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Analise as proposições seguintes com V (V (verdadeiro) ou F (falso). Após análise, marque a alternativa correta.

  1. O jogo lúdico não tem conteúdo cultural, constitui atrativo do lazer destinado à matança do tempo ocioso. A ociosidade lúdica entrega-se ao divertimento inconsequente e a atividade desportiva à compreensão em que o desportista procura vencer para marcar pontos festejados publicamente, com repercussão duradoura fora da vida doméstica.
  2. O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim; nessa modalidade esportiva, ao
    período extra (prorrogação) adiciona-se um tempo determinado ao tempo regulamentar de jogo, a fim de desempatar o resultado do
    mesmo.
  3. A Recreação é comummente apresentada de maneira ligada à área de lazer quase como se o binômio “Recreação e Lazer” possuísse um significado único. Isto talvez ocorra por ambas as áreas possuírem características comuns como o componente lúdico, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras. Mas recração e lazer não estão restritos um ao outro, embora muitas vezes encontraremos vivências que pertencem às duas áreas.
  4. O Voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segurá-la ou carregá-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão.

O lazer deve ser tratado na escola pedagogicamente, no sentido de se educar para o lazer. Darido e Rangel (2005) ao debaterem o lazer no espaço escolar propõem que haja pela escola e pela Educação Física a perspectiva de se educar:

Como a maioria das questões que envolvem a vida social do homem, o Lazer tem antecedentes longínquos em termos de reflexão. O ócio, o não trabalho, foi motivo de preocupação para uma série de nomes da filosofia social. Sobre o Lazer, é INCORRETO afirmar que:

Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;

II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.

Dos itens acima:

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue o item subsequente.

No âmbito da saúde mental, espera-se que a atividade física sob a perspectiva de lazer e recreação contribua para benefícios individuais e coletivos, reduzindo a ansiedade e promovendo a integração de pessoas com transtorno mental na sociedade.

A educação física se constitui como uma área de conhecimento generalista e que promove o desenvolvimento educativo entre os alunos da escola com o intuito de que estes usufruam das aprendizagens em vários espaços sociais. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta a um espaço social que permite usufruir diretamente das aprendizagens da educação física.

O lazer é o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais” (Dumazedier, 1979). Que qualificações podem ser apontadas a partir das considerações do autor?

Um profissional de educação física de uma instituição de ensino universitário foi incumbido de organizar um evento esportivo de voleibol do qual participarão vinte e uma equipes.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso realize uma programação paralela à competição esportiva com atividades recreativas em diferentes estações, o profissional de educação física fará uma gincana.

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue o item subsequente.

Sob a perspectiva terapêutica, as atividades físicas de lazer e recreação devem dispor de características adequadas aos elementos da competitividade e do rendimento esportivo, uma vez que o desempenho guarda relação com o ganho de condicionamento físico, que, por sua vez, promove saúde.

A concepção de educação física e seus objetivos na

escola devem ser repensados, com a correspondente

transformação de sua prática pedagógica. A educação física

deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz

de posicionar-se criticamente diante das novas formas da

cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos

meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas

alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a

escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se

equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos

clubes, mesmo porque é outra a sua função.

A educação física, enquanto componente curricular da

Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa:

introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de

movimento, formando o cidadão que vai produzi-la,

reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para

usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da

dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em

benefício da qualidade da vida.

M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de

diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e

Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

O trabalho da educação física, em uma perspectiva crítica, deve ser o de abordar os conteúdos da cultura corporal de movimento, procurando reproduzir os valores instituídos e observados na sociedade.

A capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore, desenvolvidos dentro de rituais e fundamentos que formam o conjunto de regras que devem ser obedecidas por seus praticantes. Tais rituais e fundamentos, arraigados na história de luta pela liberdade do povo negro escravo no Brasil como também na formação sociopolítica de nosso povo, dão um forte caráter cultural a essa manifestação.

A base para a realização dos movimentos da capoeira encontra-se na parte instrumental e no canto.

Uma das principais estruturas do jogo é:

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica

uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries

iniciais do Ensino Fundamental (até 3ª série).

De acordo com Marcellino (2006), “integrando a cultura em seu sentido amplo – e em constante relação com a sociedade –, o lazer como uma necessidade humana sempre existiu, adquirindo contornos distintos ao longo da história. Hoje em dia, adquire características de mercadoria vendida no mercado do entretenimento, mas pode ser visto também como elemento de denúncia da realidade opressora, além de anúncio de novas possibilidades de vida”. Nesse sentido, é possível afirmar que:

As práticas em Recreação e Lazer, no caminho de ações afirmativas para a população em geral, apresentam conceitos e finalidades. Algumas delas estão descritas abaixo, EXCETO:

Em termos gerais, a literatura científica nacional sobre o lazer

e a recreação foi influenciada por questões internacionais e,

principalmente, pela presença de um renomado sociólogo

francês em seminários internos, promovidos pelo Serviço

Social do Comércio (SESC), em São Paulo, e em diversas

localidades por outras instituições. Esse sociólogo francês

veio várias vezes ao País, no período de 1961 a 1963, a convite

da Universidade de Brasília (UnB), do Movimento de Cultura

Popular da cidade do Recife e das autoridades eclesiásticas de

Pernambuco. Com base nessa informação, assinale a

alternativa que indica o nome do referido sociólogo.

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