Independentemente de qual seja a área de atuação, é fundamental estar a todo tempo atualizado em relação ao que é exigido pelo mercado de trabalho. O aperfeiçoamento deve ser constante, tanto para entregar um melhor desempenho nas tarefas diárias ou para ter uma relevância profissional na hora de participar de um processo seletivo ou conquistar uma promoção. Talvez mais do que em qualquer outro segmento, na área de Tecnologia da Informação essa frequente atualização é ainda mais crucial, por isso a importância da inclusão de uma certificação da PMI no currículo.

Possuir uma certificação profissional tem sido cada vez mais exigido pelas empresas em todo mundo e, consequentemente, tê-la o tornará um profissional ainda mais capacitado, e claro, com maior destaque aos olhos dos empregadores caso esteja em busca de uma colocação, ou melhor valorizado, caso já esteja atuando na área, pois poderá contribuir muito mais mais para o desenvolvimento da empresa.

O que é a certificação da PMI?

As certificações PMI são um conjunto de certificados organizados pela empresa Project Management Institute (eis o significado da sigla), que nada mais é  do que uma associação líder mundial para todos aqueles que consideram a gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão em qualquer área.

Através de colaboração, educação e pesquisa, o Project Management Institute trabalha para preparar mais de três milhões de profissionais ao redor do mundo para a Economia de Projetos, que é uma tendência crescente na economia, onde o trabalho, e os indivíduos, são organizados em torno dos projetos.

Eles prezam também pela otimização do sucesso organizacional e amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos por meio de processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e ainda oportunidades de networking.

O ProjectManagement.com é parte da família PMI, e cria uma comunidade global online que oferece mais recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas.

Por que ter uma certificação da PMI no currículo?

Bom, agora que já falamos um pouco mais a respeito da certificação da PMI, é hora de finalmente elencar os motivos pelos quais é importante ter pelo menos uma em seu currículo.

Aumenta nas oportunidades

Não resta dúvida, já foi o tempo em que possuir apenas uma graduação era o suficiente para ter acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente as empresas têm exigido mais. E no caso da área de Tecnologia da Informação esse “mais” são as certificações. Portanto, acredite, se você for um profissional certificado, as oportunidades  aumentarão consideravelmente.

Isso se explica pois, possuindo-a, ficará comprovado não só que está atualizado em relação às mais modernas práticas, e também pelo fato de que as organizações precisam com urgência de quem já assuma o posto sabendo o que deve ser feito, ou seja, tendo a expertise necessária para dar um retorno imediato.

Atualização e Comprometimento

Ter uma certificação da PMI no currículo deixa claro aos empregadores, sejam aqueles que vierem a receber sua candidatura a uma vaga ou aqueles para os quais já trabalha, que você é um profissional que busca constante atualização para ter melhor desempenho em suas funções. E ainda, que tem foco, determinação, disciplina e facilidade em alcançar resultados, uma vez que esses são requisitos fundamentais para a conquista de um certificado.

Contribui para o Crescimento na Carreira e Maiores Salários

Aqueles que investem em uma certificação da PMI deixam claro para a empresa na qual atuam que são profissionais que pensam alto, ou seja, que buscam o que há de melhor para sua carreira. Justamente por isso, quem é certificado tende a ser convidado a contribuir em projetos grandiosos, alcançando consequentemente, um crescimento e maiores salários.

E no caso de quem ainda não está empregado, o simples fato de possuir o certificado garante o poder de fazer uma pedida salarial maior que a originalmente oferecida, afinal de contas, a empresa certamente irá preferir pagar mais para um profissional que dará retorno do que para um que não irá a curto prazo agregar valor.

Tipos de certificações PMI

Vamos te ajudar a encontrar a certificação profissional que mais se adequa à você. Veja a seguir as descrições e decida qual certificação é a mais indicada de acordo com sua experiência profissional e suas necessidades. E fique sabendo que nenhuma certificação é pré-requisito para outra!

Profissional de Gestão de Projetos (PMP)®

Em primeiro lugar temos o PMP que é o padrão-ouro da certificação em gestão de projetos. Ele é reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo. O certificado PMP valida a sua competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Para iniciar seu processo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de liderança e gestão de projetos
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 

OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 4.500 horas de liderança e gestão de projetos;
  • 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM

 

Atende a alguma das opções de requisitos? Então você pode seguir em frente! Mas antes, confira quanto é necessário investir para ter um certificado PMP.

 

Técnico Certificado em Gestão de Projetos (CAPM)®

Em segundo lugar temos a certificação CAPM, que serve para você demonstrar o seu entendimento sobre conhecimentos básicos, terminologia e processos de uma gestão eficaz de projetos. Neste caso, os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (ter diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 23 horas completes de treinamento em gestão de projetos no momento em que fizer o exame.

 

Profissional de Gestão de Programas (PgMP)®

Em terceiro lugar temos a certificação que foi desenvolvida para aqueles que gerenciam múltiplos e complexos projetos para alcançar os resultados estratégicos e organizacionais. Neste caso os pré-requisitos são:

  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 10.500 horas de experiência em gestão de programas;

 

OU

  • Diploma de graduação de quatro anos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de projetos;
  • 6.000 horas de experiência em gestão de programas.

 

Profissional de Gestão de Portfólio (PfMP)®

Em quarto lugar está a certificação de gestão de portfólio que reconhece experiências e habilidades avançadas de gestores de portfólios. A certificação PfMP serve para você demonstrar a sua capacidade comprovada em gestão coordenada de um ou mais portfólios para atingir os objetivos organizacionais. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar:

  • Todos os requerentes devem ter completado no mínimo oito anos de experiência profissional em negócios;
  • Ensino médio completo (possuir diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 10.500 horas de experiência em gestão de portfólio

 

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 6.000 horas de experiência em gestão de portfólio.

 

Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA)®

Em quinto lugar temos a certificação PMI-PBA que serve para você destacar a sua expertise em análise de negócios. Ela oferece a oportunidade de focar na sua capacidade de trabalhar efetivamente com stakeholders na definição dos requisitos do negócio, moldar os output dos projetos e gerar resultados comerciais bem-sucedidos. Neste caso é necessário atender aos seguintes pré-requisitos antes de iniciar a certificação:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 7.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

 

OU

  • Graduação (diploma de curso superior em nível de graduação ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em análise de negócios;
  • 35 horas de ensino em análise de negócios.

 

Profissional Ágil Certificado do PMI (PMI-ACP)®

Em sexto lugar temos o certificado criado para aqueles que acreditam e aplicam os princípios ágeis e práticos em projetos. Neste caso é necessária uma combinação de treinamento, experiência e avaliação. E ainda, este certificado também faz referência à abordagens ágeis como SCRUM, XP, LEAN e Kanban. Para obtê-lo é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • 2.000 horas de experiências gerais em projetos trabalhando em equipes. Uma certificação PMP® ou PgMP® seria o suficiente para atender a este requisito, mas não é necessário para se aplicar à certificação PMI-ACP.
  • 1.500 horas de trabalho em equipes de projetos ágeis ou com metodologia ágil. Este requisite é adicional às 2.000 horas de experiência gerais em projetos.
  • 21 horas de contato em treinamentos de práticas ágeis.

 

PMI-RMP®

Em sétimo lugar temos a certificação PMI-RMP que serve para reconhecer o seu conhecimento demonstrado e também a sua expertise em áreas especializadas para avaliar e identificar riscos de projeto, juntamente com planos para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades. Para obter este certificado é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo (diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global);
  • 4.500 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 40 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

 

OU

  • Graduação de quatro anos (diploma de graduação ou o equivalente global);
  • 3.000 horas de experiência em gestão de riscos em projetos;
  • 30 horas de Ensino em gestão de riscos de projetos.

 

Profissional de Gestão de Cronograma PMI (PMI-SP)®

Por fim, o oitavo tipo de certificado é a Certificação PMI-SP que serve para reconhecer o conhecimento demonstrado e a experiência avançada na área especializada de desenvolvimento e manutenção de cronogramas de projetos. Neste caso, para poder obter essa certificação, antes é necessário possuir os seguintes pré-requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • 5.000 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 40 horas de educação em gestão de cronograma de projetos

 

OU

  • Graduação de quatro anos;
  • 3.500 horas de experiência em gestão de cronograma de projetos;
  • 30 horas de educação em gestão de cronograma de projetos.

 

Saiba mais sobre certificação profissional

Além das de te ensinar tudo sobre a certificação PMP, aqui você também encontra mais conteúdo sobre outras certificações PMI, além de Scrum, ITIL, e muito mais! No blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projetos e certificação para gestores de projetos na área de Tecnologia da Informação (TI), bem como certificações também para a carreira bancária e diversas outras áreas do mercado de trabalho.

Confira acessando os links abaixo:

ITIL

O que é ITIL?

Onde fazer a prova da certificação ITIL?

Quais empresas usam ITIL?

Qual é o salário de quem tem certificado ITIL?

Qual é o papel do ITIL dentro da TI?

SCRUM

Para que serve a certificação Scrum?

Qual é o melhor certificado Scrum?

Diferenças entre as certificadoras Scrum

Como estudar para a certificação Scrum?

Quanto custa uma certificação Scrum?

Comparativo entre as certificações Scrum.

PMI

O que é a certificação PMP?

Por que tirar a certificação PMP?

Tipos de certificação PMI

Quanto custa a prova de certificação PMP?

Certificações Bancárias

Quais são as certificações da carreira bancária?

O que é a certificação CPA10?

O que é a certificação CPA20?

Qual a diferença entre as certificações CPA10 e CPA20?

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?

Certificação CEA: o que um profissional da área?

Onde trabalhar com certificação CEA?

Como tirar o Certificado CEA?

E tem muito mais… Basta clicar aqui e conferir a lista completa de todas as certificações.

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Então, antes de fazer sua certificação PMP, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Neste caso, sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe qual curso escolher.

Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método para estudar é o que utiliza videoaulas, pois elas trazem o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos de duração. Dessa maneira, é muito importante ressaltar também que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada concurso público e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação PMP

Conforme mencionais anteriormente, se o seu sonho é ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de saber o que é a certificação PMP, você procure por uma preparação para concursos públicos com questões específicas e provas realizadas em certames anteriores na área.

Dessa maneira, para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para a certificação PMP, separamos questões sobre certificado PMP. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos sobre a certificação PMP.

É importante que você simule o dia da sua prova de concurso público, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar aquela vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

Clique aqui e responda questões sobre a certificação PMP

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *