Onde trabalhar com certificação CEA?

Atualizado em 15/03/2022 às 13:57

Primeiramente, se a sua dúvida e onde trabalhar após conquistar a Certificação CEA, veio ao lugar certo! Hoje vai aprender tudo sobre essa certificação, por exemplo: como obter, para que serve, onde e como se inscrever. Enfim, continue nesse texto e saiba tudo o que precisa antes de se inscrever no exame. 

O Certificado de Especialista em Investimentos (CEA) é voltado para profissionais que trabalham em instituições financeiras e querem atingir altos cargos dentro das instituições. Mas vamos explicar melhor! Então, continue lendo esse texto e saiba tudo sobre essa certificação. 

O que é a Certificação CEA?

Saiba tudo sobre esta certificação

Como já dissemos, a sigla CEA significa  Certificado de Especialista em Investimentos. Ele é feito emitido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, também conhecida como ANBIMA. A certificação CEA é requisito para os profissionais bancários que querem atuar como assessores de gerentes de contas de investidores e  pode ser considerada como o próximo passo depois de obter as certificações CPA10 e CPA20.

Portanto, somente após a aprovação da certificação CEA é possível supervisionar aqueles profissionais que prospectam o cliente, vendem os produtos e também indicar os melhores produtos financeiros. Então, podemos dizer que o certificado CEA é muito importante para os profissionais da área comercial, pois é ele que ajuda a manter um padrão de qualidade na venda de fundos.

Para finalizar, podemos resumir dizendo que o CEA certifica os profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos. Ao obter a certificação CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela certificação CPA-10 e pela certificação CPA-20.

Por fim, é importante destacar ainda que o certificado CEA se destina: 

  • Aos profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código
  • Aos estudantes e aos profissionais que atuam em autarquias ou em órgãos públicos.

Como obter a Certificação CEA

A certificação é obtida através da realização de uma prova da ANBIMA. Esse exame é composto por uma avaliação que contém 70 (setenta) questões. O tempo disponível para responder as 70 (setenta) questões é 3 (três) horas e 30 (trinta) minutos, e é necessário obter no mínimo 70% de acerto nas respostas.

A inscrição para a prova da certificação CEA poderá ser efetuada todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, por meio do sistema de inscrição para os exames disponível no site da ANBIMA, no endereço eletrônico www.anbima.com.br, acessando a opção “educar”.

Assim sendo, destacamos que a taxa de inscrição para os candidatos vinculados às instituições associadas à ANBIMA tem o custo de R$ 717,00 (setecentos e dezessete reais). Por outro lado, a taxa de inscrição para os candidatos não vinculados às instituições associadas à ANBIMA, ainda que participantes do Código de Certificação, ou candidatos com Inscrição Avulsa, tem o custo de R$ 860,00 (oitocentos e sessenta reais). Essa inscrição pode ser feita pelo setor de Recursos Humanos das instituições financeiras, ou diretamente pelo candidato. Além disso, é importante ressaltar que o pagamento pode ser realizado com cartão de crédito ou via boleto bancário. 

Por fim, o Exame da Certificação CEA é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, a FGV, e as localidades para realização das provas constam no site da ANBIMA, também na opção “educar”.

Como é a prova da Certificação CEA

Como você já viu, o Exame é composto por 70 questões e para ser aprovado, é necessário obter um resultado igual ou superior a 70% de acertos. Isso quer dizer que vai conquistar o certificação na área financeira quem acertar ao menos 49 questões da prova. 

Além disso é importante ressaltar que a prova é computadorizada e você pode marcar o dia e o horário para a realização. Mas atenção, o candidato poderá solicitar o cancelamento do agendamento por até duas vezes, desde que a solicitação seja feita em até oito dias da data do exame. Então, fique de olho nos prazos para não perder a data da sua prova.

Por fim, durante o exame, o candidato deverá usar calculadora. Porém, só será permitida a calculadora financeira ou similar não alfanumérica. Além disso, durante a aplicação da prova, a ANBIMA disponibilizará as fórmulas. E o resultado da sua prova estará disponível em até 15 dias corridos após a realização.

 O que cai na prova da Certificação CEA 

Então, se você vai fazer a prova de certificação para bancários ou quer se tornar um especialista em investimento, precisa estar bem preparado para o Exame de certificação. Nesse sentido, pode iniciar a sua preparação focando nos conteúdos que caem na prova. 

O Exame é divido em sete módulos, sendo eles sobre os seguintes temas:

  • Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  • Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  • Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  • Fundos de Investimento;
  • Gestão de Carteira e Risco;
  • Planejamento de Investimento;
  • Produtos de Previdência Complementar.

Teste seus conhecimentos respondendo questões

Uma das melhores formas de se preparar para a prova é respondendo questões que já foram aplicadas anteriormente. Dessa forma, você fica mais bem preparado para enfrentar os desafios do teste, e também, mas confiante do seu desempenho. Além disso, você também consegue conhecer alguns detalhes importantes do teste. Como, por exemplo, quantas são as alternativas de resposta, o tamanho do enunciado e o nível de dificuldade das questões. São detalhes que fazem a diferença e podem te deixar mais perto da aprovação. Então, preste atenção a todos eles durante a sua prática.

Se prepare com questões de exames já realizados

Por isso, no Aprova Questões, você tem acesso a mais de 1.000 questões da ANBIMA. Essas perguntas já foram aplicadas anteriormente pelo órgão para diferentes certificados. Então, não perca tempo, responda perguntas diariamente, acompanhe o seu desempenho e alcance o seu objetivo mais rapidamente.

Saiba mais sobre a carreira bancária

O seu sonho é ingressar na carreira bancária? Em nosso blog temos diversos textos sobre os diferentes aspectos da carreira em bancos. Você vai saber qual o curso para trabalhar em banco; qual é o salário de um bancario; como ingressar na carreira bancária; qual é a função de um correspondente bancário; o que precisa para ser correspondente bancário; o que é a certificação cpa10; o que é a certificação cpa20; qual a diferença entre as certificações cpa10 e cpa20; quais são as certificações da carreira bancária; enfim todos os requisitos para seguir na carreira bancária!

Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre a carreira bancária e a certificação para correspondente bancário, curso para bancario, certificação aneps, certificação abecip e muito mais!

Conheça outras certificações

ANEPS

Certificação ANEPS

A sigla ANEPS significa Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País. Ela se trata de uma entidade representativa que tem o objetivo de congregar e defender os interesses das Promotoras de Crédito e Correspondentes no Brasil.

Então, para obter a certificação ANEPS é necessário fazer também uma prova que é realizada em conjunto com o Instituto Totum. A avaliação é obrigatória e está prevista no artigo 12 da resolução 3954/2011 do Banco Central. Portanto, todos os profissionais contratados para atender e ofertar operações de crédito e arrendamento mercantil, podem exercer esta profissão, caso sejam considerados aptos neste exame.

Dessa maneira, a instituição possui várias provas, e para você realizar qualquer uma delas é necessário possuir alguns requisitos mínimos, tais como:

  • ter formação de no mínimo de 5.º ano do ensino básico;
  • idade mínima de 18 anos completos;
  • aceitar as regras da certificação ANEPS
  • possuir um computador ou um smartphone atualizado para a realização do exame – que é inteiramente online.

ABECIP

Certificação ABECIP

A certificação da ABECIP, além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, pretende reconhecer a capacidade técnica e a experiência do profissional de crédito imobiliário, incentivando sua atualização, dando maior credibilidade para os associados e não associados, assim elevando os padrões de conduta ética e fortalecendo o mercado de crédito imobiliário.

A  sigla ABECIP significa Associação Brasileira das Entidades e Crédito Imobiliário e Poupança, o programa de certificação profissional da ABECIP tem o objetivo de promover e aperfeiçoar os profissionais das instituições financeiras que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras com lastro em imóveis.

AAI

AAI

Saiba tudo sobre AAI

Primeiramente, a sigla AAI significa Agente Autônomo de Investimentos , esta é uma certificação oferecida pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). Dessa forma, podemos dizer que esta é a única entidade que possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer a certificação no Brasil.

Dessa maneira, a certificação AAI habilita o profissional para auxiliar as pessoas em seus investimentos e dar orientações gerais. Esta certificação é uma boa opção para quem deseja trabalhar em uma corretora, pois ela é exigida para habilitar os profissionais na venda dos produtos.

CGA

cga anbima

Certificado de Gestores ANBIMA.

Em resumo, o Certificado de Gestores Anbima (CGA) é obrigatório para quem deseja trabalhar com gestão profissional de recursos de terceiros, como carteiras ou fundos de investimentos. Assim sendo, a certificação CGA é necessária tanto para quem deseja trabalhar como gestor de banco, como de uma corretora ou de gestora.

Portanto, com o certificado CGA o profissional tem a permissão para gerenciar um portfólio de investimentos e tomar decisões para alocar o dinheiro dos investidores onde ele acredita que terá melhor rentabilidade. Apenas com o certificado CGA é que o gestor pode escolher os ativos do fundo, a compra e venda dos papéis.

CFP

Certificação CFP

O Certified Financial Planner (CFP) habilita o profissional a trabalhar como consultor avaliando objetivos e riscos de cada cliente para montar uma estratégia de investimento para cada perfil. Este certificado é voltado para quem deseja atuar como planejador financeiro.

Assim sendo, é importante lembrar que ele não obrigatório, e sim um diferencial. Portanto, só pode tirar o certificado, os profissionais com mais de três anos de experiência no mercado – e ele tem validade de apenas dois anos.

CNPI

certificado cnpi

Certificado Nacional do Profissional de Investimentos.

Por fim, o Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI) é obrigatório, e realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais. O certificado CNPI é solicitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que uma pessoa possa exercer a função de Analista de Valores Mobiliários.

Em resumo, quem deseja trabalhar como especialista em análises e emissão de relatórios de bancos ou corretoras precisa obrigatoriamente deste certificado. Vale ressaltar ainda que ele é dividido em três tipos, o CNPI (para analistas fundamentalistas), CNPI-T (para analistas técnicos) e CNPI-P, sendo o mais completo e destinada ao analistas técnicos e fundamentalistas.

 

PREPARE-SE COM O APROVA

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos na área de bancos! Como já mencionamos anteriormente, os cursos de ciências contábeis e administração são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir ingressar na carreira bancária.

Assim sendo, como você não tem muito tempo, precisa deixar as centenas de páginas de apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de apenas 30 minutos.

Dessa maneira, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne muito cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia a dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse. Confira em nosso site um curso para concurso que será o fator decisivo para sua aprovação!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

 

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS