Se você busca informações sobre a certificação PMP, veio ao lugar certo! Pois hoje, vamos te falar tudo o que você precisa saber para conquistar essa certificação. 

Mas antes, você precisa entender sobre outras, que devem ser tiradas antes da certificação PMP. 

Então, continue lendo esse texto, e ao final, você vai entender, de fato, como ela funciona. 

Como obter a certificação PMP 

Primeiramente, você precisa saber o que é a certificação PMI. 

Ela se trata de um conjunto de certificados, que são organizados pela empresa Project Management Institute (PMI). Ela nada mais é que uma associação, líder mundial para todos aqueles que consideram as competências de gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão da melhor maneira em qualquer área.

O Project Management Institute atua por meio de colaboração, educação e pesquisa com o intuito de preparar mais de 3.000.000 (três milhões) de profissionais ao redor do mundo todo para atuar com os conceitos de Economia de Projetos. 

O que você precisa saber é que esta é uma tendência crescente na economia, onde são considerados o trabalho, e os indivíduos, e sua organização em torno de todos projetos.

Também é válido ressaltar que em 2019, o Project Management Institute celebrou seu aniversário de 50 anos e atualmente a organização está em quase todos os países do mundo com o objetivo de ajudar a alavancar carreiras. O PMI preza também pela otimização do sucesso organizacional e pelo amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos, utilizando para isso processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional, oportunidades de networking e muito mais.

Então, se você busca uma certificação para gerente de projetos, as certificações pmi são para você. 

Por fim, a certificação PMP fica dentro das certificações PMI, e podemos dizer que a certificação PMP é o padrão-ouro dos certificados em gestão de projetos.

O que é a certificação PMP?

Então, finalmente vamos te contar tudo sobre a certificação PMP, quais os requisitos e como conquitar. 

Primeiramente, você precisa saber que sigla significa Project Management Professional. E como já dissemos anteriormente, esta certificação fica dentro das certificações PMI.

Então, se você está em busca de uma certificação para gestores de projetos, o certificado PMP é para você. 

Ele é reconhecido e exigido por organizações do mundo todo e valida a competência dos profissionais para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes. Mas, antes de iniciar a busca por um preparatório para certificação pmp, você precisa conhecer os requisitos. Então, confira: é

  • Possuir o ensino médio completo, será necessário apresentar diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global;
  • Ter pelo menos 7.500 horas de liderança e gestão de projetos comprovadas;
  • Possuir 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM.

 Porém, se você tiver concluído um curso de graduação, com duração de 4 anos, será necessário apresentar comprovação de apenas 4.500 horas de liderança e gestão de projetos e de 35 horas de treinamento em gestão de projetos OU certificação CAPM.

Por que tirar a certificação PMP?

Então, agora que você já sabe do que se trata e quais os requisitos, vamos falar sobre o motivo pelo qual você deve tirar essa certificação. 

Primeiramente, você já viu acima que ela é uma das mais importantes, então, podemos dizer que essa certificação é a certificação profissional de maior reconhecimento para gerentes de projetos. Com ela você vai mostrar para o mercado que é um profissional altamente qualificado, e então, conquistar postos de trabalho mais atraentes. 

Além disso, as empresas que contratam profissionais com essa certificação, têm mais segurança sobre os resultados obtidos dos projetos. 

Por fim, podemos dizer que obter a certificação PMP é vantagem tanto para o gerente de projetos, quanto para as empresas que o contratam. 

Mas, antes de começar um curso para certificação pmp, conheça outras certificações PMI. 

O QUE É PMBOK?

Por fim, além da certificação PMP, também é importante falar sobre PMBOK. A sigla faz uma referência ao ProjectManagement.com e também é parte da PMI.

A sigla significa “Project Management Body of Knowledge” e se trata de uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. Em resumo, podemos dizer que se trata de um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos.

Mas, também é preciso ressaltar que as orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, e isso se deve ao fato de que cada projeto possui características que os diferenciam dos demais projetos. Assim sendo, podemos dizer que o PMBOK é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos e tem sua publicação regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute).

Por fim, é importante dizer que quando você procurar por um preparatório para certificação pmbok, é importante saber que o objetivo primordial do guia pmbok é a padronização e difusão das práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos reunidos em um só guia.

SAIBA MAIS SOBRE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Além de te ensinar tudo sobre a certificação PMP, aqui  você também encontra mais conteúdo sobre as certificações Scrum, PMI, ITIL, PMBOK, muito mais! No blog temos ainda diversos textos sobre os diferentes tipos de certificação tanto da carreira na área de tecnologia da informação (TI) como na carreira bancária, ou de gestão de projetos. Com toda a certeza este conteúdo vai interessar para gerentes de projetos e também para outras diversas áreas do mercado de trabalho!

Dessa maneira, sugerimos que você acesse os links que apresentamos a seguir para saber o que é ITIL? Onde fazer a prova da certificação itil? Quais empresas usam ITIL? Qual é o salário de quem tem certificado itil? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? Para que serve a certificação Scrum? Qual é o melhor certificado Scrum? Diferenças entre as certificadoras Scrum; Como estudar para a certificação Scrum? Quanto custa uma certificação Scrum? Qual é o papel do ITIL dentro da TI? O que é a certificação PMP? Tipos de certificação PMI. Comparativo entre as certificações Scrum. Qual é o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário;

o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área; certificação CEA: o que um profissional da área; onde trabalhar com certificação CEA; como tirar o Certificado CEA e muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e veja uma lista completa com todas as informações sobre outros tipos de certificados!

Estude com o Aprova Concursos

Você ainda não possui uma formação de nível superior? Então, antes de fazer sua certificação PMP, aproveite e inicie hoje mesmo um curso superior ead para conquistar uma excelente vaga no mercado de Tecnologia da Informação! Neste caso, sugerimos os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração para quem está em dúvida e não sabe qual curso escolher.

Como você não tem muito tempo, com toda a certeza o melhor método para estudar é o que utiliza videoaulas, pois elas trazem o conteúdo que realmente interessa em apenas 30 minutos de duração. Dessa maneira, é muito importante ressaltar também que se futuramente você deseja prestar concurso público na área de TI, oferecemos preparatórios específicos para cada concurso público e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que com certeza será o fator diferencial na sua aprovação!

Questões sobre a certificação PMP

Conforme mencionais anteriormente, se o seu sonho é ingressar em um cargo  trabalhando com gerência de projetos, é muito importante que depois de saber o que é a certificação PMP, você procure por uma preparação para concursos públicos com questões específicas e provas realizadas em certames anteriores na área.

Dessa maneira, para te ajudar ainda mais, além das dicas de como estudar para a certificação PMP, separamos questões sobre certificado PMP. Assim sendo, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e especial de testar seus conhecimentos sobre a certificação PMP.

Confira:

Questão 1:

Projetos de usinas hidrelétricas exigem a definição de vazões e hidrogramas de projeto para o dimensionamento das diversas estruturas hidráulicas. Um dos procedimentos utilizados é a estimativa da precipitação máxima provável (PMP) e o uso de um modelo de transformação chuva-vazão para o cálculo das vazões e hidrogramas de projeto. Com relação ao assunto, quando existem dados pluviométricos e climatológicos de um número significativo de tormentas severas observadas na bacia do projeto e quando a área de drenagem ultrapassa significativamente a extensão espacial das tormentas, qual método de estimativa da PMP é aplicável?

  1. a) Padronização de tormentas severas.
  2. b) Transposição de tormentas severas.
  3. c) Maximização de tormentas severas.
  4. d) Maximização de sequências de tormentas severas.
  5. e) Métodos estatísticos.

Sabe a resposta? Então clique aqui e confira! 

Questão 2

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

A Cia. Ithaka fabrica bandeirinhas de papel para festas juninas, que, em 2011, eram vendidas por R$ 1,50 o metro linear. Uma estimativa baseada na evidência mais confiável mostrou que o preço de venda para o ano seguinte seria de R$ 0,80 o metro linear, haja vista a entrada de uma concorrente que produz bandeirinhas mais duráveis. No final do exercício de 2011, a Cia. Ithaka tinha 50.000 metros em estoque, contabilizados por R$ 0,70 o metro linear. Contudo, uma vistoria identificou avarias na estocagem e estimou um custo adicional de R$ 0,20 por metro para colocar o produto em condições de comercialização. Nessa situação, se a Cia. Ithaka mensurar o estoque de bandeirinhas de papel pelo valor realizável líquido, os relatórios contábil-financeiros da entidade, em 31/12/2011, apresentarão o valor total de R$ 5.000,00 para esse ativo.

(  )Certo

(  )Errado

Quer ver qual a resposta certa? Então clique aqui!

Questão 3:

No mês de março de 2011, a Empresa Comercial Ltda. realizou as seguintes operações com mercadorias:

• dia 5: aquisição de 50 unidades a R$ 10 cada uma;

• dia 15: aquisição de 50 unidades a R$ 20 cada uma;

• dia 8: venda de 50 unidades ao preço unitário de R$ 15;

• dia 31: venda de 50 unidades a R$ 30 cada uma.

Sabendo-se que o estoque no início do mês era de 50 unidades a R$ 8 cada e que o ICMS incidente nas operações era de 10%, o valor do estoque final, pelo critério de avaliação do custo médio ponderado, foi igual a:

  1. a) R$ 662,50
  2. b) R$ 583,33
  3. c) R$ 900,00
  4. d) R$ 725,00
  5. e) R$ 652,50

Clique aqui e confira qual a alternativa correta.

Questão 4:

Com base nos seguintes dados, determine o valor do Custo a ser contabilizado no Resultado e o Saldo do Estoque que deverá constar no Patrimônio pelo método da Média Ponderada Móvel.

1.Compra de 150 peças, por R$ 200,00 cada , com 18% de ICMS. 2.Compra de 230 peças, por R$ 300,00 cada, com 12% de ICMS. 3.Venda de 210 peças, por R$ 500,00 cada. 4.Compra de 250 peças, por R$400,00 cada, com 18% de ICMS. 5.venda de 360 peças, por R$ 600,00 cada.

a) Custo – R$ 178.389,30/Saldo estoque – R$ 20.613,00

b) Custo – R$ 321.000,00/Saldo estoque – R$ 20.613,00

c) Custo – R$ 150.154,50/Saldo estoque – R$ 17.167,20

d) Custo – R$ 321.000,00/Saldo estoque – R$ 36.000,00

e) Custo – R$ 99.000,00/Saldo estoque – R$ 24.000,00

Clique aqui para conferir a resposta certa.

É importante que você simule o dia da sua prova de concurso público, pois somente dessa forma você vai conseguir deixar um pouco do nervosismo de lado, e ficará cada vez mais perto de conquistar aquela vaga dos seus sonhos na área de Tecnologia da Informação!

CLIQUE AQUI E RESPONDA QUESTÕES SOBRE A CERTIFICAÇÃO PMP

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *