Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um ditongo decrescente, um hiato e um dígrafo.
Um número natural é expresso por 2+5x2-1. Qual o valor do antecessor desse número?
Nas afirmações abaixo, julgue-as se são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:
I. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando a pessoa alterar a cor do veículo.
II. No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, não é necessário o proprietário comunicar o novo endereço para alteração do Certificado de Licenciamento Anual.
III. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, excetos os de reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário.
Nas afirmações abaixo, assinale V se forem verdadeiras e F se forem falsas, e em seguida marque a alternativa com a sequência correta:
( ) A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico não é concedida à pessoas que não saibam ler e escrever.
( ) Ao candidato aprovado em exame de habilitação, será conferida Permissão para Dirigir, com validade de seis meses.
( ) A validade da Carteira Nacional de Habilitação está condicionada ao prazo de vigência dos exames psicológicos, aptidão profissional e de aptidão física e mental.
( ) A formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.
Das infrações de trânsito listadas abaixo, qual delas é considerada uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro?
A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas no Código e dentro de sua circunscrição, pode adotar as seguintes medidas administrativas, exceto:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
Ao optar precisamente pelo nível de linguagem que adotou em seu livro, o autor manifesta a esperança de que
Considere as seguintes proposições: I. A proposta de emenda à Constituição será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. II. Por representarem manifestação do poder constituinte, as emendas à Constituição não estão sujeitas a limitações materiais, mas apenas a limitações processuais ou formais. III. A Constituição somente poderá ser emendada mediante proposta do Presidente da República ou de qualquer membro do Congresso Nacional. IV. A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. À luz do disposto na Constituição da República, está correto o que se afirma APENAS em
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, estabelece as incumbências das escolas e dos docentes. De acordo com a lei não é correto afirmar que cabe à escola:
A Ponte da Amizade foi inaugurada de março de 1965 estreitando os laços dos dois países fronteiriços. Os países interligados pela Ponte da Amizade são:
A Segunda Revolução Industrial foi o período grandes mudanças econômicas e sociais realizadas na Europa, na metade do século XIX. Acerca da Segunda Revolução Industrial é adequado afirmar que:
A crise de 1929, conhecida popularmente como A Grande Depressão, atingiu vários países, inclusive o Brasil. Essa crise, no Brasil do ano 1929, afetou o setor:
São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, exceto:
Nas afirmações abaixo sobre Resoluções CONAMA nº 1/86, assinale V se forem verdadeiras e F se forem falsas, e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo RIMA, a serem submetidos à aprovação da SEMA, o licenciamento de atividades que, por lei, seja de competência federal.
( ) O estudo de impacto ambiental será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelo resultados apresentados.
( ) Respeitado o sigilo industrial, assim solicitando e demonstrando pelo interessado o RIMA será acessível ao público. Suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas da SEMA e do órgão estadual de controle ambiental correspondente, inclusive durante o período de análise técnica.
( ) Correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científicos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaboração do RIMA e fornecimento de pelo menos 5 (cinco) cópias.
Sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, assinale a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa abaixo que é definido como um instrumento jurídico posto à disposição do cidadão ou de uma pessoa jurídica, como meio de se assegurar, coletiva ou individualmente, o exercício de um direito declarado pela Constituição, mas que, todavia, não é efetivamente gozado, visto que ainda pendente de norma infraconstitucional regulamentadora:
O remédio constitucional que será concedido sempre na falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania é:
A pena por impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório é de:
Assinale a alternativa que não se refere à conta do Balanço Patrimonial:
Assinale a alternativa que esteja em desacordo com os objetivos do Sistema SIAFI:
Considerando as especificidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, marque a alternativa CORRETA:
Com base nas resoluções Nº 109, de 11 de novembro de 2009 e Nº 13, de 13 de maio de 2014 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que aprovam a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, e prevê a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), deve desenvolver as seguintes ações, exceto:
São consideradas faltas ao jogar a bola em uma partida de Vôlei, exceto:
A assistência social não rege-se pelo seguinte princípio:
A seguinte afirmativa viola as disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Tendo como referência a legislação societária e os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item a seguir, relativo à elaboração de demonstrações contábeis.
Na demonstração do valor adicionado, a receita com vendas e prestação de serviços deve ser apresentada líquida de seus efeitos tributários, uma vez que tributos não constituem receitas efetivas da empresa.
A respeito de avaliação de itens patrimoniais diversos, julgue o item subsequente.
A provisão para perda de valor recuperável de ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) só será revertida, em período posterior ao de sua constituição, se ficar comprovado que houve recomposição das expectativas de rentabilidade.
A tabela seguinte ilustra, com valores em reais, a estrutura de custos, despesas e preços de uma empresa que produz um único produto.
Em determinado período, a empresa produziu 20.000 unidades do produto e vendeu 18.000 unidades, não havendo estoques finais de produtos em processo nem estoques iniciais de qualquer espécie.
Considerando a tabela e as informações anteriormente apresentadas, julgue o próximo item.
De acordo com a legislação societária, o montante do estoque final de mercadorias foi superior a R$ 30.000.
Julgue o item que se segue, relativos à análise econômico-financeira de empresas.
Se, em uma empresa, a relação entre imobilizações e capitais próprios for igual a 1,50, e se não houver capitais de terceiros, de longo prazo, investidos no negócio da empresa, então a liquidez geral da empresa será inferior à unidade e seu capital circulante líquido será negativo.
Julgue o item subsequentes, relativos a receita e despesas públicas.
Ao identificar uma despesa empenhada, o gestor deverá encaminhar para pagamento ao fornecedor ou inscrever a obrigação em restos a pagar, caso o exercício financeiro se encerre.