Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Direito Ambiental

  Resolva todas as 1.506 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Conheça a disciplina de Direito Ambiental

Por definição, o Direito Ambiental é o ramo jurídico que trata sobre a relação dos indivíduos, governos e empresas com o meio ambiente. Isso tudo com o objetivo de conciliar aspectos econômicos, ecológicos e sociais.

Para que você possa entender melhor, o Direito Ambiental nasceu na década de 60, quando, em meio a uma crise ambiental, com esgotamento dos recursos naturais, houve a necessidade de se limitar a atuação do ser humano sobre o meio ambiente.

No Brasil, a Constituição de 1988 trouxe proteção jurídica ao meio ambiente, demonstrando preocupação com a preservação e uso consciente dos recursos naturais. Após a queda do governo militar, os movimentos ambientais ganharam força e foram os principais responsáveis pela inserção deste tópico na constituição. Nesse sentido, podemos pontuar que a história do Direito Ambiental ainda é relativamente nova no país.

Deste então, o poder público se tornou o responsável pela criação das leis ambientais, e assim os órgãos relacionados ao meio ambiente assumiram o papel de agentes fiscalizadores. Porém, como em qualquer outro lugar do mundo, existem conflitos de interesses que muitas vezes prejudicam a aplicação da lei.

Para contextualizar, a área do Direito Ambiental foi uma das que mais ganhou notoriedade nos últimos tempos dentro do campo jurídico. Infelizmente, tal crescimento e destaque se deve aos inúmeros desastres e polêmicas envolvendo a natureza. 

Entenda como é cobrado o direito ambiental para concursos

Seja no Exame de Ordem ou em provas de concursos gerais para diversos cargos e funções, a legislação de Direito Ambiental é assunto recorrente.

E se você está se preparando para uma prova de direito ambiental, saiba que os conteúdos abordados vão muito além dos princípios do direito ambiental. Para ilustrar como funciona uma prova neste estilo, separamos abaixo os assuntos mais cobrados, em ordem de importância.

São eles: Política Nacional do Meio Ambiente, Responsabilidade por Danos ao Meio Ambiente, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Código Florestal, Competências em Matéria Ambiental, Direito Constitucional Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 de 2010, Política e Recursos Energéticos, Sustentabilidade, Lei de Proteção à Fauna, Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei da Política Nacional de Saneamento Básico, Lei de Crimes Ambientais, Política Nacional sobre Mudança do Clima, Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico e Gestão das Florestas Públicas.

Como estudar a disciplina de direito ambiental

Sendo assim, se você busca uma preparação específica para dominar o assunto, é bom saber que a melhor forma de estudar a disciplina é por meio da resolução de questões de direito ambiental.

Isso porque, ao resolver questões objetivas ou questões discursivas de direito ambiental, além de fixar o conteúdo aprendido nas aulas teóricas, é possível ainda verificar o seu desempenho e entendimento sobre o assunto.

Para facilitar a sua rotina de estudos, após as aulas e leitura da legislação, você pode separar os conteúdos por assunto, priorizando as suas dificuldades, e efetuar a prática de questões de concurso direito ambiental diariamente.

Um bom diferencial neste aspecto é fazer uso de uma plataforma ou site que inclua as questões de direito ambiental com gabarito, como o Aprova Questões. Deste modo, você poderá confrontar os seus erros e acertos. Outra solução bastante eficiente é buscar por provas anteriores do concurso desejado e resolvê-las, simulando um ambiente real de avaliação.

Porém, embora a realização de questões seja o melhor método de estudo, ele não é o único. Prova disso, são as dicas que separamos abaixo, com o objetivo de que você tenha um aprendizado efetivo. Confira:

Leitura da lei

Ao iniciar a sua preparação é imprescindível que você tenha acesso a legislação pura, ou lei seca, como alguns chamam. De posse dela, você deve fazer leituras diárias, pontuando suas dúvidas e dando atenção especial aos assuntos mais cobrados, conforme mencionamos acima.

Resumos ou Mapas Mentais

Criar resumos ou mapas mentais são soluções rápidas para trabalhar a memorização de conteúdo. Assim o conteúdo fica reduzido apenas no papel.

Revisão de Conteúdo

Embora você trabalhe com um cronograma de estudos apertado, é importante deixar pelo menos um período na semana destinado para realização de revisão. Aproveite este espaço para tirar suas dúvidas e relembrar os conteúdos em que apresentar maior dificuldade de aprendizado.

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282