Você sonha em se tornar um bancário e não sabe por começar sua carreira? Veio ao lugar certo! Hoje vamos te contar qual é a diferença entre as certificações CPA10 e CPA20 e como elas são importantes para que você tenha sucesso na profissão de bancário.

Quais as diferenças entre as Certificações CPA10 e CPA20?

Primeiramente, vamos explicar sobre a certificação CPA-10, que se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção e venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

reuniao homem e mulher

Conheça as diferenças entre as certificações.

Em segundo lugar, quando falamos na certificação CPA-20, podemos afirmar que ela se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção, e venda de produtos de investimento ou / e na manutenção de carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas, atendidas nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

homens conversando

É importante saber as diferenças entre CPA-10 e CPA-20.

Em resumo, é importante ressaltar que a necessidade de obtenção da certificação está relacionada às atividades desenvolvidas (comercialização ou influências no processo de tomada de decisão do investidor) e não aos ‘cargos’.

De acordo com o a Resolução 3.158 e 3.309 do Conselho Monetário Nacional (CMN), o profissional que comercializa produtos de investimento somente poderá exercer sua função depois de obtida a certificação CPA-10 ou CPA20. Adicionalmente o profissional estará em compliance com o Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada possuindo as certificações citadas.

A certificação profissional ANBIMA CPA-10 e CPA-20 é periódica, e considerada válida por 5 anos, contados a partir da data de aprovação no exame, ou da conclusão do procedimento de atualização para profissionais vinculados a uma instituição financeira participante da ANBIMA e a cada 3 anos para profissionais sem vínculo.

Certificação CPA10

Em primeiro lugar é importante destacar que a CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional oferecida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro no setor de distribuição de produtos de investimento.

certificado cpa 10

Certificação CPA-10

A CPA10 é uma certificação que serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% no exame. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação. E isto deve-se tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos necessários para atuar no mercado financeiro

O que é cobrado no exame do CPA10?

O exame para obter a certificação CPA-10 tem como objetivo verificar os conhecimentos técnicos e os procedimentos éticos dos profissionais que atuam ou pretendem atuar na comercialização de produtos de investimento.

Fique sabendo que a prova é bastante técnica e exige dos candidatos o conhecimento aprofundado do mercado financeiro. O exame aborda palavras, termos, produtos de investimento e outros assuntos específicos do mercado financeiro. Então, principalmente para quem não é da área bancária, ou de economia, a preparação para a prova é muito importante.

estudar matematica financeira

Saiba o que estudar para o CPA-10.

Assim sendo, o exame é dividido em alguns tópicos e cada um tem seu peso. Entre os assuntos cobrados podemos citar:

  • Sistema financeiro nacional e participantes do mercado;
  • Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor;
  • Conceitos básico de economia e finanças;
  • Princípios de investimento;
  • Fundos de investimento;
  • Instrumentos de renda variável e renda fixa;
  • Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL

 

Certificação CPA20

certificado cpa 20

Certificação CPA-20

Por outro lado, quando falamos sobre a certificação CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é importante detacar que ela destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

E ainda, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

Como fazer inscrição para as Certificações CPA10 e CPA20

Assim sendo, a inscrição para os exames de obtenção das Certificações CPA10 e CPA20 poderá ser efetuada todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, por meio do sistema de inscrição para os Exames disponível no site www.anbima.com.br, opção “educar”.

Dessa maneira, a taxa de inscrição para os candidatos vinculados às instituições associadas à ANBIMA, nos termos de seu estatuto social, Independentemente de quem faça a inscrição, será no valor de:

taxa de inscricao

Por outro lado, a taxa de inscrição para os candidatos não vinculados às instituições associadas à ANBIMA, ainda que participantes do Código de Certificação, ou candidatos com Inscrição Avulsa, será no valor de:

taxa de inscricao

Portanto, a partir da confirmação da inscrição na prova das Certificações CPA10 e CPA20, o candidato à CPA-10, CPA-20 atual terá 6 (seis) meses para agendar os Exames. A aplicação dos Exames é de responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e as localidades para realização dos Exames constam no site da ANBIMA, na opção “educar”, e poderão ser escolhidas pelo candidato no momento em que agendar os Exames.

É importante ressaltar ainda que a disponibilidade de vagas é pública e pode ser consultada a qualquer momento pelo público em geral por meio do calendário de provas, disponível no site da ANBIMA, opção “educar”. A disponibilidade de vagas é dinâmica, ou seja, à medida que são ocupadas deixam de estar disponíveis.

Por fim, antes de se inscrever, clique aqui e leia o Edital dos Exames de Certificações CPA10 e CPA20 com atenção. Nele você encontrará informações importantes sobre todo o processo de certificação, desde a inscrição até a divulgação dos resultados.

Se você tiver dúvidas relacionadas aos Exames para Certificações CPA10 e CPA20 elas devem ser enviadas para o endereço eletrônico certificacao@anbima.com.br ou ligue para (11) 3471-5225 (atendimento das 9h às 18h).

Como são os exames das Certificações CPA10 e CPA20

Em resumo, o exame CPA10 é realizado de maneira online, composto de 50 questões de múltipla escolha e tem a duração máxima de 2 horas. A data e hora são escolhidas pelo candidato e não há pré-requisito para participar. Dessa maneira, para obter a certificação é necessário ter um aproveitamento (nota) igual ou superior a 70% no exame online.

avaliacao online

Provas online para o CPA-10 e CPA-20.

Por outro lado, o exame CPA20 funciona da mesma maneira que o exame do CPA10, mas neste caso são cobradas 60 questões e a duração da prova é de 2h30min. E, da mesma maneira que para o CPA10, para obter a certificação é necessário ter um aproveitamento (nota) igual ou superior a 70% no exame online.

Nossa dica, para você evitar erros na hora de realizar a prova é fundamental saber a diferença dos órgãos, saber as funções que se tem em cada passo do sistema financeiro nacional, estar por dentro dos fundos de investimento e demais assuntos informados no conteúdo programático do edital.

A ANBIMA não impõe limites ao número de exames a serem prestados por cada profissional. Porém, a cada nova inscrição é necessário o pagamento da taxa.

RESPONDA QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES

Com o intuito de ajudar na sua preparação, é muito importante testar seus conhecimentos com as questões que separamos no link abaixo. Treinando com a resolução de questões, com toda a certeza você terá mais facilidade para poder resolver a sua prova de certificação.

Assim sendo, para deixar o sua preparação ainda mais direcionada, veja questões de provas anteriores da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, também chamada de Anbima.

Aproveite essa oportunidade para simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar cada vez mais perto de conquistar sua certificação!

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões sobre Certificações CPA10 e CPA

Veja a seguir dois exemplos de questões aplicadas em provas anteriores para obter a certificação CPA 10 da ANBIMA:

QUESTÃO 1 – CPA10

Um fundo de renda fixa sem carência do longo prazo, na ocasião da cobrança da tributação que ocorre semestralmente e alíquota será:

a) 22,5%.
b) 20%.
c) 17,5%.
d) 15%.

Clique aqui para responder!

QUESTÃO 2 – CPA 10

Os investidores estão migrando da poupança e comprando dólares no mercado. Quem vai intervir nesse tipo de situação é:

a) O CMN.
b) A ANBID.
c) A CVM.
d) O Banco Central.

Clique aqui para responder!

QUESTÃO 3 – CPA 20

A TR (Taxa Referencial) normalmente é usada para indexar:

a) empréstimos entre instituições financeiras.
b) empréstimos de redesconto junto ao BACEN.
c) empréstimos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e a correção da caderneta de poupança.
d) empréstimos do BNDES.

Clique aqui para responder!

QUESTÃO 4 – CPA 20

A taxa SELIC, divulgada pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) vigora entre uma reunião ordinária e outra, e pode vir com indicativo de viés. O viés da taxa SELIC pode ser

a) de alta, neutro ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
b) de alta ou de baixa, representando uma tendência de comportamento da taxa.
c) de alta ou de baixa, representando o comportamento da inflação.
d) de alta, neutro ou de baixa, representando o comportamento da inflação.

Clique aqui para responder!

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber o que é preciso para ser um bancário; qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos! Como já mencionamos anteriormente, os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *