No texto de hoje você vai saber tudo sobre as certificadoras Scrum, e ainda tudo sobre curso para certificação scrum e preparatório para certificação scrum, bem como curso para certificação scrum master e preparatório para certificação scrum master. Enfim, tudo o que você precisa saber sobre certificação scrum, certificação para gerente de projeto, certificação para gestores de projetos, certificação profissional e muito mais! Confira no texto a seguir:

Por que existe diferença entre as certificadoras Scrum?

Antes de mais nada é importante explicar o que é o certificado Scrum, ele é um documento que serve para gestores de projetos atestarem seu conhecimento sobre essa metodologia. A certificação Scrum deve ser emitida por uma instituição reconhecida internacionalmente, e parta obter esse certificado é necessário prestar um exame específico.

Dessa maneira, existem algumas opções para você escolher na hora de obter seu certificado: Scrum.org, Scrum Alliance, PMI, Exin e Scrum Study. A seguir vamos explicar mais sobre cada uma delas, acompanhe!

Certificadoras Scrum: Scrum.org

Em primeiro lugar vamo falar sobre a Scrum.org, que foi fundada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Essa é uma instituição sem fins lucrativos e que desde o ano de 2009 já certificou mais 150 mil pessoas ao redor do mundo todo. Ken Schwaber fundou a instituição após divergências com Sutherland relacionadas à Scrum Alliance.

Podemos dizer que em geral, o tema em que está inserida a filosofia Agile e suas diversas metodologias associadas é repleto de polêmicas e também de muitos pontos de convergência. Existem questões de mercado, divergências teóricas, práticas e novas ideias que tem levado ao surgimento de novas organizações certificadoras e até mesmo, às vezes, a criação de novos frameworks.

Assim sendo, na Scrum.org, existem 4 certificações que são oferecidas:

  1. PSM I, PSM II e PSM III – Professional Scrum Master;
  2. PSPO I e PSPO II – Professional Scrum Project Owner;
  3. PSD I – Professional Scrum Developer;
  4. SPS – Scaled Professional Scrum;

 

A mais popular entre essas 4 certificações é a PSM I, por outro lado a certificação SPS é a menos procurada entre os profissionais de TI. Dessa maneira, podemos afirmar que mais de 80% das certificações sã do tipo PSM I, PSM II ou PSM III. A Professional Scrum Master I é conhecida por possuir um exame muito difícil, no qual é necessário acertar pelo menos 85% de um total de 80 questões. Mas, o fato de ela ter um exame mais exigente, a torna muito bem vista dentro da comunidade e do mercado de tecnologia da informação. O exame PSM I custa em média 150 dólares.

Dentro da Scrum.org, existem ainda outras informações importantes a serem destacadas: as questões são de múltipla escolha; o certificado não tem tempo de validade determinado, ou seja, ele não expira; e ainda não é necessário fazer um treinamento especial antes da prova.

Por fim, podemos afirmar que a Scrum.org forma, junto com a Scrum Alliance, a linha de frente das organizações certificadoras Scrum no Framework Scrum. Nos últimos anos até surgiram alguns concorrentes, a seguir veremos tudo sobre Scrum Alliance e mais a frente quem são esses novos concorrentes.

Certificadoras Scrum: Scrum Alliance

Em segundo lugar na nossa lista, está a certificadora Scrum Alliance que foi criada em 2001, por dois fundadores do Scrum, Schwaber e Sutherland. Essa certificação foi a pioneira na difusão e certificação de profissionais de tecnologia da informação em relação ao framework Scrum.

Assim sendo, a Scrum Alliance oferece 10 tipos de certificações, incluindo opções para Coaches e Instrutores que desejem futuramente ensinar os valores do Scrum. Veja a lista com as 10 certificações da Scrum Alliance:

  1. CSM – Certified Scrum Master;
  2. A-CSM – Advanced Certified Scrum Master;
  3. CSPO – Certified Scrum Product Owner;
  4. A-CSPO – Advanced Certified Scrum Product Owner;
  5. CSD – Certified Scrum Developer;
  6. CSP – Certified Scrum Professional;
  7. CTC – Certified Team Coach;
  8. CEC – Certified Enterprise Coach;
  9. CST – Certified Scrum Trainner;
  10. CSL – Certified Scrum Leadership;

 

Como podemos perceber a Scrum Alliance possui um escopo maior de certificações, e junto com a Scrum.org essas são as duas organizações que mais certificam Scrum Masters, Product Owners e Developers.

Dentro da Scrum Alliance, a certificação CSM é a mais conhecida e de acordo com informações da página oficial, para obter esse certificado é necessário fazer um curso presencial de 16 (dezesseis) horas ministrado por um Certified Scrum Trainer. Somente de finalizado esse treinamento é que será possível realizar a prova online.

No caso dessa certificação, para você ser aprovado no exame, é preciso acertar 24 questões de um total de 35 perguntas. Por se tratar de um exame bem menor e com nível de dificuldade mais aceitável, há quem não veja essa certificação como um verdadeiro atestado de conhecimentos em Scrum.

Podemos destacar ainda algumas informações adicionais importantes sobre as certificações Scrum Alliance: seus principais exames estão disponíveis em português; o certificado possui validade de 2 (dois) anos; os treinamentos possuem um valor mais alto e podem chegar à faixa de R$ 2.000 (dois mil reais) ou até mais; As perguntas da prova são do tipo com resposta de múltipla escolha.

Por fim, na Scrum Alliance a maioria das outras certificações (exceto CSM e CSD) não exigem um treinamento presencial. O mais interessante da Scrum Alliance é que o seu escopo  de certificados é muito maior, incluindo a possibilidade dos profissionais de tecnologia da informação se tornarem Certified Scrum Trainer e até mesmo terem a possibilidade de ministrarem futuros treinamentos exigidos para obtenção da certificação CSM.

Outras Certificadoras Scrum: PMI, Exin, ScrumStudy

Conforme mencionamos anteriormente, além da Scrum Alliance e da Scrum.org, nos útlimos anos surgiram alguns concorrentes importantes na área de certificação de tecnologia da informação. O primeiro que vamos citar é o PMI, que é mais conhecido pelos certificados na área de Gestão de Projetos, e atualmente vem tentando se atualizar e acompanhar a popularização dos frameworks Agile. Nesse caso, a certificação de TI é mais ampla e envolve também metodologias e práticas diferentes do Scrum, entre elas o Extreme Programming, Test Driven Development, entre outros. Só para você saber, o nome do certificado da PMI é PMI-ACP, que significa Agile Certified Practnioner.

Em segundo lugar, podemos citar entre as outras certificadoras Scrum, a Exin e a SCRUMStudy que são similares ao PMI. Elas também são certificações em Agile, e as duas incluem conhecimentos de várias metodologias e práticas consolidadas diferentes do Scrum.

Dessa maneira, podemos afirmar que possuir uma certificação na área de tecnologia da informação é algo muito positivo, e o ideal é sempre progredir para os exames mais valorizados e exigentes. Para você tomar sua decisão sobre para qual se preparar e tentar, é recomendado conversar com colegas de trabalho e outros profissionais da área de tecnologia da informação. Pois, acima de tudo, mais importante do que ter uma certificação Scrum, é preciso saber se esse é o certificado de TI que agregará mais valor para você, levando em conta seu atual contexto profissional ou a área em que deseja ingressar.

Qual escolher das Certificadoras Scrum?

Em resumo, não podemos apontar para você qual é a melhor entre as certificadoras Scrum para você escolher. Essa decisão dependerá do contexto no qual você está inserido. E também, outros fatores a serem considerados são a empresa e os clientes que serão atendidos, eles podem acabar te direcionando para um caminho, pois são os mais interessados na certificação que irá agregar valor também para eles mesmos.

Porém, podemos afirmar para você que outro ponto a ser levado em conta é a questão do nível de conhecimento. Como já mencionamos, a Scrum.org é a mais exigente, os exames e material recomendado estão todos no idioma inglês. Ou seja, para quem está iniciando na carreira talvez seja mais indicado começar pela Scrum Alliance e depois passar para uma certificadora mais exigente.

Sugerimos que você faça uma extensa pesquisa de experiências junto de outros profissionais de TI e leve em conta também sua própria vivência de mercado. Converse com seus colegas de trabalho, clientes e gestores, para saber se existe alguma certificação em específico que poderá agregar valor para todos que estão ao seu redor. Outro ponto muito importante a ser considerado é a validade das certificações, se você é um profissional que precisa ser certificado de longo prazo, pode ser bem interessante ter certificações das duas organizações.

Por fim, uma diferença fundamental é que a Scrum.org cria e mantém um currículo padrão, e isso possibilita o ensino nos seus treinamentos por profissionais escolhidos de acordo com o conteúdo do currículo padrão. Por outro lado, na Scrum Alliance o foco são os profissionais CST – Certified Scrum Trainers, que ministram os cursos presenciais em nome da instituição e podem acabar usando materiais variados.

Saiba mais sobre certificação profissional

Além do conteúdo sobre as certificações Scrum, aqui no blog temos também diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação para gerente de projeto e também pra outras áreas do mercado de trabalho! Tanto da carreira bancária como da carreira na área de tecnologia da informação (TI).

Acessando os links que apresentamos a seguir você vai saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Qual é o melhor certificado Scrum? Comparativo entre as certificações Scrum; Como estudar para a certificação Scrum. Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja tudo sobre outros tipos de certificados!

Músicas para ajudar nas certificação de TI

Para ajudar ainda mais na sua preparação para obter seu certificado Scrum e conquistar uma vaga de TI seja na iniciativa privada ou em concursos públicos, além de te contar tudo que interessa também desenvolvemos algumas playlists musicais.

As músicas são grandes aliadas, ajudam tanto na hora de se concentrar para os estudos, como nos momentos em que você realiza atividades físicas nos intervalos. Por isso, montamos algumas “Playlists do Aprova”: você tem opções para ajudar no aumento da motivação, melhora do humor e da criatividade, combate ao estresse e muito mais. Ouça agora:

Estude com o Aprova Concursos

Se você ainda não possui uma formação de nível superior, antes de fazer seu certificado Scrum, aproveite e inicie hoje um curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe por onde começar. Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método de estudo é o que utiliza videoaulas com o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos.

Por fim, é importante ressaltar que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o diferencial na sua aprovação!

Questões sobre certificação scrum

Se você deseja ingressar em um cargo público na área de Tecnologia da Informação, é muito importante que depois de obter a certificação scrum, procure por uma preparação com questões específicas e provas realizadas em concursos anteriores na área.

Dessa maneira, separamos mais de 180 questões sobre certificação scrum. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade especial de testar seus conhecimentos sobre certificação scrum. Simule o dia da sua prova, pois somente dessa forma você vai deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre certificado scrum

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *