Primeiramente, você sonha em seguir uma carreira bancária e não sabe por onde começar? Então, veio ao lugar certo! Em resumo, hoje vamos te contar quais são as certificações existentes na carreira bancária, tudo sobre cpa10, certificação cpa10, certificação para correspondente bancário, cpa20, certificação cpa20, certificação aneps e certificação abecip, aai, agente autonomo de investimentos, curso para bancario e muito mais!

Quais são as certificações da carreira bancária?

Em primeiro lugar, podemos citar como as principais certificações da carreira bancária:

certificações da carreira bancária

Saiba quais são as certificações da carreira bancária!

Certificação CPA10

cpa 10

Certificação CPA10

Assim sendo, a CPA10 ou Certificação Profissional ANBIMA Série 10 é uma certificação profissional realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, que também é conhecida como ANBIMA. Essa instituição é a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro no Brasil, no setor de distribuição de produtos de investimento.

Dessa maneira, a CPA 10 serve para regularizar os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como também atendimento ao público investidor em centrais de atendimento e que tenham conhecimento do mercado.

Portanto, para ser considerado aprovado e obter a certificação CPA10, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70% do total da prova. A certificação é um diferencial levado muito em conta pelas instituições financeiras no momento da contratação de novos profissionais. E isto deve-se ao fato tanto da obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento, como à credibilidade que a CPA-10 demonstra ao atestar que os profissionais certificados possuem todos os conhecimentos necessários para atuaçao no mercado financeiro.

Certificação CPA20

cpa20

Certificação CPA20

Em segundo lugar, a CPA20 (também chamada de Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) destina-se a certificar profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento, diretamente junto aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento.

Assim sendo, caso a instituição tenha aderido ao Código de Regulação Práticas e Melhores Práticas para Fundos de Investimentos, os profissionais que atuem em centrais de atendimento devem possuir, obrigatoriamente, a certificação CPA 20.

Por fim, é importante lembrar que existem algumas diferenças entre as certificações CPA10 e CPA 20. Preparamos inclusive um post especial sobre as duas certificações, e você pode acessar o conteúdo completo no link acima.

Certificação CEA

certificado cea

Saiba tudo sobre o certificado CEA

Semelhantemente as duas certificações anteriores, o Certificado de Especialista em Investimentos (CEA) também é feito pela ANBIMA. O CEA pode ser considerado como o próximo passo do CPA, sendo requisitado para os profissionais bancários que querem atuar como assessores de gerentes de contas de investidores.

Acima de tudo, com a certificação CEA é possível supervisionar aqueles que prospectam o cliente, os que vendem os produtos e também serve para indicar produtos financeiros.

Da mesma forma, para conseguir o certificado CEA, é necessário realizar uma prova da Anbima com 70 questões em um período de 3h30, e obter no mínimo 70% de acerto nas respostas. O CEA é de suma importância para os profissionais da área comercial para manter um padrão de qualidade na venda de fundos.

Certificação ANEPS

certificado aneps

Saiba tudo sobre ANEPS

A princípio é importante saber o que significa a sigla ANEPS, que é Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. Esta é uma entidade representativa que possui como objetivo congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no Brasil.

Assim sendo, para obter a certificação ANEPS é necessário fazer também uma prova que é realizada em conjunto com o Instituto Totum. A avaliação é obrigatória e está prevista no artigo 12 da resolução 3954/2011 do Banco Central. Portanto, todos os profissionais contratados para atender e ofertar operações de crédito e arrendamento mercantil, podem exercer esta profissão, caso sejam considerados aptos neste exame.

Dessa maneira, a instituição possui várias provas, e para você realizar qualquer uma delas é necessário possuir alguns requisitos mínimos, tais como ter formação de no mínimo de 5.º ano do ensino básico; idade mínima de 18 anos completos; aceitar as regras da certificação ANEPS e por fim possuir um computador ou um smartphone atualizado para a realização do exame – que é inteiramente online.

Certificação ABECIP

certificado abecip

Saiba tudo sobre ABECIP

A saber, a sigla ABECIP significa Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança, o programa de certificação profissional da ABECIP visa a promoção e o aperfeiçoamento dos profissionais das instituições financeiras que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis, dos correspondentes no país, voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário e todos os profissionais que buscam a melhor qualificação neste segmento.

Assim sendo, a certificação da ABECIP, além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, pretende reconhecer a capacidade técnica e experiência do profissional de crédito imobiliário, incentivando sua atualização, dando maior credibilidade para os associados e não associados, elevando os padrões de conduta ética e fortalecendo o mercado de crédito imobiliário.

Certificação AAI

AAI

Saiba tudo sobre AAI

Antes de mais nada, a sigla AAI significa Agente Autônomo de Investimentos , esta é uma certificação oferecida pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). Dessa maneira esta é a única entidade que possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer a certificação no Brasil.

Dessa maneira, a certificação AAI habilita o profissional para auxiliar as pessoas em seus investimentos e dar orientações gerais. Esta certificação é uma boa opção se você deseja trabalhar em uma corretora, pois ela é exigida para habilitar os profissionais na venda dos produtos.

Além disso, para conseguir o certificado, a pessoa deverá realizar uma prova eletrônica com 80 questões no período de 2h30. E, para obter a aprovação é necessário obter pelo menos 70% de acerto nas respostas do teste.

CGA

cga

Saiba tudo sobre CGA

Em resumo, o Certificado de Gestores Anbima (CGA) é obrigatório para quem deseja trabalhar com gestão profissional de recursos de terceiros, como carteiras ou fundos de investimentos. Assim sendo, a certificação CGA é necessária tanto para quem deseja trabalhar como gestor de banco, como de uma corretora ou de gestora.

Portanto, com o certificado CGA o profissional tem a permissão para gerenciar um portfólio de investimentos e tomar decisões para alocar o dinheiro dos investidores onde ele acredita que terá melhor rentabilidade. Apenas com o certificado CGA é que o gestor pode escolher os ativos do fundo, a compra e venda dos papéis.

Por fim, para conseguir o certificado CGA, o interessado precisa realizar também uma prova da Anbima, que possui dois módulos com um total de 60 questões. E para obter o certificado CGA é necessário acertar no mínimo 70% do total das respostas.

CNPI

cnpi

Saiba tudo sobre CNPI

A saber, o Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI) é obrigatório, e realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. O certificado CNPI é solicitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que uma pessoa possa exercer a função de Analista de Valores Mobiliários.

Em resumo, quem deseja trabalhar como especialista em análises e emissão de relatórios de bancos ou corretoras precisa deste certificado CNPI. Vale ressaltar ainda que ele é dividido em três tipos: CNPI (para analistas fundamentalistas), CNPI-T (para analistas técnicos) e CNPI-P, sendo o mais completo e destinada ao analistas técnicos e fundamentalistas.

Portanto, para conseguir o certificado CNPI, a pessoa deve ser aprovada em três provas que podem ser aplicadas separadamente, sendo elas de conteúdo brasileiro, de conteúdo geral e de conteúdo técnico.

CFP

certificado cfp

Saiba tudo sobre CFP

O Certified Financial Planner (CFP) habilita o profissional a trabalhar como consultor avaliando objetivos e riscos de cada cliente para montar uma estratégia de investimento para cada perfil. Este certificado é voltado para quem deseja atuar como planejador financeiro.

Assim sendo, é importante lembrar que ele não obrigatório, e sim um diferencial. Portanto, só pode tirar o certificado, os profissionais com mais de três anos de experiência no mercado – e ele tem validade de apenas dois anos.

Para conseguir o certificado CFP, é necessário realizar a prova da Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), com seis módulos.

Certificação para correspondente bancário

correspondente bancario

Saiba como se tornar um correspondente bancário

Em resumo, para poder operar como um correspondente bancário é necessário possuir uma autorização do Banco Central, também conhecido como BACEN, conforme previsto na Resolução 3.954/2011 que define a política de contratação. Em outras palavras, isso significa que qualquer instituição autorizada pode atuar como correspondente bancário, sendo vinculada ou não ao Sistema Financeiro Nacional.

Dessa maneira, a certificação profissional do correspondente bancário é feita através de um exame que os agentes de correspondentes, que atuam no mercado de produtos financeiros, precisam realizar para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo à Resolução 3.954/11 do Banco Central do Brasil.

Além disso, é importante destacar que a certificação para correspondente bancário tem validade de 3 (três) a 5 (cinco) anos, dependendo da certificadora. Neste caso, para saber mais sugerimos que acesse o site da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos no endereço www.certificacaofebraban.com.br.

Atuação do correspondente bancário

A saber, o correspondente bancário é um profissional que pode atuar realizando cobranças; qualquer tipo de pagamento ou recebimento; ordens de pagamento; com atividades ligadas a convênios de prestação de serviços ou contratos da instituição contratante; com recebimento de propostas para abertura de contas; fazendo a análise de crédito e coleta de informações; na aplicação e resgate de fundos de investimento; com solicitação de cartões de crédito e débito para trabalhadores ou aposentados; e ainda na realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante.

Acima de tudo, é preciso destacar que não há uma regra geral para atuar como correspondente bancário, cada banco possui procedimentos próprios para adicionar correspondentes em sua rede. Sendo assim, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira do seu interesse como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Banco Itaú Unibanco, Banco Santander Brasil, Banco Safra, Banco BTG Pactual, Sicoob, Banco Votorantim, Banrisul, Citibank, Banco do Nordeste, entre outros. É necessário que você se dirija até uma agência bancária e peça para falar com o gerente ou supervisor de canais, geralmente esse é o nome da função responsável pelo relacionamento com correspondentes bancários.

Como ingressar na carreira bancária

carreira bancaria

Carreira bancária

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber o que é preciso para ser um bancário; qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; vagas para quem tem certificação CEA; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

Músicas que podem ajudar na sua preparação

Com o intuito de ajudar ainda mais na sua preparação, além de indicar qual o curso para trabalhar em banco, criamos algumas playlists especiais para ajudar nos seus estudos.

É importante ressaltar que as músicas são grandes aliadas na hora de se concentrar para estudar e também nos momentos em que você precisa movimentar o corpo no intervalo entre uma sessão de estudo e outra.

Por isso, pensando em facilitar a sua preparação para se tornar um bancário, montamos algumas “Playlists do Aprova”. Você tem opções para ajudar no aumento da motivação, bom humor, criatividade, autoestima, combate ao estresse e muito mais. Ouça agora:

Estude com o Aprova Concursos

estudando online

Saiba como se preparar com cursos EAD

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos! Como já mencionamos anteriormente, os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *