela exige muitas horas de experiência em gestão de projetos e pode ser renovada depois de um período de tempo.
Conheça os requisitos desta certificação:
Para prestar o exame, é preciso pagar uma taxa no valor de U$495, e para renovar a certificação, após 3 anos, o valor é de U$150.
Esta certificação, Agile Scrum Foundation do EXIN, é voltada para os profissionais que já participam de projetos na área e desejam testar seus conhecimentos sobre os princípios ágeis.
Se você trabalha com projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI, a credibilidade da certificação será especialmente útil, afinal, o EXIN é uma instituição certificadora da área mundialmente reconhecida.
Neste caso, o processo de certificação é bem flexível, sendo obrigatório apenas um teste on-line monitorado por webcam.
O exame é composto por 40 perguntas, e para ser aprovado o candidato deve acertar pelo menos 26 delas. O valor da candidatura, que inclui somente o teste, é de U$232.
Além da certificação ASF, o EXIN também oferece a Agile Scrum Master – ASM. Sendo uma certificação para gerente de projeto, é ideal para quem está buscando uma certificação específica para evoluir.
Nessa certificação, como o conhecimento é mais aprofundado, é obrigatório realizar um curso credenciado antes do teste, seja ele on-line ou presencial. Assim como as outras opções de certificação do EXIN, o exame pode ser feito online e monitorado por webcam. O valor para realizá-lo é de U$268.
Uma das mais famosas certificações Scrum, a Professional Scrum Master I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, a instituição apoiada pelos criadores do framework, Ken Schwaber e Jeff Sutherland.
Para realizar o exame do PSM I recomenda-se que o candidato faça a leitura do Scrum Guide, pois o conhecimento avaliado na prova é baseado neste manual.
Segundo o site da organização, a prova busca verificar se o candidato consegue refletir e interpretar o Guia Scrum para aplicá-lo no dia a dia, bem como se ele tem as competências esperadas de um profissional Scrum.
Para obter a aprovação, é necessário acertar pelo menos 85% da prova, o que equivale a 68 questões de 80. A taxa de participação custa U$150.
O segundo nível da certificação PSM exige que os candidatos possuam um grau mais elevado de conhecimento. Além de conhecer o Scrum Guide de trás para frente, é necessário contar com uma experiência considerável no uso do Scrum para resolver problemas complexos e avançados. Por isso, a organização recomenda a realização de um treinamento especializado antes da prova.
Portanto, essa é uma opção interessante se você já trabalha como Scrum Master há pelo menos um ano, e deseja construir uma carreira na área.
Para ser considerado aprovado, o candidato precisa atingir 85% de acertos.
A taxa do exame, que inclui um curso de aprofundamento, fica em torno de R$2.000.
O PSM III é o terceiro e último nível do programa de certificações PSM da Scrum.org. Assim como na certificação PSM II, a organização recomenda que o candidato participe de um treinamento especializado para poder fazer o teste, que é ainda mais complexo que o anterior. Apenas os profissionais que foram certificados como PSM I ou PSM II podem obter essa certificação.
Um profissional PSM III deve ter profundo conhecimento e experiência comprovados e estar preparado para lidar com qualquer tipo de problema no dia a dia de um Time Scrum, bem como atuar como mentor e treinar pessoas ou times que estão adotando o Scrum.
Para comprovar estes conhecimentos, o candidato deve obter 85% de aproveitamento no teste, que é composto de 34 questões de múltipla escolha e uma redação, além de pagar uma taxa de U$500 para acessá-lo.
**Nenhuma das certificações da Scrum.org precisa ser renovada depois de um período, o que significa que uma vez que você obtenha determinada certificação (seja ela de nível I, II ou III), você a terá para sempre.
A certificação Certified ScrumMaster – CSM da Scrum Alliance é uma das primeiras certificações Scrum. Nessa certificação, o foco está em entender o framework Scrum profundamente, os papéis, eventos e artefatos que o compõem.
Para obtê-la, é necessário comparecer a um curso presencial de 16h, credenciado pela Scrum Alliance, e ser aprovado no teste aplicado pela instituição, respondendo corretamente pelo menos 37 das 50 questões, em um tempo máximo de 60 minutos. O valor do curso já inclui o teste, e fica em torno de R$2.000.
O objetivo da certificação CSM é expandir as oportunidades de carreira e possibilitar a interação com outros profissionais da área, motivo pelo qual o curso presencial é obrigatório.
O segundo passo na trilha de certificação da Scrum Alliance é a A-CSM, ou Advanced ScrumMaster. Assim como no nível anterior, a Scrum Alliance exige que o candidato participe de um curso credenciado para realizar o teste.
Além disso, são requisitos: contar com a certificação CSM e ter, ao menos, 12 meses de experiência como Scrum Master nos últimos 5 anos.
Como benefícios, a certificação possibilita ao profissional lidar com problemas na equipe, melhorar o diálogo entre o Time Scrum, o Product Owner e os stakeholders e aumentar o engajamento, como forma de encorajar a prestação de contas e o comprometimento com as atividades na equipe.
Depois de concluir a certificação A-CSM, você pode seguir para o nível mais avançado oferecido pela Scrum Alliance, que é o Certified Scrum Professional – ScrumMaster – CSP-SM.
Com essa certificação, o candidato aprimora a maneira que aplica o Scrum no seu ambiente de trabalho, tem acesso a eventos exclusivos para CSPs e recebe uma assinatura premium para acessar a comunidade Comparative Agility.
Os requisitos para tornar-se um CSP-SM são: ser um profissional A-CSM, participar de um treinamento credenciado pela instituição e validar pelo menos 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos.
**Todas as certificações conferidas pela Scrum Alliance (CSM, A-CSM e CSP-SM) precisam ser renovadas a cada dois anos. Para isso, o certificado deve pagar uma taxa de U$100 e comprovar envolvimento com a comunidade ágil por meio de créditos chamados de SEU (Scrum Education Units).
Os SEU equivalem a uma hora de aprendizado em Scrum, e podem ser obtidos de várias formas — lendo livros, blogs e artigos sobre o framework, assistindo a webinars, comparecendo a eventos Scrum, e assim por diante.
A SCRUMStudy é uma organização que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o Scrum de maneira global, tanto é que distribui o Guia SBOK, um corpo de conhecimento em Scrum, gratuitamente através da internet, e em vários idiomas.
Além disso, a instituição oferece uma certificação gratuita para incentivar o estudo do framework, a SFC (Scrum Fundamentals Certified). Nessa certificação de base, o candidato tem acesso a aulas on-line para se preparar para o exame, que também não é cobrado, e pode aprender o básico. Para quem está começando a se familiarizar com esta metodologia ágil, a SFC é uma ótima oportunidade.
O teste, com duração máxima de 1h, é feito on-line e tem 40 questões de múltipla escolha, das quais pelo menos 30 precisam ser respondidas corretamente. Não há pré-requisitos para participar do processo.
O Scrum Master Certified, que possui como público-alvo os interessados em se tornar Scrum Masters, é o nível mais avançado de certificados emitidos pela SCRUMStudy.
Não há pré-requisitos para se candidatar a essa certificação, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Além disso, a SCRUMStudy sugere que os candidatos participem de um treinamento credenciado on-line para se preparar para o exame — aliás, quem participa do treinamento recebe um voucher para realizar o exame gratuitamente.
O exame do SMC tem o valor de U$450 (para quem não participa do treinamento credenciado) e é composto de 100 questões, sendo que o candidato tem 120 minutos para respondê-lo.
A renovação da certificação deve ser feita a cada três anos
Assim como para qualquer outro tipo de prova, para obter um bom desempenho e, consequentemente, a aprovação, é necessário muito estudo e dedicação.
Se você está interessado em conquistar uma certificação Scrum, além de estudar bem o Scrum Guide e entender bem todos os seus conceitos e responsabilidades, seria importante ainda avaliar a aquisição de um curso para certificação Scrum.
Isso porque, ao contar com um preparatório para certificação Scrum você poderá contar com o auxílio profissional de professores especialistas em aprovação, além de receber os conteúdos específicos e focados de acordo com a certificação pretendida.
Desta forma, se você se matricular em um curso para certificação scrum master, receberá os conteúdos relativos a esta prova.
Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!
Qual é o curso para trabalhar em banco
Qual é o salário de um bancario
Como ingressar na carreira bancária
Qual é a função de um correspondente bancário?
O que precisa para ser correspondente bancário
Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20
Quais são as certificações da carreira bancária
Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área
Certificação CEA: o que faz um profissional da área
Onde trabalhar com certificação CEA
Onde fazer a prova da certificação itil?
Quanto é o salário de quem tem certificado itil?
Qual é o papel do ITIL dentro da TI?
Para que serve a certificação Scrum?
Qual é o melhor certificado Scrum?
Diferenças entre as certificadoras Scrum
Como estudar para a certificação Scrum?