Quem sonha conquistar uma vaga no funcionalismo público precisa, obrigatoriamente, estar muito bem informado sobre concursos com inscrições abertas ou edital publicado. Por isso o Aprova oferece essa postagem, diariamente atualizada, com dados referentes a quantidade de vagas, nível de escolaridade exigido (fundamental, médio ou superior), remuneração, e claro, período de inscrição.
Aqui é possível encontrar não apenas concursos em seu estado ou cidade, como também em vários outros ao redor do Brasil, pois vai que surge uma excelente oportunidade em algum outro local e você decide tentar, não é verdade? Afinal de contas, só alcança quem corre atrás.
Os concursos abertos são aqueles nos quais já é possível realizar a inscrição. Portanto, toda atenção é pouca para não perder o prazo. O recomendado é jamais deixar para se inscrever na última hora, pois nunca se sabe se irá esquecer, se o site da organizadora apresentará alguma instabilidade ou algo do gênero, que te impeça de garantir a participação. Acredite, isso pode acontecer e é muito frustrante, principalmente quando se trata daquele certame que você está há tanto tempo esperando.
Já os concursos com edital publicado, ao contrário, ainda estão em vias de iniciar o período de inscrições, dando ao concurseiro um tempo ainda maior para se programar, e claro, se preparar.
O que é necessário para um concurso ser autorizado?
Antes mesmo de os órgãos publicarem os editais de seus concursos ou abrirem as inscrições, existem outras etapas. Entre essas etapas, conforme você viu acima, estão os concursos previstos para 2021 e os concursos autorizados para 2021. E agora vamos explicar o que significa cada uma delas.
Bom, antes de mais nada é importante saber que o primeiro passo para que um certame seja solicitado é levantar qual o número de cargos vagos dentro no órgão. Essa vacância pode ser ocasionada por exonerações, aposentadorias, entre outras situações.
Confirmando-se esse déficit e concluindo que a falta de funcionários está afetando o bom andamento dos serviços, então realmente é necessário contratar novos servidores, e claro, isso se dá através de concurso público. Porém, esse processo pode ser um pouco demorado devido a quantidade de burocracias envolvidas.
O próximo passo então é solicitar a autorização junto à Secretaria de Planejamento, no caso de órgãos estaduais; e ao Ministério da Economia, quando se trata de um órgão federal. Há também os órgãos que têm autonomia para autorizarem seus próprios concursos, como Tribunais, por exemplo.
Falando especificamente daqueles que necessitam de autorização de outras esferas, não existe um prazo pré-determinado para que ela seja concedida, podendo demorar alguns dias ou até meses.
O concurso foi autorizado, e agora?
Levando em consideração que a autorização foi conquistada, o próximo passo é formar uma comissão organizadora. Ela muitas vezes é confundida com a banca organizadora, mas é bem diferente. Sua função é acompanhar todas as fases seguintes até o término do processo, garantindo que nada fuja da legalidade.
Formada a comissão, chegamos a uma das etapas mais importantes, agora sim, a escolha da banca organizadora, que pode se dar através de licitação por concorrência, pregão eletrônico ou dispensa de licitação, sendo este último o mais comum, uma vez que torna o processo mais rápido.
A banca tem uma série de atribuições, entre elas:
Divulgar o concurso e todas as suas etapas;
Publicar o edital onde deverá estar informados cronograma, cargos oferecidos, quantidade de vagas, locais de aplicação das provas, conteúdo programático, entre outros;
Produzir as provas, imprimi-las, aplicá-las, corrigi-las, entre outras coisas. E ainda, caso necessário avaliar provas práticas, avaliação de títulos e testes de aptidão física;
Divulgar gabaritos e resultados do concurso;
Analisar recursos, caso existam, feitos por candidatos em qualquer fase do concurso, elaborando respostas e convocando assessoria jurídica, se necessário;
Entregar à Comissão todos os resultados preliminares e, por fim, o resultado definitivo do concurso.
Entre as bancas organizadoras mais conhecidas estão a Vunesp, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cebraspe, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Cesgranrio.
Bom, falamos um pouco sobre os concursos autorizados, mas eles são antecedidos pelos concursos previstos. Eles podem surgir através de boatos internos no próprio órgão, mas na maioria das vezes são simplesmente aqueles já protocolados e que estão aguardando autorização. Ficam denominados como “previstos”, pois, como o próprio nome já diz, existe previsão de que aconteça, dependendo apenas da permissão ou não das esferas pertinentes.
Ler o edital é fundamental
E por falar em edital, seja em concurso público aberto ou que ainda esteja por abrir, é fundamental que você separe alguns minutos para ler com a máxima atenção esse documento. É nele que são encontradas, além das informações básicas que apresentamos no post, detalhes sobre a estrutura da prova, o conteúdo programático mostrando quais disciplinas e respectivos assunto que serão cobrados, características dos cargos ofertados, outras exigências além do nível de escolaridade, enfim.
Salientamos isso pois muitas vezes as pessoas se inscrevem para determinada vaga e, após já ter pagado a taxa, acaba descobrindo que não cumpre com alguma exigência (que pode ser uma graduação específica, tempo mínimo de experiência na função, etc.), impossibilitando-a assim de assumir o posto, caso aprovada.
Há ainda aqueles que realizam a inscrição e só depois descobrem que o cargo para o qual irão concorrer tem atribuições diferentes daquelas que imaginavam num primeiro momento. Acredite, acontece! E aí só restam duas opções assumir o cargo mesmo sem gostar do que terá que fazer, ou desistir da vaga. Por essas e outras, jamais deixe de ler o edital!
Órgãos e cargos oferecidos nos concursos
Voltando a falar dos concursos propriamente ditos, são vários os órgãos que os abrem, entre eles Prefeituras, Câmaras, Tribunais, Polícias, Conselhos Regionais, Consórcios e Departamentos Municipais, Hospitais Públicos, Institutos Federais, Universidades, Procuradorias, Defensorias Públicas, Bancos, entre outros.
No que diz respeito aos cargos oferecidos, eles são os mais diversos, e como você já sabe, separados por nível de escolaridade. Abaixo citamos os mais comuns:
Nível Fundamental
Ajudante, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Jardineiro, Mecânico, Merendeira, Motorista, Operador de Máquinas, Recenseador, Servente, Telefonista e Vigilante;
Nível Médio
Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Legislativo, Assistente Técnico, Auxiliar Contábil, Digitador, Eletricista, Escrivão, Fiscal de Obras, Guarda Civil, Guarda Municipal, Oficial Administrativo, Pesquisador, Socorrista, Técnico Administrativo e Técnico Judiciário;
Nível Superior
Administrador, Advogado, Agente de Polícia, Agente Legislativo, Analista Administrativo, Analista de Comunicação, Analista de Sistemas, Analista Judiciário, Assessor Jurídico, Auditor, Contador, Defensor Público, Delegado, Dentista, Designer Gráfico, Enfermeiro, Engenheiro, Fiscal, Fisioterapeuta, Gestor Público, Investigador, Jornalista, Juiz, Médico, Nutricionista, Oficial, Pedagogo, Perito Criminal, Pesquisador, Procurador, Professor, Promotor de Justiça e Redator.
Claro, há muitas outras funções além das citadas acima, no caso elencamos apenas as que costumam ser oferecidas mais habitualmente nos concursos abertos e nos concursos com edital publicado.
Dicas para começar a estudar do zero
Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!
Canal do YouTube
Além de milhares de videoaulas gratuitas e de resolução de questões, também temos programas mensais exclusivos em nosso canal. Confira:
Matemática do Zero
Toda terça-feira, você confere o Programa Matemática do Zero com o professor Braian Azael. Se você tem dúvidas, inseguranças ou simplesmente quer aprimorar seus conhecimentos em matemática, o Professor Braian é o guia perfeito para você. Assista:
Notícias da semana
Toda segunda-feira você vai conferir as Notícias da Semana com a professora Cleuza Cecato. A ideia é te dar um panorama do que vem sendo discutido no Brasil e no mundo, sobre diferentes temas. Afinal, esses assuntos podem aparecer na sua prova, seja como tema de questões ou na prova discursiva, a famosa redação. Assista:
Redação para Concurso
Toda semana, a professora Cleuza Cecato traz dicas incríveis sobre redação no programa Redação para Concurso, lá contém informações preciosas para você garantir sua aprovação. Assista:
Material gratuito para concursos
A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.
Prepare-se com o Aprova Concursos
Concursos públicos oferecem ótimas oportunidades, então é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. E contar com um Curso Preparatório é o principal método para você conquistar sua aprovação.
O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova. Não espere mais, comece hoje mesmo!
Boa noite.
Eu gostaria de saber se a Aprova Concursos irá abrir cursos preparatórios para:
– Técnicos para a Universidade Estadual de Maringá (UEM)
– Prefeitura de Maringá – professor de língua inglesa.[
Boa noite.
Eu gostaria de saber se a Aprova Concursos irá abrir cursos preparatórios para:
– Técnicos para a Universidade Estadual de Maringá (UEM)
– Prefeitura de Maringá – professor de língua inglesa.[
Grato
Rodrigo