Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Ainda de acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A sistematização da ginástica na Suécia ocorreu apenas na segunda metade do século XX.

II – Na escola sueca, Ling sustentava que a ginástica poderia ser dividida em quatro partes: pedagógica, militar, ortopédica e estética.

III – Não se pode notar nenhum viés médico ou higiênico na concepção de ginástica dos suecos. 

A ginástica artística originou-se dos exercícios ginásticos realizados na Alemanha no início do século XIX, preparando os soldados para a
guerra e tendo aparelhos criados e adaptados para sua prática. Atualmente, existem provas realizadas por homens e mulheres em aparelhos
como,

No século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte.

Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como:

Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;

II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.

Dos itens acima:

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item subsequente.

Atletismo, natação, ginástica artística, halterofilismo, ciclismo, triatlo, patinação e tiro são exemplos de MEIs.

A posição carpada utilizada na ginástica artística está descrita em:

Conforme DARIDO (2003), No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos. Os principais foram propostos pelo sueco RH. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. Estes autores apresentaram propostas que procuravam valorizar a imagem da ginástica na escola e, assim, acabaram por fornecer elementos para o aprimoramento físico dos indivíduos. Qual era a finalidade evidenciada nestes métodos?

Preencha a lacuna corretamente de acordo com os termos específicos utilizados na ginástica artística.

“Chamamos de ___________________ as posições nas quais a linha dos ombros se encontra abaixo do aparelho".

Com base no Currículo do Estado de São Paulo, a ginástica artística é conteúdo do:

A ginástica é uma modalidade esportiva que contempla uma variedade de elementos acrobáticos, desenvolvidos em movimentos simples, de fácil execução, ou em movimentos mais complexos, de difícil execução. A ginástica utiliza aparelhos para a execução de outros movimentos, os quais denominam-se movimentos acrobáticos específicos. A modalidade favorece diversas percepções visuais, motoras, sensoriais, ou seja, explora uma pluralidade corporal do indivíduo.

Analise as afirmativas a seguir relativas à ginástica.

I. Na execução dos elementos de ginástica, são vivenciadas experiências motoras, que contemplam diversas percepções espaciais, como os planos baixos, médios e altos, flexões e extensões, adução e abdução, rotação e circundução, elevação e depressão entre outros.

II. A gama de elementos para a realização dos gestos técnicos é necessária, e é preciso uma preocupação na manutenção mínima de uma preparação física. Isto significa que, para a prática corporal dos elementos básicos, é necessário um mínimo de força, resistência, equilíbrio e coordenação.

III. A aproximação entre o contexto de desenvolvimento corporal e suas particularidades e a cultura na realização de determinas práticas corporais, como é o caso da ginástica, é denominada, no âmbito da Educação Física, cultura corporal.

Estão corretas as afirmativas:

São os conceitos básicos para a realização da composição coreográfica em ginásticas:

Existem muitas modalidades de ginástica, cada qual com seus limites e potencialidades. A principal característica da Ginástica Geral é:

Em relação a motricidade humana, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

A ginástica rítmica desportiva (GRD) é um desporto e uma

importante manifestação de atividade rítmica e expressiva.

Considerando as competições, assinale a alternativa que indica

os aparelhos cujo manejo é próprio da GRD.

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282