Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Matemática

  Resolva todas as 6.230 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Questão de concurso público

Entre as disciplinas que aparecem com maior frequência nos conteúdos programáticos dos editais e, consequentemente também nas provas, está ela que ainda é causadora de medo na maioria dos concurseiros: a matemática. Porém, é importante deixar claro que esse temor não precisa existir, desde que você esteja bem preparado para as questões de concurso público referentes a ela.

Bom, antes de mais nada, quando se trata de questões de matemática para concurso é importante conhecer quais são os assuntos que mais costumam ser abordados, independente da banca que venha a organizar o certame. Abaixo listaremos cada um deles, separados por nível de escolaridade:

Em primeiro lugar, e talvez o conteúdo mais encontrado nas provas com questões de matemática para concurso de nível fundamental, estão as operações básicas, principalmente na forma de situações-problema. Também cobradas com frequência estão as operações com conjuntos numéricos e o uso da regra de três simples. O raciocínio lógico também costuma aparecer nas avaliações, mas com um grau de complexidade inferior se comparado aos níveis médio e superior. E por fim, as equações de primeiro grau também podem fazer parte da sua prova.

É importante deixar claro que os assuntos citados acima são os mais frequentemente cobrados, não significando que apenas eles estarão nas provas. Por isso a importância de sempre analisar o conteúdo programático presente no edital.

Quando o assunto são questões de concurso sobre matemática para nível médio, a dificuldade tende a ser consideravelmente maior se comparado ao visto no nível fundamental. A começar pela Proporcionalidade e a Porcentagem, dois dos temas que certamente são mais cobrados em qualquer seja a prova, assim como as equações de primeiro e de segundo grau. Não muito atrás, mas em menor escala, aparecem a Probabilidade e as Frações, que exigem bastante conhecimento por parte dos candidatos. E claro, não poderia faltar a Geometria Básica, principalmente no que diz respeito a calcular áreas e volumes.

Assim como falamos anteriormente, aqui também cabe o aviso: os assuntos acima citados são os que mais costumam cair nas provas, mas não quer dizer que apenas eles serão cobrados. Confira no edital se o conteúdo programático apresenta outros temas e também dedique-se a estudá-los.

Bom, mesmo já estando explícito, vamos afirmar, as questões de concurso de nível superior, quando o assunto é matemática, têm um grau de complexidade muito mais avançado que os outros níveis de escolaridade anteriormente citados. A começar pela cobrança da Matemática Financeira, que estão presentes em 9 de cada 10 avaliações. O mesmo vale para as Porcentagens.

Proporcionalidade, principalmente tratando de divisão proporcional, e as equações de primeiro e segundo graus também serão muito vistas. Geometria com certeza também estará na sua prova, muito provavelmente no que diz respeito a parte espacial. Conhecer bastante sobre Probabilidade, Estatística, e Progressões Aritmética e Geométrica também é fundamental para garantir uma boa nota.

Como esclarecemos nas outras e também o faremos aqui, esses são apenas os tópicos que, de acordo com estudos, são os que mais caem nas provas de nível superior, porém outros tantos podem aparecer. Nunca deixe de conferir no edital!

Agora que você já conhece alguns assuntos para priorizar ao estudar para as provas, que tal saber também como aprendê-los de maneira mais eficiente e garantir uma boa preparação? É simples! Resolvendo questões de concursos anteriores.

E isso você consegue assinando o Aprova Questões, uma plataforma com milhares de questões cadastradas para você praticar, inclusive uma enorme quantidade de questões de concurso de matemática resolvidas. Resoluções essas que, em muitos casos, estão gravadas em vídeo por alguns dos melhores professores da área.

É possível filtrar por órgão, por assunto, por cargo, por banca, por nível de escolaridade, e claro, por disciplina. Feito isso, é só começar a treinar. E esse treino, pode ter certeza, fará uma diferença enorme durante sua preparação, pois te ajudará a colocar em prática seus conhecimentos, adquirir ainda mais bagagem e ganhar confiança para, ao chegar o dia da prova, marcar as alternativas corretas.

Dicas como essa são preciosas para quem tem o sonho de conquistar uma vaga em concurso público e para isso precisa assegurar uma ótima nota em matemática. Esperamos ter ajudado e temos certeza que em breve veremos seu nome na lista de aprovados.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282