Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Direito Administrativo

  Resolva todas as 12.943 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Questões de direito administrativo

Responsável por cerca de 7 questões no Exame de Ordem, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas - FGV, a disciplina de Direito Administrativo, de fato, não é um assunto bastante explorado durante as aulas da graduação em Direito. Sendo assim, a matéria, infelizmente, não tem todo o destaque que merece se formos considerar apenas o período de faculdade.

Porém, para quem deseja obter a aprovação no exame de ordem direito administrativo, ou ainda deseja conquistar uma vaga em um cargo público na área jurídica, conhecer mais sobre a disciplina é fundamental.

Desta forma, seja por meio de um curso oab ou video aula oab, após a graduação em Direito, é bom você estar ciente de que precisará complementar seus estudos nesta área.

Mas, antes que você possa iniciar seus estudos e mergulhar de cabeça nas questões de direito administrativo, nós do Aprova Concursos vamos explicar um pouquinho sobre a matéria para quem ainda não ouviu, ou ouviu muito pouco sobre o assunto.

O Direito Administrativo é um ramo do Direito Público que tem como objetivo estudar a Administração Pública. Neste sentido, ele traz princípios e regras para nortear a função administrativa em entidades, órgãos e agentes da Administração Pública.

Ao contrário do Direito Civil, Direito Penal e do Trabalho, que são regidos por códigos específicos, o Direito Administrativo não tem um código só dele e, por este motivo seu estudo é feito por meio da Constituição Federal e leis pertinentes, considerando os âmbitos federal, estadual e municipal.

E antes que você pergunte qual a maneira correta de estudar o Direito Administrativo para as mais variadas seleções, nós vamos explicar, de forma detalhada, em algumas dicas preciosas que farão a diferença durante a sua jornada de estudos. Vamos lá?

Se você ainda não percebeu, é importante notar que a disciplina de Direito Administrativo é bastante extensa. E para que você não se perca, ou deixe de prestar atenção em assuntos que cairão na sua prova, primeiramente, é essencial contar com um bom planejamento de estudos que inclua a prática de questões de direito administrativo.

Como segundo passo, é interessante que você divida a disciplina em blocos menores de estudo, o que facilitará o seu aprendizado e organizará o conteúdo em sua memória.

Em terceiro lugar, e que talvez seja o mais importante de todos, é preciso que você escolha um material de qualidade e focado no que realmente cai na prova. Ao ser elaborado na medida certa, o material de estudos deve otimizar o seu tempo e atender exatamente ao conteúdo programático previsto para a prova. Assim, o seu curso oab ou video aula oab deve proporcionar um direcionamento simples e descomplicado para a sua prova.

A quarta etapa de uma preparação eficaz diz respeito ao teste dos conhecimentos adquiridos durante o período de estudos. E isso se dará por meio da resolução de questões aplicadas anteriormente nas provas de Direito Administrativo.

Para isso, você deve buscar resolver as provas anteriores que tragam questões de direito administrativo com gabarito. Desta forma, poderá avaliar o seu desempenho e identificar as suas dificuldades por assunto. A prática pode ser ainda mais produtiva se você conseguir acesso a questões comentadas por professores da área jurídica.

Por fim, sua preparação estará completa se ao final de cada etapa você incluir em seu cronograma de estudos uma boa meta de revisão. Afinal, revisando os conteúdos você pode “pescar” outros detalhes que talvez tenham passado despercebidos a um primeiro olhar, e ainda pode reforçar o conteúdo já trabalhado anteriormente.

A dica bônus para o estudo do Direito Administrativo, e que vale para todas as outras áreas do Direito, é se aprofundar também no estudo da lei seca, que nada mais é do que efetuar a leitura do texto da lei por completo, sem contextualização. Esta prática será bastante útil quando você se deparar com provas que cobram a lei de forma literal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a disciplina de Direito Administrativo e aprendeu todas as dicas para um estudo eficaz, nós do Aprova, esperamos que as coloque em prática durante sua rotina de preparação, e que elas lhe tragam o que tanto deseja: sua aprovação!

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282