O que é ITIL: tudo o que você precisa saber!

Atualizado em 22/02/2021 às 09:55

Você está pensando em ingressar na área de Tecnologia da Informação, ou em conquistar uma oportunidade melhor como profissional de TI? Veio ao lugar certo! Vamos te contar tudo sobre certificação na área de ti, certificação para profissionais de ti, o que é ITIL, certificação itil,  prova itil, certificação itil foundation, certificação itil v3, certificação itil v4 e muito mais!

O que é ITIL

certificado itil

Saiba tudo sobre ITIL!

Primeiramente, para saber o que é itil é preciso conhecer o significado da sigla ITIL, que em inglês quer dizer Information Technology Infrastructure Library, ou seja Biblioteca de Infraestrutura e Tecnologia da Informação (em tradução livre). A certificação ITIL é um conjunto das melhores práticas em gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação. É reconhecida em todo o mundo como uma das principais certificações para os profissionais da área de Tecnologia da Informação, também chamada na forma abreviada de “TI”.

Em segundo lugar, é importante ressaltar que a certificação itil foundation, também chamada de biblioteca ITIL foi desenvolvida no fim dos anos 1980 pela Central Computer and Telecommunications Agency, e é um conjunto de boas práticas em infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI. A sua aplicação está direcionada para as áreas operacional e tática de uma empresa.

Assim sendo, o modelo dessa biblioteca é inteiramente flexível e adaptável ao negócio e estratégia de Tecnologia da Informação. E podemos dizer que o principal objetivo da biblioteca ITIL é a promoção de uma gestão direcionada à entrega eficiente dos serviços ao cliente. Quando bem executada, essa política operacional fornece um impacto muito positivo nos processos do negócio.

Princípios da biblioteca ITIL

Agora que você já sabe o que é itil, precisa saber também que a certificação ITIL é composta por processos e funções que servem para redirecionar o trabalho da área de TI conforme o setor em que a empresa está inserida e também o seu perfil de atuação. Dessa maneira, o time de técnicos, analistas e profissionais de suporte podem desenvolver e entregar ao usuário final serviços de qualidade, com rapidez e custo aceitável.

Dessa maneira, a biblioteca ITIL possui um alto nível de flexibilidade e para maximizar os resultados obtidos com esse guia de boas práticas, por exemplo, as recomendações podem ser seguidas junto de outras normas, metodologias e padrões de gestão de projetos, independentemente do porte da organização.

Porém, é preciso ressaltar que o gestor deve ter em mente que seguir as boas práticas da biblioteca pode ser um fator decisivo para que o negócio se mantenha competitivo no mercado. Ao longo das últimas décadas, a biblioteca ITIL passou por constantes revisões, e em sua última versão, o manual de boas práticas está agrupado em cinco volumes:

  1. Estratégia de Serviço;
  2. Desenho de Serviço;
  3. Transição de Serviço;
  4. Operação de Serviço;
  5. Melhoria Contínua do Serviço.

 

E ainda, esses cinco volumes são compostos por um conjunto de 26 processos e quatro funções básicas, que orientam o gestor de Tecnologia da Informação e podem ser aplicados conforme o profissional julgar necessário.

Prova ITIL

prova certificacao itil

Saiba como obter a certificação ITIL.

A partir do ano de 2014, a Axelos passou a ser a proprietária da certificação ITIL e a administração dos exames é feita pelas Organizações de Treinamento Credenciadas (ATOs). Por outro lado, as acreditações ficam sob a responsabilidade dos Institutos de Exames Estratégicos (EI).

Assim sendo, a certificação itil V3 era realizada em 5 níveis: Master, Expert, Intermediate, Practitioner e Foundation. Por outro lado a certificação itil v4 teve o seu esquema aperfeiçoado com a inclusão dos exames ITIL Master e ITIL Foundation.

O ITIL Foundation possui 2 caminhos diferenciados: ITIL Strategic Leader (SL) e ITIL Managing Professional (MP). Cada um deles tem os seus exames e módulos próprios e exige um nível de conhecimento distinto com o comprometimento dos interessados.

A certificação ITIL é indicada para os profissionais de TI que desejam se capacitar para aplicar as melhores práticas em suas funções. É importante ressaltar que ela não é somente uma prova a ser feita, mas uma capacitação em níveis variados. O primeiro teste é o da ITIL Foundation. Em seguida Managing Across the Lifecycle, depois, ITIL Expert e por fim o ITIL Master.

Em resumo, cada prova representa uma etapa do treinamento, sendo que para chegar até a última fase é crucial passar por todas as anteriores em ordem escalável. Os profissionais de TI até podem estudar sozinhos, mas com a ajuda de um curso preparatório o caminho ficará mais fácil.

Tipos de certificação ITIL

A Certificação ITIL é dividida em 5 níveis diferentes:

Certificação ITIL Foundation

É um pré-requisito para as outras certificações, aborda conceitos de gestão dos serviços de TI e sua terminologia. Ao todo a prova possui 40 questões de múltipla escolha, para resolução em 60 minutos e a necessidade é de 65% de acerto para aprovação.

Certificação ITIL Practitioner

Nesta aqui o foco é na aplicação do que foi aprendido em Foundation e, em especial, na melhoria de processos.

Certificação ITIL Intermediate

Esta por sua vez, deve ser feita por profissionais de TI que já tem um conhecimento intermediário sobre gestão de serviços de TI. Ela atesta a capacidade mais prática do profissional, que já passa a receber conhecimento para aplicar o que sabe no negócio. É preciso saber sobre Service Desk e gestão de incidentes.

Certificação ITIL Expert

Nesta etapa os profissionais tem contato com o Life Cycle do serviço. E também são avaliados processos e cargos na gestão de TI.

Certificação ITIL Master

É o último nível da certificação ITIL, indicada para gestores e CEOs, ou seja, cargos mais executivos. A abordagem é muito mais sênior e exige uma experiência maior do que 5 anos. Para ser aprovado no último nível, a indicação é de que um curso complementar seja considerado, por conta da maior complexidade que será exigida.

Outros tipos de certificação na área de TI

Em resumo, podemos afirmar que a área de Tecnologia da Informação é muito dinâmica, novidades aparecem todos os dias e por isso as certificações de TI são muito importantes para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados e em desenvolvimento constante de suas habilidades práticas.

Assim sendo, a certificação para profissionais de TI também pode ajudar a colocar esses profissionais em contato com outros profissionais da área que tenham interesses e especialidades similares, construindo uma rede de contatos ampla, tanto para a troca de informações como para ajuda mútua.

Assim sendo, veja os principais certificados da área de TI:

CCNA

A CCNA (Cisco Certified Network Associate) é uma categoria de certificações técnicas oferecidas pela Cisco que tem como objetivo atender pessoas que estão começando a carreira no setor de TI.

CCNP Data Center

Certificação que comprova a abrangente habilidade que o profissional de TI tem de focar em soluções, tecnologias e melhores práticas para projetar, implementar e gerenciar infraestruturas de data center modernas e seguras.

CISSP

O CISSP (Certified Information Systems Security Professional) é uma certificação de segurança da informação desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistemas de Informação conhecido também pela sigla (ISC).

CompTIA Mobility+

Certificação que tem como finalidade testar e comprovar os conhecimentos, as habilidades e a experiência dos profissionais de TI no campo das tecnologias móveis.

EMC

A certificação EMC Cloud Architect (EMCCA) é uma oferta de treinamento do EMC de armazenamento e arquitetura de nuvem com alto nível em conceitos de design. A certificação possui duas etapas: EMC Cloud Architect Virtualized Infrastructure e EMC Cloud Architect IT as a Service.

MCSD

A certificação do programa MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer) foi preparada para que os desenvolvedores de softwares demonstrem suas capacidades de construir soluções usando tecnologias, tanto locais quanto em nuvem.

Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL

Certificação desenvolvida para elevar os níveis de conhecimento e de competências dos profissionais que pretendem seguir carreira como especialistas em construção de aplicativos de internet centrados em bancos de dados.

RHCE

A certificação RHCE (Red Hat Certified Engineer) é oferecida pela empresa Red Hat, ela possui um programa de capacitação em diferentes níveis e esta é intitulada como a principal do programa, pois é uma certificação de nível médio a avançado e que foca nos tópicos abordados na certificação RHCSA (Red Hat Certified System Administrator).

VMware VCP-Cloud

Certificação que valida e comprova as habilidades e experiências necessárias para instalar, configurar e administrar um ambiente de nuvem usando o VMware vCloud Automation Center e seus componentes relacionados.

Saiba mais sobre certificações

Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes tipos de certificações! Começando pela carreira bancária, você vai saber qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; Certificado CEA: quanto ganha um profissional nesta área?; Certificação CEA: o que um profissional faz nessa área?; Onde trabalhar com certificação CEA?; Como tirar o Certificado CEA?; Onde fazer a prova da certificação ITIL? E muito mais!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre certificações!

Estude com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho ou nos próximos concursos públicos! Os cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis e Administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira na área de TI.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

Questões sobre certificação ITIL

E se você deseja ingressar em um cargo público na área de TI, é importante treinar também com questões e provas realizadas em concursos anteriores nesta área. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 400 questões sobre ITIL aplicadas em diversos certames para diferentes cargos de nível superior.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos e simular o dia da sua prova, assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Clique aqui e teste seus conhecimentos com questões de concurso sobre ITIL

Questão 1

Aplicada este ano, essa pergunta apareceu no concurso público da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ AL) para o cargo de Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual. O certame foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos):

Julgue o item, relativo a fundamentos os da ITIL v3.

A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

(  ) Errado
(  ) Certo

Clique aqui para responder!

Questão 2

A segunda pergunta que separamos foi aplicada no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE RO), também pela banca Cebraspe, para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Sistemas:

O desenvolvimento de sistemas é fortemente apoiado por processos da ITIL, em especial pelo gerenciamento da configuração e de ativo de serviço, que é um processo aplicado em todo ciclo de vida de serviços da ITIL. O objetivo principal desse processo é

a) identificar os itens de configuração para entregar os serviços de TI.
b) controlar as mudanças.
c) dar saída ao sistema de gerenciamento de conhecimento de serviços.
d) suportar a transição por meio de planejamento eficaz.
e) controlar versão de software, hardware e demais itens de infraestrutura.

Clique aqui para responder!

Questão 3

Por fim, a terceira pergunta que separamos, também foi aplicada em 2019, pela Câmara Municipal de Piracicaba (estado de São Paulo), para ingresso no cargo de Administrador de Redes. A organização do certame foi de responsabilidade da banca VUNESP.

No livro Desenho de Serviço do ITIL v3 há um processo que tem como um de seus objetivos disponibilizar a informação somente para quem tiver permissão para tal. Esse processo corresponde ao Gerenciamento

a) de Segurança da Informação.
b) de Portfólio de Serviços.
c) do Nível de Serviços.
d) do Catálogo de Serviços.
e) Financeiro para Serviços de TI.

Clique aqui para responder!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Compartilhe com
seus amigos

Deixe seu Comentário

3 × cinco =

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS