Umas das maiores dúvidas dos interessados na certificação ITIL é sobre o valor para realizar a prova. Por isso, no post de hoje, vamos tirar todas as dúvidas sobre o assunto e te explicar melhor o que é esta certificação para profissionais de TI. Então, confira o texto até o final. Além disso, você vai descobrir quais empresas nacionais e internacionais adotam a certificação ITIL Foundation, e também, onde você pode realizar a prova. (Confira também quanto ganha um profissional desta área)

Então, vamos começar esclarecendo a primeira questão: quanto custa a prova de certificação ITIL? Na verdade, há dois valores e eles dependem da sua escolha. É que você tem a opção de realizar a prova presencialmente, ou então, no modo online. A primeira opção tem o custo de US$ 205, para saber o preço em real, basta multiplicar pelo o valor da cotação do dólar do dia. E nesse preço não estão incluídos os gastos com hospedagem e transporte, por exemplo. Mas, se você optar pela aplicação online, o valor é de US$ 226.

Como foi possível observar anteriormente, a diferença de valores dos formatos da prova para a certificação ITIL não é tão grande. Mas, se você for contar os gastos extras que podem surgir, pode ser uma opção ficar com a versão digital. Porém, é uma escolha particular. E agora que você já tem acesso a essas informações, pode decidir o que é melhor para você e para a sua realidade. Por falar em informações, ainda há muitos dados úteis neste post, confira até o o final!

 

Saiba mais sobre a certificação ITIL

Agora, vamos te explicar o que é certificação ITIL e dar mais detalhes sobre o assunto. Sendo assim, a sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library. Mas, podemos definir como um conjunto de boas práticas operacionais, que podem ser aplicadas na gestão de TI de uma empresa. Portanto, podemos dizer que o principal objetivo do ITIL é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI das empresas. E essa melhoria pode ser alcançada por meio de uma gestão que tenha foco no cliente.

E antes mesmo de se inscrever para conquistar essa certificação para profissionais de TI, é importante conhecer um pouco mais sobre a sua história. Então, em resumo, o ITIL surgiu na Inglaterra na forma de um compilado de boas práticas do setor de Tecnologia da Informação do Governo Inglês. E por serem consideradas muito eficientes, essas práticas logo foram adotadas por empresas de grande porte no mundo todo.

Então, podemos concluir que atualmente, a certificação ITIL é um exame básico que serve para comprovar o conhecimento do candidato na estrutura ITIL. Começando no nível básico, é possível passar para os níveis de certificação itil v4 Managing Professional, ITIL 4 Strategic Leader e Master.

 

Onde fazer a prova ITIL?

Então, vamos falar mais sobre onde fazer a prova ITIL. A partir do ano de 2014, a Axelos passou a ser a proprietária da certificação ITIL e a administração dos exames é feita pelas Organizações de Treinamento Credenciadas (ATOs). Mas, por outro lado, as acreditações ficam sob a responsabilidade dos Institutos de Exames Estratégicos (EI). Assim sendo, a certificação itil V3 era realizada em 5 níveis: Master, Expert, Intermediate, Practitioner e Foundation. Por outro lado a certificação itil v4 teve o seu esquema aperfeiçoado com a inclusão dos exames ITIL Master e ITIL Foundation.

O ITIL Foundation possui 2 caminhos diferenciados: ITIL Strategic Leader (SL) e ITIL Managing Professional (MP). Cada um deles tem os seus exames e módulos próprios e exige um nível de conhecimento distinto com o comprometimento dos interessados. Essa certificação ITIL é indicada para os profissionais de TI que querem se capacitar para aplicar as melhores práticas em suas funções. É importante ressaltar que ela não é somente uma prova a ser feita, mas uma capacitação em níveis variados. O primeiro teste é o da ITIL Foundation. Em seguida Managing Across the Lifecycle, depois, ITIL Expert e por fim o ITIL Master.

Dessa maneira, cada prova representa uma etapa do treinamento, sendo que para chegar até a última fase é crucial passar por todas as anteriores em ordem escalável. Os profissionais de TI até podem estudar sozinhos, mas com a ajuda de um curso preparatório o caminho ficará mais fácil.

A PeopleCert é única instituição autorizada a oferecer a prova ITIL, tanto a modalidade online de prova, como presencial. Conforme já mencionamos anteriormente, caso opte pela avaliação de maneira presencial, o curso será de US$ 205,00, isso sem incluir os valores de hospedagem, locomoção, entre outros. Porém, caso escolha a prova online, o valor da certificação ITIL será US$ 226,00.

Organização da prova ITIL

A prova é organizada em torno dos seguintes objetivos chave:

  • Gestão de Entregas: conceitos de planejamento, agilidade e qualidade são abordados. O foco na escala da qualidade também é um ponto.
  • Plano de Gestão de Serviços de TI: avaliação de skills de planejamento, implementação e melhoria do workflow de gestão dos serviços.
  • Gerenciamento de features: exame da gestão de features que suprem as dores de um negócio.
  • Gestão de Infraestrutura: avaliação de identificação das dores do negócio, muitos testes e otimização da operação em TI são abordados.
  • Suporte de produto/serviço: avaliação da criação de um workflow de suporte e prestação de serviço.
  • Gestão de segurança da informação: exame para entender uma organização detalhada de garantia da segurança de informação.

 

Tipos de certificação ITIL

Sendo assim, a certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes, confira todos eles logo abaixo:

Certificação ITIL Foundation

Começamos pela certificação ITIL Foundation, ela é um pré-requisito para as outras certificações, e aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. Dessa forma, ao todo, a prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação dos candidatos.

Certificação ITIL Practitioner

Na segunda etapa, está a certificação ITIL Practitioner, aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.

Certificação ITIL Intermediate

Esta por sua vez, deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Afinal, ela atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. Dessa forma, é preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.

Certificação ITIL Expert

Já nesta etapa os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.

Certificação ITIL Master

A certificação ITIL Master é o último nível da certificação ITIL, indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. Dessa forma, a abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Sendo assim, para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

A importância da certificação ITIL

Como você já deve saber, essa é uma das mais importantes certificações deste mercado. Isso acontece, porque o ITIL valida o trabalho de gestão de TI dos profissionais envolvidos através de um manual de boas práticas. E esse manual é específico para o setor. Dessa maneira, leva em consideração as suas demandas. Então, esta certificação é voltadas para profissionais que desejam crescer no mercado de Tecnologia da Informação. Assim como, as empresas que prezam pela qualidade, e também, produtividade e processos, devem investir na certificação ITIL. Inclusive, os ensinamentos podem ser utilizados em outros departamentos. Afinal, o conteúdo orienta a entrega de bons resultados, com base em uma gestão integrada de dados e informações que fazem parte de qualquer setor de uma empresa.

Dessa forma, a ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation). No Brasil, empresas como Carrefour e Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça de diversos estados.

Por exemplo, na rede de supermercados de atacado Makro a implantação do ITIL serviu para gerenciar seus processos de TI e resolveu a questão de prioridade de atendimento de seus usuários. Graças ao ITIL a documentação de processos foi eliminada. Dessa forma, os problemas passaram a ser impessoais, ou seja, não era preciso uma pessoa específica para resolver. O ITIL permitiu que a taxa de erros em mudanças sempre permanecesse em níveis muito baixos. Confira aqui o que é preciso para tirar essa certificação.

Teste seus conhecimentos respondendo questões

Uma das opções para profissionais da TI é prestar concurso e conquistar salários mais altos do que a média do mercado. Sem dizer que, ser um funcionário público também traz outros benefícios como estabilidade financeira e a consolidação da carreira. Por isso, trouxemos algumas questões que já foram aplicadas em certame sobre o tema. Então, assim, você pode se preparar ao mesmo tempo para tirar a certificação, quanto para conquistar uma vaga em um concurso público.

Separamos mais de 400 perguntas para você. Então, responda todas elas quando puder e acompanhe o seu desempenho. A nossa dica é que além de encontrar a alternativa correta, você consiga dizer os motivos que levam as demais opções a estarem erradas. Assim, você evita de errar uma questão por pura desatenção, e também, fixa melhor o aprendizado na sua mente. Tente aplicar esse conselho durante os seus estudos e perceba a diferença nos resultados.

E como não gostamos de perder tempo, logo abaixo, você pode conferir uma questão sobre o assunto que foi aplicada em concurso nos últimos anos. Deixamos também um link abaixo da pergunta para que você consiga verificar a resposta e conferir como foi o seu desempenho. Não esqueça, resolver questões te ajuda a se preparar, perder o nervosismo e a te deixar mais confiante para o grande dia. Então, mantenha uma rotina prática de aprendizado!

Questão de concurso

Em auditoria externa para analisar um serviço implementado em determinado órgão, o auditor observou que esse serviço seguia inicialmente as boas práticas da ITIL, mas passou a ficar inoperante ou com baixa performance em alguns momentos, durante picos de acesso de uso. O auditor constatou, ainda, que não havia tido avaliação prévia sobre picos de demanda.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

a) de incidentes, que, no caso descrito, ficaria limitado ao atendimento da inoperância e aos casos de baixa performance com a função central de serviços.
b) da demanda do estágio estratégia, que visa gerenciar os ciclos de produção dos serviços e os ciclos de consumo dos serviços.
c) de disponibilidade, especialmente no que se refere à métrica MTTR, que mede a performance dos serviços.
d) de capacidade do estágio transição, especialmente no que se refere à quantidade de recursos necessários para o sistema funcionar sem interrupções.
e) de mudança no estágio desenho, especialmente no que se refere à mensuração da capacidade prévia necessária para uso do serviço.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui para conferir se você acertou.

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