Esse texto é especial para você que está pensando em mudar de carreira, ingressar na área de Tecnologia da Informação, ou deseja conquistar uma oportunidade melhor como profissional de informática. Hoje nós vamos te contar tudo sobre quanto ganha um profissional com certificado ITIL, relembrar o que é a certificação itil, citar outros tipos de certificação na área de ti e muito mais! Confira seguir.

Saiba o que é o certificado ITIL

Antes de falar sobre as empresas que usam ITIL no Brasil, é importante relembrar o que é itil e onde surgiu. Em resumo, a ITIL é uma certificação para profissionais de ti que surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. Por serem tão eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Assim sendo, podemos afirmar que nos dias de hoje a certificação itil foundation é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento na estrutura ITIL. Começando no nível básico, com o certificado itil é possível passar para os níveis de certificação itil v3, certificação ITIL v4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Tipos de certificado ITIL

Para obter esse documento é necessário fazer a prova itil, e a certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes:

  • Certificação ITIL Foundation: pré-requisito para as demais, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. A prova tem 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos (é preciso acertar 65% para ser aprovado).
  • Certificação ITIL Practitioner: voltada para o que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: indicada para profissionais de TI que tenham conhecimento intermediário sobre gestão de serviços. Atesta a capacidade mais prática, é preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível são ensinados temas sobre Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de Tecnologia da Informação.
  • Certificação ITIL Master: indicada para cargos mais executivos (gestores e CEOs) exige uma experiência maior do que 5 anos.

Quanto ganha um profissional com certificado ITIL?

Em primeiro lugar precisamos destacar que os profissionais de TI não possuem um salário mínimo profissional único válido em todo o território nacional. Portanto, o piso varia de acordo com o ramo (comércio, serviços, indústria, transportes, etc) e o porte da empresa (pequena, média, ou grande). Dessa maneira, os valores são negociados pelos sindicatos de cada setor, em acordos e convenções coletivas.

Apenas os Engenheiros de Computação e Telecomunicações possuem um salário mínimo profissional definido em lei, válido em todo o Brasil, e vinculado ao valor do salário mínimo nacional. Nesse caso, os valores mudam de acordo com a jornada diária de trabalho. Veja:

  • Jornada de 6 horas por dia: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas por dia: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

 

Assim sendo, a área de TI oferece muitas possibilidades de atuação, cada uma com salários diferentes. Veja a seguir quanto ganham, em média esses profissionais nos principais setores desta carreira, de acordo com informações da Catho:

  • TI Geral:
    • Diretor: R$ 16.666
    • Gerente: R$ 9.145
    • Coordenador: R$ 5.811
    • Consultor: R$ 5.082
    • Analista de Negócios: R$ 5.082
    • Analista: R$ 2.540
    • Técnico em TI: R$ 1.729
  • Redes de Computadores
    • Coordenador: R$ 2.569
    • Analista: R$ 2.964
  • Telecomunicações
    • Gerente: R$ 9.100
    • Engenheiro: R$ 6.557
    • Especialista: R$ 5.949
    • Analista: R$ 2.797
  • Infraestrutura
    • Gerente: R$ 10.265
    • Coordenador: R$ 5.865
    • Analista: R$ 3.198
  • Banco de Dados
    • Administrador de dados: R$ 4.185
    • DBA Oracle: R$ 5.921
    • DBA SQL: R$ 3.7226
  • Programação
    • Analista programador: R$ 3.896
    • Programador trainee: R$ 1.511
    • Assistente de Programação: R$ 1.709
  • Segurança da Informação
    • Gerente: R$ 8.821
    • Coordenador: R$ 7.591
    • Consultor: R$ 4.721
    • Analista: R$ 4.060
    • Assistente: R$ 1.519

 

Outras certificações para profissionais de TI

Devido ao fato de a área de Tecnologia da Informação ser muito dinâmica, sempre aparecem novidades e por essa razão as certificações são muito importantes para garantir que os profissionais mantenham- se atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades.

A certificação de TI também é importante para colocar os profissionais em contato com outros pessoas da mesma área que tenham interesses e especialidades parecidas. Isso ajuda na construção de uma rede de contatos, tanto para a troca de como para novas oportunidades de carreira.

Assim sendo, veja abaixo quais são as principais certificações da área de TI:

  • CCNA – Cisco Certified Network Associate: tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira na área de TI.
  • CCNP Data Center: focada em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.
  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional: certificação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação (ISC).
  • CompTIA Mobility+: focada em conhecimentos, habilidades e experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.
  • EMC – EMC Cloud Architect (EMCCA): para armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. Possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.
  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer: voltada para os desenvolvedores de softwares e suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.
  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL: desenvolvida para profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.
  • RHCE – Red Hat Certified Engineer: oferecida pela empresa Red Hat, possui um programa de capacitação em diferentes níveis. Esta é uma certificação de nível médio a avançado focada nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).
  • VMware VCP-Cloud: voltada para instalação, configuração e administração de um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

Saiba mais sobre certificações

Aqui no blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificações! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação.

Acessando os links a seguir você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja tudo sobre certificações!

Estude com o Aprova Concursos

E ainda, se por acaso você não possui uma formação de nível superior, aproveite, e comece agora mesmo um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho! Os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração são opções muito boas para quem está em dúvida e não sabe por onde começar para ingressar na área de TI.

Dessa maneira, como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método de estudo são as videoaulas. Deixe as centenas de páginas de apostilas de lado e acesse o conteúdo que realmente interessa em videoaulas de apenas 30 minutos de duração. Só assim você aprende tudo sobre o tema proposto pelo professor, sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula, ler um material em PDF e ficar cada dia mais perto de conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho.

Por fim, é importante ressaltar que se você deseja prestar concurso público na área de tecnologia da informação, o Aprova Concursos oferece preparatórios específicos para cada certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator decisivo para sua aprovação em uma vaga como servidor público!

Questões sobre certificado ITIL

Em resumo, se você deseja ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante se preparar com questões específicas e provas realizadas em concursos anteriores nesta área. Então, para deixar sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 400 questões voltados para assuntos relacionados a certificação ITIL. Elas foram aplicadas em diversos concursos públicos, para diferentes cargos de nível superior.

Portanto, não deixe de aproveitar essa oportunidade para poder testar seus conhecimentos sobre certificação itil e assim simular o dia da sua prova. Somente dessa forma você vai deixar um pouco do nervosismo de lado, saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos, ficando ainda mais perto de conquistar vaga dos seus sonhos na área de informática!

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Questão 1

Assim sendo, a primeira questão foi aplicada em 2010 para o cargo de Técnico em Informática, no concurso da Petrobrás, elaborado pela banca Cesgranrio:

Para uma implantação do ITIL, existem quatro passos a serem seguidos:

I – partir dos objetivos da empresa;
II – avaliar a situação atual da empresa;
III – estabelecer metas;
IV – avaliar a partir de medições métricas.

Para garantir a eficácia e a melhoria dos serviços, é necessário, além dos passos citados,

a) avaliar o desempenho quantitativo dos usuários finais.
b) investir continuamente no aumento da equipe de TI.
c) estabelecer mecanismos que propiciem a continuidade do processo.
d) promover palestras institucionais para os gestores de cada equipe da empresa.
e) registrar o projeto nos órgãos competentes para obter a certificação do mesmo.

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Questão 2

Por outro lado, a segunda pergunta que separamos também foi aplicada no ano de 2010, mas para o cargo de Analista de Sistemas da CODESP, elaborado pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV):

O ITIL é um conjunto das melhores práticas para a definição dos processos, para proporcionar a integração entre as áreas de negócio com a área de TI. Dentre os processos de Gerenciamento, um é o responsável pela resolução definitiva e prevenção das falhas por trás dos incidentes que afetam o funcionamento normal dos serviços de TI, incluindo assegurar que as falhas sejam corrigidas, prevenir a reincidência e realizar uma manutenção preventiva que reduza possibilidade de nova ocorrência da falha. Esse processo de Gerenciamento é denominado de

a) mudança.
b) incidente.
c) problema.
d) liberação.
e) configuração

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Questão 3

Por fim, a terceira pergunta que separamos, também de 2010, foi aplicada no concurso Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE MT) para o cargo de Analista Judiciário – Tecnologia da Informação. A banca responsável foi o Cespe, agora chamado de Cebraspe:

Acerca do relacionamento entre processos do ITIL, assinale a opção correta.

a) O processo de gerenciamento de níveis de serviço é responsável por administrar acordos de níveis de serviço (ANS) e estabelecer as bases para os acordos de nível operacional de maneira que os impactos adversos sobre a qualidade dos serviços sejam mínimos.
b) Quando mudanças são propostas e depois implementadas, o processo de gerenciamento de níveis de serviço deve avaliar seu impacto sobre o atendimento da central de serviços e sobre os acordos de nível operacional.
c) Prioridades relativas a disponibilidades necessitam ser acordadas como parte do processo de gerenciamento de produtos e documentadas em acordos de níveis de produto.
d) De modo a apurar os custos estimados dos serviços, o processo de gerenciamento financeiro requer informações obtidas junto aos processos de gerenciamento de incidentes e acordos de nível operacional.
e) Os processos de gerenciamento de incidentes, de gerenciamento de disponibilidade e de gerenciamento de mudanças mantêm uma estreita relação entre si e com as funções da central de serviços, uma vez que, caso não estejam adequadamente controlados, mudanças podem introduzir novos problemas.

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