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A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estabelecendo suas Diretrizes Curriculares e definindo-a como “Primeira etapa da ______________, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como _____________________ que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças _______________ de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social” (BRASIL, 2010). 

Um dos pensamentos de Vygotsky sobre a definição do pensamento é que o conhecimento é o produto da interação entre a pessoa e o meio, mas o meio entendido não apenas físico, e sim como:

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil, deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, EXCETO:

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB no 05/2009 (Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) estabelece que a proposta pedagógica das instituições desta etapa da educação básica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. De acordo com o artigo 8º dessa Resolução, acerca da educação infantil, é correto afirmar que

A Resolução CNE/CEB no 05/2009 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas para esta etapa da educação básica. De acordo com a referida Resolução, é correto afirmar que

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes:

No espaço de Educação Infantil o cuidador de creche deve possibilitar um ambiente limpo, explicando às crianças, em parceria com os docentes, o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto elas desenvolvem:

“[...] da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais". (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, p. 16).

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios. A definição acima se trata de qual deles?

São elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

1.Projeto Político-Pedagógico

2.Regimento Escolar

3.Avaliação da aprendizagem

4.Avaliação institucional (interna e externa)

5.Avaliação de redes da Educação Básica

6.Gestão democrática e organização da escola

7.Formação inicial e continuada

8.Plano diretor do município

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

De acordo com a visão de criança expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), o desafio que se coloca para a elaboração curricular e para sua efetivação cotidiana é:


A questão se refere ao disposto na Resolução CNE n.º 7, DE 14 de dezembro de 2010 - Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

Os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, os princípios:

A Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional brasileira (Lei 9394/96) aponta que a avaliação na Educação Infantil:

Não é um elemento estético recomendado no ambiente escolar da Educação Infantil:

Conforme os PCN o Ensino de História na alfabetização deve:

Desde a conclusão do relatório de avaliação das políticas públicas de educação infantil, em 2006, importantes mudanças vêm ocorrendo nesse campo, dentre elas pode-se citar:

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