Quem trabalha ou deseja trabalhar com gerenciamento de projetos encontra um mercado amplo e aquecido no momento. Diversas empresas buscam por um gestor de projetos qualificado. 

Mas afinal, você sabe o que faz um gerente de projetos? Então continue acompanhando esse texto que nós vamos te explicar tudo. Além disso, você também vai aprender o que é preciso para conquistar esse cargo e qual a melhor certificação para gerente de projetos.

O que faz um profissional de gerenciamento de projetos? 

Primeiramente é preciso entender do que se trata essa profissão que vem sendo tão valorizada no mercado de trabalho. 

De forma resumida, podemos dizer que o Gerente de projetos é o responsável pelo sucesso de um projeto. Ele é o profissional que vai definir papéis, atribuir tarefas, administrar investimentos, acompanhar e documentar o andamento da equipe e integrar as pessoas a trabalharem juntas. Também é função do gestor de projetos monitorar possíveis riscos e estar preparado para mudar de estratégia rapidamente, se for necessário.

Então, podemos dizer que as principais funções dele são:

  • Gerir o cronograma geral
  • Identificar, gerir e resolver os principais problemas
  • Definir e obter métricas apropriadas
  • Divulgar as informações para as partes interessadas

Para se tornar um profissional nessa área, é necessário ter um grande senso de organização e agilidade para a tomada de decisões. Além disso, é imprencidível ter uma visão para calcular os riscos. Confira mais algumas características do perfil deste profissional: O gerente de projetos é, acima de tudo, um líder.

  • É necessário saber se comunicar muito bem.
  • Possuir um perfil negociador
  • Estar aberto a mudanças
  • Manter o foco nos resultados
  • Sabe avaliar os riscos
  • Manter-se em constante aprendizagem

Mas, além dessas características, para se tornar um profissional capacitado em gerenciamento de projetos, é preciso investir e se preparar para obter uma certificação para gestores de projetos.

O que é preciso para trabalhar com gerenciamento de projetos? 

Além da identificação com o perfil descrito anteriormente, esse profissional vai precisar de um curso superior. Não existe uma área de formação específica para construir uma carreira nessa área, mas se você tiver uma especialização, já sai na frente dos demais candidatos a uma vaga no mercado de trabalho. 

Porém, mesmo sem uma formação determinada, as empresas valorizam os profissionais que possuem uma certificação profissional. E é sobre elas que nós vamos falar agora. 

Então, se você quer se destacar como gerente de projetos, precisa conhecer todas as certificações pmi. 

Gerenciamento de projetos: certificação PMI

Saber do que se trata essa sigla é o primeiro passo para conquistar a sua certificação e garantir o seu crescimento profissional no gerenciamento de projetos. 

Então, podemos dizer que ela se trata de um conjunto de certificados, que são organizados pela empresa Project Management Institute (PMI). Ela nada mais é que uma associação, líder mundial para todos aqueles que consideram as competências de gestão de projetos, programas e portfólios como essenciais para exercer a sua profissão da melhor maneira em qualquer área.

O Project Management Institute atua por meio de colaboração, educação e pesquisa com o objetivo de preparar mais de 3.000.000 (três milhões) de profissionais ao redor do mundo todo para atuar com os conceitos de Economia de Projetos. 

O que você precisa saber é que esta é uma tendência crescente na economia, onde são considerados o trabalho, e os indivíduos, e sua organização em torno de todos projetos.

Também é válido ressaltar que no ano de 2019, o Project Management Institute celebrou seu aniversário de 50 anos e atualmente a organização está em quase todos os países do mundo com o objetivo de ajudar a alavancar carreiras nesta área. O PMI preza também pela otimização do sucesso organizacional e pelo amadurecimento cada vez maior da profissão de gestão de projetos, utilizando para isso processos reconhecidos mundialmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional, oportunidades de networking e muito mais.

Então, se você busca uma certificação para gerente de projetos, as certificações pmi são para você. 

Por fim, para você entender melhor do que se trata, agora vamos falar das certificações oferecidas pela PMI, começando pela mais conhecida e buscada por profissionais desta área: a certificação PMP. 

O que é a Certificação PMP?

Primeiramente, você precisa saber que sigla significa Project Management Professional. E como já dissemos anteriormente, esta certificação fica dentro das certificações PMI.

Então, se você está em busca de uma certificação para gestores de projetos, o certificado PMP é para você. 

Esse certificado é reconhecido e exigido por organizações do mundo todo e valida a competência dos profissionais para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo equipes e os projetos em si. Mas, antes de iniciar a busca por um preparatório para certificação pmp, você precisa conhecer os requisitos. Então, confira: é

  • Possuir o ensino médio completo, será necessário apresentar diploma de nível médio, grau de associado ou o equivalente global;
  • Ter pelo menos 7.500 horas de liderança e gestão de projetos comprovadas;
  • Possuir 35 horas de treinamento em gestão de projetos ou certificação CAPM.

 Porém, se você tiver concluído um curso de graduação, com duração de 4 anos, será necessário apresentar comprovação de apenas 4.500 horas de liderança e gestão de projetos e de 35 horas de treinamento em gestão de projetos ou certificação CAPM.

Gerenciamento de projetos: Por que tirar a  Certificação PMP?

Nós já mencionamos que essa é a certificação mais conhecida e buscada pelos profissionais de gerenciamento de projetos, então, podemos dizer que essa certificação é a certificação profissional de maior reconhecimento para gerentes de projetos. Com ela você vai mostrar para o mercado que é um profissional altamente qualificado, e então, conquistar postos de trabalho mais atraentes. 

Além disso, as empresas que contratam profissionais com essa certificação, têm mais segurança sobre os resultados obtidos nos projetos. 

Por fim, podemos dizer que obter a certificação PMP é vantagem tanto para o gerente de projetos, quanto para as empresas que o contratam. 

Mas, antes de começar um curso para certificação pmp, conheça também o PMBOK. 

O que é PMBOK?

Por fim, agora vamos falar sobre o PMBOK.

A sigla faz referência ao ProjectManagement.com e também faz parte da família PMI, o que cria uma comunidade global online que oferece inúmeros recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas no mercado de gerenciamento de projetos.

A sigla PMBOK significa “Project Management Body of Knowledge” e consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. Ele nada mais é do que um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos. Também vale ressaltar que ele é fundamentado em dois conceitos principais: as áreas de conhecimento e o processo de gerenciar um projeto.

Ele foi criado em 1996. E a cada 4 anos, em média, o PMI reedita esse material. 

Mas é preciso ressaltar que as orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, e isso se deve ao fato de que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais projetos. Assim sendo, podemos dizer que o PMBOK é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos e têm sua publicação regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute).

Quando você procurar por um preparatório para certificação PMBOK, é importante saber que o objetivo primordial do guia PMBOK é a padronização e difusão das práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro reunidos em um só guia.

Benefícios do PMBOK

Por fim, vamos falar um pouco sobre os benefícios que o PMBOK pode oferecer para as empresas e profissionais no gerenciamento de projetos. Entre eles podemos destacar os seguintes: 

  • Melhoria no fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
  • Ênfase no uso dos recursos de maneira eficiente;
  • Padronização das atividades do gerenciamento do projeto;
  • Redução da negligência de atividades importantes;
  • Controle sobre o andamento do projeto;
  • Aumento significativo das chances de sucesso do projeto;
  • Tratamento otimizado de riscos.

 Outras certificações PMI

O PMI não oferece apenas as certificações citadas acima, ela tem uma série de outros certificados que podem te ajudar a alavancar a sua carreira ainda mais. 

Então, preparamos uma lista com as certificações disponíveis. Confira: 

  • Profissional de Gestão de Programas (PGMP)®
  • PMI-RMP®
  • Profissional de Gestão de Portfólio (PFMP)®
  • Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA)®
  • Técnico Certificado em Gestão de Projetos (CAPM)®
  • Profissional ágil Certificado do PMI (PMI-ACP)®
  • Profissional de Gestão de Cronograma PMI (PMI-SP)®

CONHEÇA OUTRAS CERTIFICAÇÕES

Por fim, agora que você já sabe tudo o que precisa para se tornar um profissional de sucesso na área de gerenciamento de projetos, pode começar a se preparar para obter as certificações.

E para você que tem interesse em outros certificados, não somente na área de Gestão de Projetos, nós do Aprova Concursos separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados que incluem também como assunto as certificações bancárias. Não deixe de conferir!

CARREIRAS BANCÁRIAS

Se você quer ficar por dentro de tudo sobre carreiras bancárias, fique sabendo que há muito conteúdo sobre o assunto aqui no blog. Por isso, separamos abaixo uma listinha com os temas que você encontra por aqui. Confira abaixo, clique em quantos quiser e fique sempre bem informado:

ÁREA DE TI E PROJETOS

Outro assunto que parece muito aqui no blog e pode ser do seu interesse são as certificações que envolvem a área da TI e Projetos. Então, confira os temas de postagens que você encontra conteúdo por aqui:

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *