Motivos para ter uma certificação Scrum no seu currículo

Publicado em 29/01/2021

Em qualquer área é extremamente importante estar constantemente atualizado em relação ao que é exigido pelo mercado de trabalho. O aperfeiçoamento deve ser constante, seja para entregar um melhor desempenho nas tarefas diárias ou para ter um maior destaque profissional. E na Tecnologia da Informação, talvez mais do que em qualquer outro segmento, essa constante atualização é ainda mais fundamental, por isso a importância de se incluir uma certificação Scrum ao currículo.

Afinal de contas, ela tem sido cada vez mais exigida pelas empresas ao redor do mundo e, consequentemente, tê-la faz de você um profissional de TI ainda mais capacitado, e claro, melhor visto pelos empregadores no caso de estar em busca de uma colocação, ou mais bem valorizado, no caso de já estar atuando na área, pois com a certificação a gestão dos projetos passará a ser mais otimizada e ágil, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento da tecnologia da empresa.

Para se ter mais uma ideia da importância do certificado Scrum para a carreira profissional, ele tem sido fator determinante para a escolha de líderes de gestão de projetos nas maiores organizações do mercado. Só isso já serviria como um bom motivo para tê-lo, mas ainda iremos te dar outros. Porém, antes, explicaremos um pouco mais sobre o que é a certificação.

O que é a certificação Scrum?

Trata-se de uma certificação profissional criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, que atesta o conhecimento sobre determinada metodologia, tornando assim a gestão mais ágil, já que nela estão inseridos vários conceitos, práticas e princípios que visam essa maior presteza no processos relacionados à Tecnologia da Informação. Ela é emitida por uma instituição reconhecida internacionalmente, e exige que seus postulantes façam um exame específico para conquistá-la.

Como dissemos anteriormente, o certificado Scrum é primordial para quem atua na área de TI, pois com ele as possibilidades de alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho crescem muito, uma vez que atualmente boa parte das empresas o exigem como pré-requisito para quem quiser concorrer a uma das vagas oferecidas.  E isso não se limita apenas ao Brasil, muito pelo contrário, por ser uma certificação padronizada internacionalmente, com ela é possível conquistar boas colocações também no exterior.

Por que ter uma certificação Scrum no currículo?

Bom, agora que já falamos um pouco mais a respeito da certificação Scrum, é hora de finalmente elencar os motivos pelos quais é importante tê-la em seu currículo.

Certificação Scrum aumenta as Oportunidades

Não resta dúvida, já foi o tempo em que possuir apenas uma graduação era o suficiente para ter acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente as empresas têm exigido mais. E no caso da área de Tecnologia da Informação esse “mais” são as certificações. Portanto, acredite, se você for um profissional certificado, as oportunidades  aumentarão consideravelmente.

Isso se explica pois, possuindo-a, ficará comprovado não só que está atualizado em relação às mais modernas práticas, e também pelo fato de que as organizações precisam com urgência de quem já assuma o posto sabendo o que deve ser feito, ou seja, tendo a expertise necessária para dar um retorno imediato.

Atualização e Comprometimento

Ter uma certificação Scrum no currículo deixa claro aos empregadores, sejam aqueles que vierem a receber sua candidatura a uma vaga ou aqueles para os quais já trabalha, que você é um profissional que busca constante atualização para ter melhor desempenho em suas funções. E ainda, que tem foco, determinação, disciplina e facilidade em alcançar resultados, uma vez que esses são requisitos fundamentais para a conquista de um certificado.

Certificação Scrum contribui para o Crescimento na Carreira e Maiores Salários

Aqueles que investem em uma certificação Scrum deixam claro para a empresa na qual atuam que são profissionais que pensam alto, ou seja, que buscam o que há de melhor para sua carreira. Justamente por isso, quem é certificado tende a ser convidado a contribuir em projetos grandiosos, alcançando consequentemente, um crescimento e maiores salários.

E no caso de quem ainda não está empregado, o simples fato de possuir o certificado garante o poder de fazer uma pedida salarial maior que a originalmente oferecida, afinal de contas, a empresa certamente irá preferir pagar mais para um profissional que dará retorno do que para um que não irá a curto prazo agregar valor.

Qual certificação Scrum escolher?

Conseguimos te convencer em relação à importância de buscar uma certificação Scrum e tornar seu currículo mais poderoso? Ótimo! Agora é hora então de falarmos mais sobre quais tipos de certificação existem, de modo que você possa escolher a melhor, ou seja, a que mais se adequa ao que você procura ou ao que o seu cargo/cargo pretendido exige, e claro começar a se dedicar aos estudos.

PMI-ACP

O Project Management Institute – Agile Certified Practitioner, ou simplesmente PMI-ACP, é provavelmente o mais difícil de de conquistar dentre os 11 certificados que serão vistos na lista, isso porque é bastante criterioso e complexo, pois exige muitas horas de experiência em gestão de projetos. Talvez pelo mesmo motivo também seja o mais reconhecido entre todos.

Para participar do curso ao qual é necessário passar para a obtenção do certificado deve-se comprovar ter pelo menos 2 mil horas de experiência em projetos e outras 1,5 mil horas, no intervalo dos últimos três anos, de experiência em projetos utilizando metodologias ágeis. Além disso, há ainda um exame específico no qual o postulante à certificação precisa ser aprovado.

ASF pelo EXIN

A EXIN, empresa holandesa de grande conceito em certificação de profissionais de TI em todo o mundo, fornece a certificação Agile Scrum Foundation, ou ASF, indicada para quem busca testar conhecimentos acerca dos princípios ágeis e metodologia Scrum, e que já tenham participação efetiva em projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI. A obtenção se dá através de teste online monitorado por webcam, no qual para ser aprovado é necessário acertar um mínimo de 26 entre as 40 questões cobradas.

ASM pelo EXIN

Além da Foundation, a EXIN também fornece a Agile Scrum Master, voltada para quem já possui um certificado Scrum de categoria mais básica e quer uma certificação mais específica, voltada mais especificamente a posições de gestão. Nele estão envolvidos conceitos sobre controle, estimativa, monitoramento e planejamento, em projetos de maior complexidade, além de ensinar a adoção do modelo mental ágil na prática.

PSM I pela Scrum.org

A Scrum.org, instituição que conta com o apoio de Jeff Sutherland e Ken Schwaber, tem como primeiro nível de certificação concedida a Professional Scrum Master I. Em seu exame é verificado a capacidade do candidato interpretar e refletir a respeito do Guia Scrum para melhor aplicação durante a atuação na área de TI, assim como também avalia se possui as competências que se esperam para obtenção do certificado. A prova consiste num total de 80 questões das quais é necessário acertar pelo menos 68.

PSM II pela Scrum.org

A Professional Scrum Master II, como você já deve ter concluído, é o segundo nível de certificação oferecido pela Scrum.org, e é voltado para aqueles que já têm conhecimento sobre Scrum Guide, além de experiência avançada no uso do Scrum para resolução de problemas rotineiros. Recomenda-se que, antes de realizar a prova, participe de um treinamento que ensina, entre outras coisas, a agir como professor, facilitador e agente de mudança, além da compreensão de como vir a tomar melhores decisões.

PSM III pela Scrum.org

Se o PSM I e o PSM II são, respectivamente, o primeiro e segundo níveis de certificação oferecidos pela Scrum.org, consequentemente o Professional Scrum Master III é o terceiro, e no caso, último nível, e apenas quem possui um certificado de algum dos dois primeiros pode buscá-la. Além disso, para obtê-lo é obrigatório acertar 85% das 34 questões objetivas, além de produzir uma redação.

Um detalhe interessante a respeito das três Professional Scrum é que, ao contrário das demais que já foram ou ainda serão vistas na lista, elas não precisam ser renovadas, tendo então validade vitalícia.

CSM pela Scrum Alliance

A Certified ScrumMaster está no mercado desde 2002 e tem objetivo de entender o framework Scrum profundamente. Para obtê-la é necessário, além de realizar um curso presencial de 16 horas credenciado pela Scrum Alliance, acertar pelo menos 37 das 50 questões avaliativas em no máximo uma hora. O objetivo principal dessa certificação é expandir as oportunidades de carreira e interagir com outros profissionais da área.

A-CSM pela Scrum Alliance

O Advanced ScrumMaster também exige participação em um curso credenciado pela Scrum Alliance para que o candidato possa participar do teste. Para obter essa certificação, além de possuir a CSM, é necessário comprovar pelo menos 12 meses de experiência como Scrum Master no intervalo dos últimos cinco anos. A A-CSM garante ao profissional que a conquista um aumento nas habilidades em lidar com problemas como falta de motivação e resistência a mudanças das equipes, aperfeiçoa o diálogo, consequentemente contribuindo para um maior engajamento e comprometimento nas atividades.

CSP-SM pela Scrum Alliance

Após obter a certificação A-CSM, o próximo nível é o Certified Scrum Professional, com ela é possível aprimorar a maneira de aplicação do Scrum no ambiente de trabalho, e ainda conseguir acesso a eventos exclusivos e uma assinatura premium para acesso a comunidade Comparative Agility.

Para participar é necessário realizar um treinamento credenciado pela instituição e validar um mínimo de 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos. Não é necessário fazer exames ou pagar taxas, só o valor desse treinamento credenciado.

SFC pela SCRUMStudy

Com o intuito de incentivar o estudo do framework, a certificação Scrum Fundamentals Certified é gratuita. Nessa certificação de base, há aulas online de preparação para o exame, que também não têm custos. A avaliação acontece online e tem um total 40 questões objetivas, das quais é preciso acertar pelo menos 30 em um tempo inferior a 60 minutos.

SMC pela SCRUMStudy

A Scrum Master Certified é um nível mais avançado, porém não há pré-requisitos, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Os candidatos que desejarem podem participar de um treinamento credenciado online e quem participa já recebe um voucher para fazer o exame sem pagar mais taxas.

Para conhecer os valores de cada uma das certificações Scrum acima citadas basta clicar aqui.

Além da certificação Scrum…

Mas não apenas da certificação Scrum vive um profissional de Tecnologia da Informação, existe ainda uma série de outras, inclusive para quem atua na área bancária. Como detalhá-los aqui tornaria a postagem gigantesca, vamos listar abaixo as outras certificações existentes e seus respectivos links, para que você possa se aprofundar ainda mais sobre o assunto, e claro, tornar ainda mais poderoso o seu currículo.

O que é ITIL?

Onde fazer a prova da certificação ITIL?

Quais empresas usam ITIL?

Qual é o salário de quem tem certificado ITIL?

Qual é o curso para trabalhar em banco?

Qual é o salário de um bancário?

Como ingressar na carreira bancária?

Qual é a função de um correspondente bancário?

O que é preciso para ser correspondente bancário?

Quais são as certificações da carreira bancária?

O que é a certificação cpa10?

O que é a certificação cpa20?

Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20?

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?

Certificação CEA: o que faz um profissional da área?

Onde trabalhar com certificação CEA?

Como tirar o Certificado CEA?

E muito mais!

Estude com o Aprova Concursos

Caso você ainda não possua uma graduação, saiba que esse é o primeiro passo antes de ir em busca da uma certificação para gestores de projetos, portanto, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior EAD. São várias opções, como Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, entre tantos outros, que te deixarão muito bem preparado para ter sucesso no mercado de trabalho.

Agora, caso você já tenha um curso superior, vai em busca do seu curso para certificação Scrum, mas também quer realizar o sonho de conquistar uma vaga como servidor público, saiba que a cada dia os órgãos estão buscando mais profissionais na área de TI, ou seja, as oportunidades são incontáveis. Mas para ter realmente chances de ver seu nome na lista de aprovados é necessário contar com o auxílio do melhor curso para concurso, e o Aprova tem o que é necessário para te ajudar.

Questões sobre certificação Scrum

E já que falamos sobre certificação Scrum e sobre concursos públicos, saiba que a grande maioria das provas para candidatos à vagas na área de Tecnologia da Informação costuma sim cobrar questões específicas a respeito do assunto. Nesse caso, além de assistir às videoaulas focadas no certame do seu interesse, também é fundamental praticar resolvendo questões que caíram em provas anteriores.

É mais do que comprovado que quem inclui em sua preparação o treinamento com questões, além de adquirir mais conhecimento, amplia a capacidade de foco e de administração do tempo, algo que faz toda a diferença na hora da avaliação propriamente dita.

O Aprova tem em seu acervo uma grande quantidade de questões sobre certificados para você praticar, tanto para concursos públicos como também para a prova do curso para certificação Scrum Master. Acredite, a simples ação de resolvê-las irá tornar sua caminhada muito mais fácil.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

três × cinco =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS