A escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relativos à promoção da saúde. Tendo em vista que é o principal componente curricular a abordar essa temática, ao incentivar os alunos à prática de atividades físicas como elementos motivadores de uma vida saudável, a educação física dispõe-se a
Quando do planejamento anual das atividades, de acordo com Mattos, recomendase aos professores respeitar os aspectos locomotores, cognitivos e afetivos sociais. Baseado no exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 associando os objetivos das atividades com seus respectivos aspectos.
Coluna 1
1. Psicomotores.
2. Cognitivos.
3. Afetivossociais.
Coluna 2
( ) Organização.
( ) Atenção.
( ) Locomoção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
A coordenação motora é considerada como um processo de educação do domínio dos graus de liberdade redundantes do organismo ao realizar um movimento. Coordenar um movimento significa, além de dar significação a ele, colocar uma ordem temporal e espacial nesse movimento, na situação em que este é solicitado, incorporando uma intencionalidade à ação.
O desenvolvimento das capacidades coordenativas, da coordenação e das habilidades faz parte do processo de aprendizagem motora. Ambos se relacionam com os processos de desenvolvimento humano, nomeadamente o motor, que se apresenta como um processo de ordenamento sequencial, em que a sequência dos movimentos:
Marcellino (1997), apresenta 4 pontos que devem ser considerados para a caracterização do lazer, sendo esses, EXCETO: