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Folha de respostas:

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Assinale a alternativa que apresenta um esporte sobre rodas que estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode caracterizar-se como objeto na medida em que, mesmo definindo objetivos, conteúdos e métodos para suas aulas, não percebe que essas aulas, muitas vezes, podem forjar alguns padrões de comportamento desejáveis apenas para determinados seguimentos da sociedade que determinam os rumos da escola. (...)
(BARBOSA, CLÁUDIO Luís de Alvarenga. Educação Física e Didática. Um diálogo possível e necessário. 2ª ed. Vozes. S. Paulo. P. 16/7).

Julgue as considerações feitas por Luckesi, sobre o conteúdo em análise, com o código V (verdadeiro) ou F (falso). Após seu julgamento, marque a alternativa correta.

  1. Mesmo que esse professor “tenha uma didática”, isso não significa que ele perceba os condicionantes sociais e políticos da educação.
  2. Nesse caso, essa didática apenas reproduz um determinado modelo de sociedade, na medida em que prepara os alunos para se
    encaixarem harmonicamente nesse modelo.
  3. Uma didática que se caracterize pela hipertrofia de técnicas, pela negligência na reflexão sobre a relação entre teoria e prática e pelo reducionismo dos fundamentos da prática educacional “tem muito pequeno papel na formação de um educador comprometido com um projeto pedagógico, tradutor e executor de um projeto histórico de desenvolvimento do povo”.
  4. Um professor de Educação Física, como um educador profissional, pode voltar seu foco didático, adaptando-o com adequação às
    técnicas de trabalho, sem comprometer o curso do projeto histórico, tampouco prejudicar o desenvolvimento e formação dos alunos.

Essa concepção tem o movimento como meio e fim importante para a Educação Física, pois os processos de aprendizagem e desenvolvimento
fundamentam o corpo de conhecimento da Educação Física Escolar, a progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora, sugerindo elementos para a estruturação desse componente curricular.

A abordagem citada acima é:

Essa concepção procura alcançar o aperfeiçoamento das qualidades físicas na Educação Física e nos desportos, traçando metas da pré-escola à universidade, fundamentando-se no pragmatismo norte-americano, no qual a preocupação com a eficiência técnica é o caminho para uma
esportivização maciça.

A abordagem da educação física citada acima é:

O profissional deve considerar a questão da Educação Física (EF) e sua abrangência cultural, no tangente à natureza prática e aos conceitos que nos deram suporte para que seja considerada área de conhecimento e atividade da cultura. Sobre ambas, é incorreto afirmar:

O campo da Educação Física no Brasil passou por uma intensa produção teórica a partir da década de 80. Darido e Rangel (2005) apresentam diversas abordagens produzidas nesse período no campo na Educação Física escolar e defendem que essa disciplina deve trabalhar com um conjunto variado de conteúdos. Nesse sentido, o objetivo da Educação Física escolar, para as autoras, é introduzir e integrar os alunosna:

Nas décadas de 1980 e 1990, a Educação Física (EF) brasileira viveu um momento de elaboração de propostas de renovação teórica e metodológica. Calcadas nas Ciências Humanas e valendo-se de diferentes bases teóricas, elas estabeleceram um contraponto pedagógico para as propostas tradicionais, fundadas em pressupostos biológicos e do treinamento esportivo, e influenciaram a elaboração de proposições didáticopedagógicas para a EF escolar. Sobre o assunto, pode-se afirmar:

São objetivos a serem alcançados no ensino fundamental, EXCETO:

Pode-se afirmar, segundo a concepção histórico-cultural, que a dimensão corpórea do homem se materializa em três atividades produtivas da história da humanidade:

O ensino das atividades da cultura corporal pode ter por finalidade última trabalhar com o potencial formativo que foi historicamente materializado na esfera da vida e que pode ser sintetizado nos significados especí9ficos das atividades da cultura corporal. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

“Nas décadas de 1970 e 1980 surgem movimentos renovadores na Educação Física” (CASTELLANI FILHO et al., 2009).

Qual é a “Concepção que privilegia o estímulo ao desenvolvimento psicomotor, especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o idealizador, melhoram através da prática do movimento”?

O debate do conceito de cultura no campo da Educação Física escolar ganhou muita força durante a década de 90. Daolio (2007) analisa a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e destaca que essa perspectiva de Educação Física escolar privilegia a aprendizagem de habilidades motoras. De acordo com Daolio (2007), o ser humano, na abordagem desenvolvimentista, é entendido como um ser:

Segundo Castellani (2013), a Educação Física brasileira possui, em suas origens, uma forte influência do militarismo. Nesse sentido, desde o século XIX, a Educação Física está atrelada ao objetivo de formar o indivíduo “forte” e “saudável”. Entretanto, “esse entendimento de que a Educação Física seria a educação do físico não se deve exclusivamente aos militares” (p.30). De acordo com o autor citado, junto aos militares, nessa compreensão de Educação Física, estão os:

Hoje a Educação Física (EF) é entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico visando apenas ao desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais como era anteriormente. Sobre a EF é incorreto afirmar que

Segundo Medina (1987), existem três concepções de Educação Física, são elas:

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