Muitas pessoas, que querem ir em busca de uma certificação para acrescentar ao currículo e alavancar a carreira, têm uma dúvida no que diz respeito a diferença entre o Scrum Master e um Gerente de Projetos do PMI. Por isso, preparamos essa postagem especial para solucionar essa questão e ajudar a mostrar qual o melhor caminho que você deve seguir.

O que é a Certificação Scrum?

Antes de efetivamente falar sobre o que é Scrum Master, é fundamental contarmos um pouco a respeito da Certificação Scrum como um todo. Bom, ela foi criada pelos americanos Jeff Sutherland e Ken Schwaber, respectivamente um programador e um desenvolvedor de softwares, com o intuito de atribuir a quem a possui conhecimento para agilizar o desenvolvimento, a entrega e a sustentabilidade de produtos considerados complexos. Ela, portanto, atesta que os gestores de projetos têm conhecimento a respeito de determinada metodologia. Esse certificado requer que seus postulantes passem por um exame específico para obtê-lo, e é emitido por uma instituição de renome internacional, fazendo então com que as habilidades adquiridas não se restrinjam apenas ao nosso território, mas a qualquer outro país.

Trata-se de uma certificação com fundamental importância para quem atua na área de Tecnologia da Informação (principalmente no campo de desenvolvimento de software, muito embora também possa ser utilizado em marketing, pesquisa, vendas e etc.), uma vez que com ele, as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho aumentam, uma vez que, como dissemos anteriormente, atualmente a maioria das empresas o colocam como pré-requisito.

Quem é o Scrum Master?

Agora sim, vamos finalmente focar em um dos tópicos que te trouxe até aqui: o que faz um Scrum Master.  Na realidade, ele compõe uma das três principais funções relacionadas a Scrum, juntamente com o Product Owner (PO) e o Scrum Team.

O Scrum Master é o líder do Scrum Team, porém, não tendo a responsabilidade de gerenciar o projeto. Mas então qual o papel do Scrum Master? Bom, o trabalho dessa importante peça na metodologia ágil é mais atuar como um incentivador. Por ser um mestre no Scrum, na tradução literal da expressão, ele tem pleno conhecimento das técnicas, sabendo exatamente como empregá-las e, consequentemente, garantindo que a equipe conseguirá trabalhar da melhor maneira.

Como todo bom líder, a preocupação maior é manter a equipe motivada, disposta e focada, certificando-se que tenham todo o necessário para desenvolver o produto com sucesso. Para isso ele regula o trabalho, evita que os membros da equipe atuem além do seu limite, impede que problemas cheguem até seu time de modo a prejudicar o desempenho, enfim.

Cabe ainda ao Scrum Master a organização e mediação das chamadas daily scrums, ou reuniões diárias com a equipe, para discutir o andamento do projeto, verificar se há algo que possa ser melhorado, se alguma eventualidade precisa ser resolvida, podendo assim solucionar e garantir o bom andamento da produção.

E então, baseado no que explicamos até agora, você acredita fazer parte do grupo de quem pode ser Scrum Master?

Qual certificação Scrum Master escolher?

Agora que você já sabe o que é certificação Scrum Master e para que ela serve, é hora então de falarmos mais sobre quais tipos de certificação existem (e também onde tirar certificação Scrum Master) de modo que você possa escolher a melhor, ou seja, a que mais se adequa ao que você procura ou ao que o seu cargo/cargo pretendido exige, e claro começar a se dedicar aos estudos, inclusive para, se for o caso, ingressando em um curso de Scrum Master.

PMI-ACP

O Project Management Institute – Agile Certified Practitioner, ou simplesmente PMI-ACP, é provavelmente o mais difícil de de conquistar dentre os 11 certificados que serão vistos na lista, isso porque é bastante criterioso e complexo, pois exige muitas horas de experiência em gestão de projetos. Talvez pelo mesmo motivo também seja o mais reconhecido entre todos.

Para participar do curso ao qual é necessário passar para a obtenção do certificado deve-se comprovar ter pelo menos 2 mil horas de experiência em projetos e outras 1,5 mil horas, no intervalo dos últimos três anos, de experiência em projetos utilizando metodologias ágeis. Além disso, há ainda um exame específico no qual o postulante à certificação precisa ser aprovado.

ASF pelo EXIN

A EXIN, empresa holandesa de grande conceito em certificação de profissionais de TI em todo o mundo, fornece a certificação Agile Scrum Foundation, ou ASF, indicada para quem busca testar conhecimentos acerca dos princípios ágeis e metodologia Scrum, e que já tenham participação efetiva em projetos de desenvolvimento de software ou gerenciamento de serviços de TI. A obtenção se dá através de teste online monitorado por webcam, no qual para ser aprovado é necessário acertar um mínimo de 26 entre as 40 questões cobradas.

ASM pelo EXIN

Além da Foundation, a EXIN também fornece a Agile Scrum Master, voltada para quem já possui um certificado Scrum de categoria mais básica e quer uma certificação mais específica, voltada mais especificamente a posições de gestão. Nele estão envolvidos conceitos sobre controle, estimativa, monitoramento e planejamento, em projetos de maior complexidade, além de ensinar a adoção do modelo mental ágil na prática.

PSM I pela Scrum.org

A Scrum.org, instituição que conta com o apoio de Jeff Sutherland e Ken Schwaber, tem como primeiro nível de certificação concedida a Professional Scrum Master I. Em seu exame é verificado a capacidade do candidato interpretar e refletir a respeito do Guia Scrum para melhor aplicação durante a atuação na área de TI, assim como também avalia se possui as competências que se esperam para obtenção do certificado. A prova consiste num total de 80 questões das quais é necessário acertar pelo menos 68.

PSM II pela Scrum.org

A Professional Scrum Master II, como você já deve ter concluído, é o segundo nível de certificação oferecido pela Scrum.org, e é voltado para aqueles que já têm conhecimento sobre Scrum Guide, além de experiência avançada no uso do Scrum para resolução de problemas rotineiros. Recomenda-se que, antes de realizar a prova, participe de um treinamento que ensina, entre outras coisas, a agir como professor, facilitador e agente de mudança, além da compreensão de como vir a tomar melhores decisões.

PSM III pela Scrum.org

Se o PSM I e o PSM II são, respectivamente, o primeiro e segundo níveis de certificação oferecidos pela Scrum.org, consequentemente o Professional Scrum Master III é o terceiro, e no caso, último nível, e apenas quem possui um certificado de algum dos dois primeiros pode buscá-la. Além disso, para obtê-lo é obrigatório acertar 85% das 34 questões objetivas, além de produzir uma redação.

Um detalhe interessante a respeito das três Professional Scrum é que, ao contrário das demais que já foram ou ainda serão vistas na lista, elas não precisam ser renovadas, tendo então validade vitalícia.

CSM pela Scrum Alliance

A Certified ScrumMaster está no mercado desde 2002 e tem objetivo de entender o framework Scrum profundamente. Para obtê-la é necessário, além de realizar um curso presencial de 16 horas credenciado pela Scrum Alliance, acertar pelo menos 37 das 50 questões avaliativas em no máximo uma hora. O objetivo principal dessa certificação é expandir as oportunidades de carreira e interagir com outros profissionais da área.

A-CSM pela Scrum Alliance

O Advanced ScrumMaster também exige participação em um curso credenciado pela Scrum Alliance para que o candidato possa participar do teste. Para obter essa certificação, além de possuir a CSM, é necessário comprovar pelo menos 12 meses de experiência como Scrum Master no intervalo dos últimos cinco anos. A A-CSM garante ao profissional que a conquista um aumento nas habilidades em lidar com problemas como falta de motivação e resistência a mudanças das equipes, aperfeiçoa o diálogo, consequentemente contribuindo para um maior engajamento e comprometimento nas atividades.

CSP-SM pela Scrum Alliance

Após obter a certificação A-CSM, o próximo nível é o Certified Scrum Professional, com ela é possível aprimorar a maneira de aplicação do Scrum no ambiente de trabalho, e ainda conseguir acesso a eventos exclusivos e uma assinatura premium para acesso a comunidade Comparative Agility.

Para participar é necessário realizar um treinamento credenciado pela instituição e validar um mínimo de 24 meses de experiência como Scrum Master nos últimos cinco anos. Não é necessário fazer exames ou pagar taxas, só o valor desse treinamento credenciado.

SFC pela SCRUMStudy

Com o intuito de incentivar o estudo do framework, a certificação Scrum Fundamentals Certified é gratuita. Nessa certificação de base, há aulas online de preparação para o exame, que também não têm custos. A avaliação acontece online e tem um total 40 questões objetivas, das quais é preciso acertar pelo menos 30 em um tempo inferior a 60 minutos.

SMC pela SCRUMStudy

A Scrum Master Certified é um nível mais avançado, porém não há pré-requisitos, embora a organização informe que é preferível que o profissional seja certificado como SDC (Scrum Developer Certified). Os candidatos que desejarem podem participar de um treinamento credenciado online e quem participa já recebe um voucher para fazer o exame sem pagar mais taxas.

Para conhecer os valores de cada uma das certificações Scrum acima citadas basta clicar aqui.

Pronto, agora que você já sabe o que é certificação Scrum Master e onde tirar certificação Scrum Master, basta dar sequência a essa especialização que, certamente, vai fazer de você um dos grandes profissionais da área.

Quem é o Gerente de Projetos do PMI?

O Gerenciamento de Projetos é uma técnica de gestão corporativa que tem como principal finalidade melhorar a performance das organizações no desempenho de suas atividades, independentemente do setor no qual ela está inserida. Ou seja, pode ser aplicada em indústria, comércios e meios acadêmicos. 

Ele ocorre por meio da execução de uma estratégia especialmente desenvolvida para a realidade da organização, com padrões institucionalizados e confiáveis. Além disso, a técnica busca a integração de atividades e a viabilidade da comunicação e da colaboração entre setores. 

Por fim, o Gerenciamento de Projetos propicia um aprendizado organizacional na exploração de novos produtos, processos e mercados.

E são essas as principais funções de um Gerente de Projetos do PMI, que também pode ser conhecido como Gerente de Projetos PMBOK.

E o que é PMBOK?

Já que falamos dele no parágrafo acima, é essencial te ajudar então a entender o que é PMBOK. Afinal, esse termo estará presente em tudo que você ler sobre o assunto. A sigla faz referência ao ProjectManagement.com e também faz parte da família PMI, o que cria uma comunidade global online que oferece inúmeros recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas no mercado de gerenciamento de projetos.

A sigla PMBOK significa “Project Management Body of Knowledge” e consiste em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. Ele nada mais é do que um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos.

Porém é preciso ressaltar que as orientações do Guia PMBOK não devem ser seguidas à risca, e isso se deve ao fato de que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais projetos. Assim sendo, podemos dizer que o PMBOK é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos e tem sua publicação regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute).

Quando você procurar por um preparatório para certificação PMBOK, é importante saber que o objetivo primordial do guia PMBOK é a padronização e difusão das práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro reunidos em um só guia.

Conheça outras certificações

Neste post demos uma breve pincelada no papel do Gerente de Projetos e do Scrum Master, mas existem ainda muitos outros assuntos de extrema relevância sobre os quais você precisa ler. Por isso, separamos abaixo uma lista com conteúdos específicos e direcionados. Não deixe de conferir!

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS NO BLOG

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E NOS SIGA NO INSTAGRAM

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *