Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No ensino médio, além da experimentação de novos jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura, os estudantes devem ser desafiados a pensar acerca dessas práticas, e também a

De acordo com o Texto I, a situação representada pelo Texto II é um(a)

Sobre a competência motora e a autoestima na infância, Gallahue menciona que a demonstração de competência leva ao orgulho e à alegria, porém o fracasso em demonstrar competência leva à vergonha e a autoincerteza. Experiências motoras orientadas para o êxito desempenham papel importante na melhora do autoconceito. Considerando apenas fatores importantes quando utilizamos essa abordagem, analise as assertivas a seguir:

  1. Objetivos pessoais razoáveis.
  2. Princípio da variação interindividual.
  3. Atividades de aventura.
  4. Atividades sequenciais apropriadas.

Quais estão INCORRETAS?

Pedro, professor de Educação Física, preocupado em contribuir com a formação integral do aluno, em especial com o desenvolvimento de valores e atitudes, optou pela adoção dos jogos cooperativos nas suas aulas, fundamentando essa atividade na obra de Soler (In: Brandl Neto e Silva, 2015), que destaca 5 princípios que norteiam esses jogos: inclusão, coletividade, desenvolvimento humano,  processualidade e

“É na Educação Física que os aprendentes, tomam contato ou reinventam a cultura lúdica” (BETTI & GOMES DA SILVA, 2019).

Analise as afirmativas abaixo sobre o jogo.

1. O jogo é parte essencial do trabalho pedagógico.

2. O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias.

3. O não jogo tem um caráter educativo por si só.

4. No jogo nunca ocorrem frustração, desprazer e conflitos interpessoais.

5. Quanto maior o número de jogos que levarmos para a escola, maiores serão as possibilidades de vivência cultural pelos aprendentes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“Nos jogos cooperativos o mais importante é a colaboração de cada um (…)” (AMARAL, 2004).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Não é a sua natureza, mas suas regras que mais claramente definem se o jogo é competitivo ou cooperativo.

( ) É importante não apenas conhecer os jogos e aplicá-los, mas essencialmente refletir sobre suas regras.

( ) O jogo constitui uma ferramenta pedagógica promotora apenas do desenvolvimento social e motor.

( ) A aprendizagem somente se concretizará por meio de jogos quando os mesmos estiverem imersos em um projeto, com etapas claramente estabelecidas.

( ) O jogo possui características importantíssimas em todas as etapas da vida da criança. Por sua característica motora, deve ser objeto apenas da Educação Física escolar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Lopes (2011) apresenta os objetivos pedagógicos dos jogos no contexto escolar.

Assinale a alternativa que apresenta três objetivos citados pelo autor.

Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;

II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.

Dos itens acima:

“O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, se concretiza, quando as pessoas praticam esportes, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam" (Freire & Scaglia, 2003, p. 33).

Pensar o jogo na Educação Física pode ser visto como conteúdo a ser ensinado e, ao mesmo tempo, pode ser utilizado para a efetiva construção de uma metodologia de ensino pautada no jogo. Assinale a alternativa que apresenta característica do jogo-funcional.

Os jogos para Educação Física representam um excelente instrumento metodológico, sendo um fator altamente motivacional no processo ensino-aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA abaixo:

Kishimoto (2010) discute que o jogo infantil carrega uma série de características que o distingue de outros comportamentos.
Uma destas características é definida pelo predomínio da realidade interna sobre a externa, isto é, o sentido dado previamente pode ser substituído por um novo.
Esta característica é definida pela autora como

Leia o fragmento a seguir:
O próprio termo “esporte”, sob o patrocínio das _____, adquiriu múltiplos significados, passando a designar, além das modalidades tradicionais (handebol, atletismo etc.) atividades tão diversas como os esportes radicais e a ginástica aeróbica. (...) Cabe também uma observação em relação à Atividade Rítmica, já que o _____ está presente em todos os outros conteúdos, e ao mesmo tempo é bem visível nas manifestações da cultura de movimento que se caracterizam pela intenção explícita de expressão por meio de movimentos/gestos coreografados na presença de _____e _____.” (SÃO PAULO, 2008; p- 44- Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Na brincadeira de pique-pega, há um predomínio das habilidades motoras de:

Huizinga, ao definir o homem como homo ludens, mostra que o jogo acompanha os humanos desde o surgimento da cultura. Quando o autor se refere às características formais do jogo, ele não apresenta somente uma possibilidade de conceituar-se o jogo, mas também tenta demarcar e diferenciar a noção de ludicidade do exercício forçado e do trabalho. Nesse contexto, o jogo, do ponto de vista formal, se define como um(a)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282