Se você quer conquistar a certificação ITIL, precisa ficar bem informado e saber como chegar lá. Por isso, preparamos este texto com tudo que você precisa saber para se dar bem na prova ITIL e receber a sua certificação para profissionais de TI. Então, acompanhe o post até o final, anote nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia de preparação. Assim, o seu caminho de estudos será mais curto e simples.

 

O que é certificação ITIL?

Mas antes de falar sobre como estudar para essa certificação na área de TI, precisamos te explicar melhor o que ela é. A sigla significa Information Technology Infrastructure Library. Mas podemos definir o ITIL como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. Os pilares da ITIL surgiram na Inglaterra, como um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do governo. Por serem tão eficientes, as práticas do governo britânico logo foram adotadas por empresas de grande porte como por exemplo a IBM.

Assim sendo, atualmente a certificação ITIL é um exame básico que certifica o conhecimento na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação ITIL 4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

Dessa maneira, o exame Foundation cobre os conceitos básicos do ITIL 4 e foi desenvolvido para aqueles que desejam obter um entendimento básico da estrutura de gerenciamento de serviços de TI. A certificação testa o conhecimento dos princípios orientadores do ITIL 4, dos principais conceitos do Lean, do Agile, do DevOps e do Gerenciamento de Serviços e como as práticas do ITIL 4 podem ser aplicadas no gerenciamento de serviços e TI.

Tipos de certificação ITIL

Confira abaixo quais são os tipos de certificação ITIL e também os pré-requisitos de cada uma delas. E se você ainda ficou com dúvida sobre o que é certificação ITIL e Cobit é só clicar aqui. Confira também quanto custa a prova de certificação ITIL e quanto ganha um profissional certificado

  • Certificação ITIL Foundation: pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. A prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.
  • Certificação ITIL Practitioner: o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.
  • Certificação ITIL Intermediate: deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.
  • Certificação ITIL Expert: neste nível os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.
  • Certificação ITIL Master: indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Venha conferir quem precisa tirar a certificação ITIL e o que é preciso para tirar a certificação.

Provas de certificação ITIL

Como você já viu anteriormente, existem vários tipos de certificação para profissionais de TI. Sendo assim, também há alterações nas provas de acordo com o seu nível. Sendo assim, vamos saber mais sobre cada uma delas, logo abaixo. Confira aqui onde fazer as provas.

Nível Fundamentos

Começamos com essa prova que certifica o profissional para conhecimentos básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca ITIL. Sendo assim, a prova é teórica e contém questões com múltipla escolha. E para ser aprovado, o candidato deve acertar 65% das 40 questões, ou seja, 26 perguntas. É importante lembrar que o candidato tem o prazo de uma hora para fazer a prova. Além disso, ela pode ser realizada online, em casa, no idioma português.

Nível Intermediário

Já as provas de nível intermediário focam em conteúdos específicos que combinam uma ou mais etapas do ciclo de vida do serviço de TI. Dessa forma, as questões são baseadas em estudos de caso. Como já mencionamos, existem dois pré-requisitos para o candidato realizar estas provas: ser certificado ITIL Foundation e ter participado de um treinamento oficial de ITIL Intermediate. Ou seja: treinamento acreditado pelo Exin ou Peoplecert . Essa prova também pode ser realizada online, em idioma português, de qualquer lugar, inclusive em casa.

Nível Expert

O terceiro nível é o expert. Sedo assim, o profissional torna-se um ITIL Expert ao acumular 21 créditos nas certificações intermediárias. Existem certificações que fornecem ao aprovado 3, 4 ou 5 créditos. Porém, os profissionais que já tinham o nível Manager da ITIL v2, entretanto, não precisam se submeter a todas estas certificações intermediárias para obter o título de Expert. Há a necessidade apenas de fazer um curso oficial chamado Manager Bridge e também, uma prova para atualizar sua certificação.

Certificação ITIL Master

E por último, temos a certificação ITIL Master que é o nível mais elevado. Para garantir a aprovação no Master, o candidato precisa realizar apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático. Vale frisar que a avaliação está disponível apenas em inglês.

Organização da prova certificação ITIL

Como já mencionamos, você precisa conhecer muito sobre a certificação antes de iniciar a sua preparação. Sendo assim, podemos dizer que a prova é organizada em torno dos seguintes objetivos chave:

  • Gestão de Entregas: conceitos de planejamento, agilidade e qualidade são abordados. O foco na escala da qualidade também é um ponto.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: avaliação de skills de planejamento, implementação e melhoria do workflow de gestão dos serviços.
  • Gerenciamento de features: exame da gestão de features que suprem as dores de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avaliação de identificação das dores do negócio, muitos testes e otimização da operação em TI são abordados.
  • Suporte de produto/serviço: avaliação da criação de um workflow de suporte e prestação de serviço.
  • Gestão de segurança da informação: exame para entender uma organização detalhada de garantia da segurança de informação.

Como se preparar para a prova certificação ITIL

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a certificação ITIL, entramos no assunto tão esperado a preparação (confira também qual é o papel da ITIL dentro da TI). Então, para te ajudar, separamos quatro dicas essenciais que vão te ajudar a conquistar a certificação ITIL Foundation. Então, acompanhe logo abaixo e coloque em prática no seu dia a dia.

Defina o seu objetivo e mantenha-se motivado

Essa dica vale para qualquer prova importante que você vá passar durante a sua vida profissional, independente da área escolhida. Então, o primeiro passo que você precisa dar e conferir qual é o seu objetivo, por exemplo, “por que você quer tirar a certificação ITIL?” “Quais são os benefícios que ela trará para a sua carreira?”. Quando você tem essas respostas claras na sua mente, pode avançar com mais confiança rumo ao seu objetivo final.

A ideia é que sempre que você se sinta desmotivado possa olhar para essas respostas e seguir firme no propósito. Então, uma boa estratégia é colocar seus objetivos em um post-it e deixar sempre visível no seu espaço de estudo. Para te ajudar, venha conferir quais são as empresas que utilizam a certificação ITIL no Brasil.

Conheça o exame para a certificação ITIL

Como já falamos, você precisa conhecer tudo sobre a certificação ITIL para se dar bem na prova. Então, se você pulou alguns trechos deste texto, volte e leia o conteúdo atentamente. Vale também pesquisar um pouco mais sobre o assunto e até mesmo conversar com pessoas que já fizeram o exame.

Sendo assim, vamos recapitular. O exame tem duração de 60 minutos e é composto por 40 questões de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta, sendo que apenas uma delas está correta. E para receber a certificação ITIL Foundation, o candidato precisa acertar no mínimo 65% da prova, ou seja, 26 perguntas.

Faça um planejamento de estudos

Durante a sua preparação, é preciso que você tenha foco e persistência. Mas não se preocupe, a preparação é apenas um período que passará rápido e no final terá valido a pena. Então, não adianta estudar por 10 horas em um dia e ficar mais de uma semana sem ver um conteúdo novo. É preciso ter equilíbrio e contato constante com o conteúdo.

Por isso, a nossa dica é que você faça uma planilha com todos os horários do dia em que você tem um compromisso fixo, como trabalhar e ir a faculdade. Assim, você conseguirá ver de uma forma mais clara, quais são os seus períodos livres, aqueles em que você poderá encaixar a sua preparação para o teste de certificação ITIL.

Afinal, não há um planejamento padrão que sirva para todas as pessoas. Por isso, você precisa montar o seu, respeitando a sua rotina e as suas preferências também. Por exemplo, há pessoas que possuem um rendimento melhor no período da manhã, assim como, há outras que se concentram melhor a tarde ou a noite. Então, todos esses detalhes são importante e devem ser levados em conta na hora de montar o seu planejamento de estudos.

Se você puder contar com um curso preparatório online para a certificação ITIL pode poupar muito do seu tempo. Afinal, assim, não será preciso fazer um planejamento de estudos. Afinal, os professores já fizeram isso por você e trouxeram as matérias que mais possuem chances de cair na sua prova. Então, é só seguir a sequência e se concentrar em aprender.

 

Teste seus conhecimentos respondendo questões sobre o assunto

O objetivo é que você possa conhecer ainda mais sobre o exame de certificação ITIL. Então, se você puder estudar respondendo questões que já foram aplicadas em edições anteriores do exame, melhor será o seu desempenho no dia oficial. Outra boa dica é fazer alguns simulados, assim, além de prever como os assuntos serão cobrados na sua prova, você também pode conferir qual é o seu tempo de resolução de prova. Afinal, no dia oficial, você terá apenas uma hora para responder todas as perguntas e garantir a sua aprovação.

Para te ajudar com essa etapa, separamos algumas questões sobre ITIL que foram aplicadas em concursos públicos anteriores. Assim, você você pode testar seus conhecimentos sobre o assunto e ainda tem uma prévia do que é cobrado em concurso público. Afinal, se tornar um funcionário público pode ser uma boa alternativa para o seu futuro, com salários mais altos do que a média do mercado, bons benefícios e a oportunidades para construir uma carreira sólida e de sucesso.

E para otimizar seu tempo, abaixo você pode responder duas questões sobre o tema. Não esqueça de deixar um comentário contando como foi o seu desempenho.

Questões ITIL

Em auditoria externa para analisar um serviço implementado em determinado órgão, o auditor observou que esse serviço seguia inicialmente as boas práticas da ITIL, mas passou a ficar inoperante ou com baixa performance em alguns momentos, durante picos de acesso de uso. O auditor constatou, ainda, que não havia tido avaliação prévia sobre picos de demanda.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

a) de incidentes, que, no caso descrito, ficaria limitado ao atendimento da inoperância e aos casos de baixa performance com a função central de serviços.
b) da demanda do estágio estratégia, que visa gerenciar os ciclos de produção dos serviços e os ciclos de consumo dos serviços.
c) de disponibilidade, especialmente no que se refere à métrica MTTR, que mede a performance dos serviços.
d) de capacidade do estágio transição, especialmente no que se refere à quantidade de recursos necessários para o sistema funcionar sem interrupções.
e) de mudança no estágio desenho, especialmente no que se refere à mensuração da capacidade prévia necessária para uso do serviço.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui e confira se você acertou.

 

O ITIL é um framework pensado para a missão de gerenciamento de serviços de TI. É bastante aceito no mundo todo e possui uma versão conhecida pelo nome ITIL v3. Seu conteúdo é baseado em torno do ciclo de vida de um serviço de uma organização, sendo, por este motivo, separado em volumes (livros) específicos. A respeito dos volumes do ITIL, assinale a alternativa que indica corretamente o nome de um dos volumes do ITIL.

a) Criação de Serviço
b) Venda de Serviço
c) Encerramento de Serviço
d) Virtualização de Serviço
e) Transição de Serviço

Confira aqui qual é a resposta certa.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *