Certificação Scrum – O mercado da tecnologia é extremamente dinâmico e exige que os profissionais se mantenham em constante atualização. Mas, atualmente, existe outro fator decisivo na hora de definir qual profissional vai se dar melhor em uma vaga ou promoção na empresa onde trabalha: a certificação profissional. 

Para alguns empregadores, as certificações têm um peso maior até mesmo do que um curso de graduação. O principal motivo delas serem tão bem vistas pelo mercado é o fato de deixar o profissional melhor preparado para desempenhar funções específicas em determinadas áreas.

Então, ciente da importância das certificações para valorização do currículo para os profissionais da área de tecnologia da informação e gestão de projetos, hoje, o Aprova Concursos traz mais uma vez como tema a certificação scrum. 

Desta forma, se você perdeu algum dos posts anteriores, fique tranquilo porque, a partir de agora, faremos um breve resumo, onde você descobrirá tudo sobre as certificações scrum. 

Para começar, vamos explicar o que é a certificação scrum. 

Certificação scrum: o que é?

De forma resumida podemos dizer que a certificação Scrum é o atestado de que os gestores de projetos têm conhecimento a respeito de determinada metodologia. Ela foi criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber de modo a fazer da gestão algo mais ágil, uma vez que nela estão inseridos uma série de princípios, conceitos e práticas que visam essa, anteriormente citada, agilidade nos processos da Tecnologia da Informação.

Esse certificado, que é emitido por uma instituição internacionalmente reconhecida e que requer passar por um exame específico para ser obtido, tem fundamental importância para aqueles que atuam na área de TI exatamente pelos motivos mencionados no início deste texto. 

Para que serve a certificação profissional?

As certificações profissionais existem como uma forma de comprovar que o profissional detém os conhecimentos necessários para exercer uma determinada função.

É algo como uma comprovação técnica do conhecimento e habilidades.

Em segmentos como as áreas de tecnologia da informação e gestão de projetos, as certificações são de extrema importância. Por isso, existem até mesmo as específicas como certificação para gerente de projeto ou certificação para gestores de projetos. 

Porque investir em uma certificação scrum?

O processo de seleção de candidatos, realizado pelo departamento de recursos humanos das empresas, tem cada vez mais priorizado os profissionais que detém certificações profissionais, até como forma de selecionar os melhores.

Embora a certificação apenas não garanta a eficiência do profissional, o fato de possuir o certificado, pode fazer a diferença no processo de seleção para uma vaga de emprego ou promoção.

Ela demonstra que o candidato tem interesse em se especializar e evoluir profissionalmente. 

Qual é o melhor momento para investir em uma certificação scrum?

A decisão de investir em uma certificação profissional, como as certificações scrum, são totalmente pessoais. Isso porque, só você pode avaliar a real necessidade delas para o seu futuro profissional. 

Porém, uma vez decidido por investir em uma certificação é preciso levar em consideração alguns pontos. 

Depois de pesquisar a fundo sobre as melhores certificações para sua área de atuação, você deverá estudar com muita dedicação. Estudar para uma prova de certificação “de verdade” demanda muito tempo de estudo, pois as provas geralmente são bem profundas em termos técnicos. É importante também que você tenha em mente que este momento de estudo não serve somente para que você passe na prova que deseja prestar: ele também serve para que você comece a ter um conhecimento cada vez mais profundo sobre a tecnologia que está estudando.

Nosso conselho aqui é que você invista em um preparatório para certificação scrum. Isso porque, ao contar com o auxílio de profissionais especialistas no assunto será mais fácil direcionar seus estudos, focando exatamente no que realmente cai na prova. 

Outro detalhe importante é saber que as certificações, de um modo em geral, têm diversos níveis. Você pode começar pelo nível mais básico delas e ir subindo de gradativamente. Muitas delas têm trilhas, o que torna mais fácil saber a ordem de prestação das provas. Quando você se sentir preparado, poderá marcar a data de sua prova, que deverá ser aplicada por uma instituição reconhecida. Todas as provas têm um mínimo de acertos para que você possa ser contemplado com a certificação.

Conheça as certificações mais populares

PMI-ACP

A certificação Agile Certified Practitioner, conferida pelo Project Management Institute – PMI, é uma das mais criteriosas e difíceis de conseguir e, por isso, é consequentemente, uma das mais reconhecidas entre as certificações Scrum. Ela exige muitas horas de experiência em gestão de projetos e  pode ser renovada depois de um período de tempo.

ASF PELO EXIN

Esta certificação, Agile Scrum Foundation do EXIN, é voltada para os profissionais que já participam de projetos na área e desejam testar seus conhecimentos sobre os princípios ágeis. 

Se você trabalha com projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI, a credibilidade da certificação será especialmente útil, afinal, o EXIN é uma instituição certificadora da área mundialmente reconhecida.

ASM PELO EXIN

Além da certificação ASF, o EXIN também oferece a Agile Scrum Master – ASM. Ela é ideal para quem está buscando uma certificação específica para evoluir. 

PSM I PELA SCRUM.ORG

Uma das mais famosas certificações Scrum, a Professional Scrum Master I é o primeiro nível de certificações concedidas pela Scrum.org, a instituição apoiada pelos criadores do framework, Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

PSM II PELA SCRUM.ORG

O segundo nível da certificação PSM exige que os candidatos possuam um grau mais elevado de conhecimento. É uma opção interessante se você já trabalha como Scrum Master há pelo menos um ano, e deseja construir uma carreira na área.

PSM III PELA SCRUM.ORG

O PSM III é o terceiro e último nível do programa de certificações PSM da Scrum.org.  Apenas os profissionais que foram certificados como PSM I ou PSM II podem obter essa certificação.

CSM PELA SCRUM ALLIANCE

A certificação Certified ScrumMaster – CSM da Scrum Alliance é uma das primeiras certificações Scrum. Nessa certificação, o foco está em entender o framework Scrum profundamente, os papéis, eventos e artefatos que o compõem. O objetivo da certificação CSM é expandir as oportunidades de carreira e possibilitar a interação com outros profissionais da área, motivo pelo qual o curso presencial é obrigatório. 

A-CSM PELA SCRUM ALLIANCE

O segundo passo na trilha de certificação da Scrum Alliance é a A-CSM, ou Advanced ScrumMaster. Como benefícios, a certificação possibilita ao profissional lidar com problemas na equipe, melhorar o diálogo entre o Time Scrum, o Product Owner e os stakeholders e aumentar o engajamento, como forma de encorajar a prestação de contas e o comprometimento com as atividades na equipe.

CSP-SM PELA SCRUM ALLIANCE

Depois de concluir a certificação A-CSM, você pode seguir para o nível mais avançado oferecido pela Scrum Alliance, que é o Certified Scrum Professional – ScrumMaster – CSP-SM. 

Com essa certificação, o candidato aprimora a maneira que aplica o Scrum no seu ambiente de trabalho, tem acesso a eventos exclusivos para CSPs e recebe uma assinatura premium para acessar a comunidade Comparative Agility. 

SFC PELA SCRUMSTUDY

A SCRUMStudy é uma organização que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o Scrum de maneira global, tanto é que distribui o Guia SBOK, um corpo de conhecimento em Scrum, gratuitamente através da internet, e em vários idiomas.

Além disso, a instituição oferece uma certificação gratuita para incentivar o estudo do framework, a SFC (Scrum Fundamentals Certified). 

SMC PELA SCRUMSTUDY

O Scrum Master Certified, que possui como público-alvo os interessados em se tornar Scrum Masters, é o nível mais avançado de certificados emitidos pela SCRUMStudy.

Agora que você já conhece a importância das certificações para o seu currículo e também já teve a oportunidade de conhecer quais são os certificados mais relevantes, vamos enfatizar de maneira bem objetiva quais são os benefícios de se contar com uma certificação Scrum. 

Diferenciais dos profissionais que possuem a certificação scrum

  • Garantir conhecimento profundo na metodologia ágil Scrum, composto por funções, artefatos e eventos;
  • Mudança na mentalidade do profissional, que vai aprender a pensar com os valores da metodologia ágil;
  • Valorização do trabalho do profissional, que se tornará mais relevante;
  • Acesso a participação em comunidades de experts em Scrum;
  • Possuir know-how para explicar quando a empresa deve optar pela metodologia ágil;
  • Experimentar e colocar o conhecimento ágil na prática;
  • Entregar o projeto em iterações;
  • Obter mais colaboração entre o seu time de desenvolvimento;
  • Aumentar os resultados da empresa, uma vez que os profissionais vão aprender a trabalhar com novas ferramentas, recursos e tecnologias. 

5 dicas infalíveis para conquistar a sua certificação scrum

  • Tenha uma meta

Procure planejar cada passo até a conquista da sua certificação. Tenha em mente qual será o tempo de estudo até a prova e elabore um cronograma ou plano de estudos voltado para o seu objetivo.

Em tempo: tão importante quanto ter uma meta, é cumpri-la. 

  • Conte com o apoio da sua família

Toda preparação requer tempo e dedicação, por isso, pode ser que seja preciso abrir mão de alguns momentos de lazer e distração.

O ideal é que você combine com a sua família quais serão os sacrifícios a serem feitos e explique que esta é apenas uma condição temporária. Além disso, ter o apoio de familiares pode ser fundamental para seu desempenho como estudante. 

  • Tenha uma rotina de estudos

Para que você obtenha sucesso é preciso contar com uma rotina de estudos consistente.

Por meio dela, você pode reservar um tempo para estudos por meio de videoaulas, leitura do Scrum Guide e treino com questões e simulados

Para facilitar e condicionar o seu corpo e mente, procure manter a rotina todos os dias, no mesmo horário. 

  • Monitore a sua evolução

Além de estudar o Scrum Guide, os valores do Scrum, técnicas práticas, liderança servidora e outros aspectos ágeis do Scrum você precisa praticar os simulados, para se treinar para o grande dia do exame de certificação.

Desta forma, você também mede o seu desempenho e tem a possibilidade de trabalhar nas áreas em que possui mais dificuldade. 

  • Foque no inglês

O inglês da prova é relativamente de fácil compreensão. A interpretação ficará ainda mais fácil depois do treino de simulados e questões.

Entretanto, não deixe de memorizar os termos técnicos e principais expressões da área. 

Conheça outras certificações

Para você que tem interesse em outras certificações, não somente na área de TI ou Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!  

CARREIRAS BANCÁRIAS

Qual é o curso para trabalhar em banco

Qual é o salário de um bancario 

Como ingressar na carreira bancária 

Qual é a função de um correspondente bancário? 

O que precisa para ser correspondente bancário 

O que é a certificação cpa10 

O que é a certificação cpa20 

Qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20 

Quais são as certificações da carreira bancária 

Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área 

Certificação CEA: o que faz um profissional da área 

Onde trabalhar com certificação CEA 

Como tirar o Certificado CEA 

 

ÁREA DE TI E GESTÃO DE PROJETOS

O que é ITIL? 

Onde fazer a prova da certificação itil?

Quais empresas usam ITIL? 

Quanto é o salário de quem tem certificado itil? 

Qual é o papel do ITIL dentro da TI? 

Para que serve a certificação Scrum? 

Qual é o melhor certificado Scrum? 

Diferenças entre as certificadoras Scrum

Como estudar para a certificação Scrum?

Quanto custa uma certificação Scrum?

Scrum: passo a passo do estudo à prova

Certificadoras Scrum: por que existe diferença entre elas?

Comparativo entre as certificações Scrum: saiba tudo!

Certificado Scrum: qual é o melhor?

Certificação Scrum: para que serve?

Tipos de certificação PMI 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *