Abordando estudos sobre o desenvolvimento do VO2máx (consumo máximo de
oxigênio) entre meninos e meninas e sua devida relação com a idade cronológica, segundo McArdle, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O VO2máx (L/min) para meninos e meninas é semelhante até aproximadamente os 12 anos de idade.
( ) Aos 14 anos, o VO2máx é aproximadamente 25% mais alto em meninos.
( ) Aos 16 anos, o VO2máx é superior a 50% em meninos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A “Fisiologia do Exercício” pode ser definida como uma área que procura investigar como as estruturas e funções de nosso organismo se alteram quando realizamos o exercício agudo ou crônico, enquanto a aplicação destes conhecimentos ao esporte, denomina-se fisiologia do esporte, uma subárea da fisiologia do exercício. (...) Atualmente, muitos parâmetros têm sido utilizados na avaliação, prescrição e determinação dos efeitos do treinamento aeróbico. (WILMORE; COSTILL, 2001).
Analise as proposições com V (verdadeiro) ou F (falso). Após análise, marque a alternativa correta.
Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo". Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que
"As causas cardiovasculares de morte súbita relacionada com exercícios em atletas jovens são relacionadas a anormalidades congênitas e hereditárias, incluindo cardiomiopatia hipertrófica, anormalidades da artéria coronária e estenose aórtica. O risco anual absoluto de mortes ligadas a exercícios físicos entre atletas em idade colegial e universitária é de 1 para 133 mil homens e 769 mil mulheres. Deve-se notar que essas taxas, embora baixas, incluem todas as mortes não traumáticas relacionadas com esportes." Além da avaliação médica, o ACSM sugere a avaliação feita por profissional de educação física com essa população, avaliação essa que poderia ser realizada dentro das escolas. Qual afirmativa NÃO representa melhor essa indicação do ACSM?
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método recomendado pela OMS, para averiguar a predisposição do indivíduo às doenças relacionadas ao fator nutricional. Para calcular o IMC são utilizados quais parâmetros corporais?
Barbosa (1997) classifica a avaliação em três etapas que podem auxiliar o trabalho docente numa perspectiva de avaliação qualitativa e participativa, são elas: Diagnostica, Formativa e Somativa. Sobre essas etapas, considera-se que
A qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução levando a uma integração progressiva de aquisições e favorecendo uma ação ótima dos diversos grupos musculares na realização de uma sequência de movimentos com o máximo de eficiência e economia, é denominada de:
A Somatotipia ou somatotipo é o produto da expressão de três números, composto por três componentes, que são: Endomorfo, Mesomorfo e
Ectomorfo, que classifica a composição corporal. Se um indivíduo for classificado como Endomorfo balanceado, significa que
Durante o processo de avaliação física dos adolescentes, identificou-se uma jovem com IMC abaixo do normal. Considerando-se que a fórmula do índice de massa corporal é IMC = massa corporal total (kg) / estrutura (metros) x estatura (metros), os dados de estatura e de massa corporal dessa jovem foram, respectivamente,
A infância e adolescência são períodos críticos, extremamente importantes, associados aos aspectos de conduta e de solicitação motora. Nessa fase do desenvolvimento humano, além das implicações de cunho fisiológico relacionado aos aspectos da maturação biológica, o organismo jovem encontra-se especialmente sensível à influência de fatores ambientais e comportamentais, tanto de natureza positiva como negativa. Assim, o acompanhamento dos índices de desempenho motor de crianças e adolescentes pode contribuir de forma decisiva na tentativa de promover a prática de atividades físicas no presente e para toda a vida. Dessa forma, a aplicação de testes motores torna-se uma estratégia de coleta de informações disponível e de fácil aplicação. Quando se refere ao propósito de obter informações sobre a potência muscular, deve-se utilizar o teste de:
A determinação da aptidão física é fracionada na mensuração de cada um dos componentes relacionados à saúde, separadamente. Cada componente individual da aptidão física relacionada à saúde é comparado a seguir aos dados normativos apropriados para o indivíduo (ACSM, 2006). Sobre os testes que avalia os componentes da aptidão física relacionada a saúde, marque a alternativa ERRADA.
Examinar o gasto energético apenas durante o exercício físico não nos fornece o quadro completo sobre o consumo, isto porque o metabolismo permanece temporariamente elevado após o termino da atividade (MARRA E MARQUES, 2005). Esse fenômeno é denominado de:
Durante as aulas de Educação Física, quando o professor avalia o aluno apenas no final do processo ensino aprendizagem, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como:
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.
Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue o item seguinte.
A atleta deve ser classificada como hipertensa estágio 2.