Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Abordando a sequência de desenvolvimento para o chute, segundo Gallahue analise as características abaixo:

  • Aumenta a extensão da oscilação da perna.
  • Perna de sustentação se inclina levemente ao contato.
  • Alcance da bola pode ser feito por uma corrida ou por um grande salto.
  • Braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação de chute.

As características acima definem qual o estágio de desenvolvimento?

O Professor de Educação Física Carlos Alberto estava assistindo ao jogo de futebol do seu filho de 8 (oito) anos. Analisando seus movimentos e sua idade, ele pode descobrir em qual fase do desenvolvimento motor o seu filho se encontra. Assinale a alternativa que indica qual é essa fase:

Em relação aos aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A principal medida do crescimento físico com base na massa corporal é, naturalmente, o peso corporal.

( ) Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas que também podem oferecer importantes informações sobre o crescimento físico de crianças e adolescentes.

( ) Quando se deseja obter informações sobre a estimativa do crescimento de ossos específicos, deve-se, também, incluir medidas de comprimento e diâmetro das extremidades dos ossos envolvidos.

( ) O crescimento físico relacionado ao tamanho corporal também pode ser analisado com indicadores da largura do corpo. Trata-se, neste caso, de medidas realizadas no plano perpendicular ao eixo longitudinal.

( ) Para o profissional de Educação Física, o crescimento físico pode ser visualizado e analisado com base em um grupo restrito de medidas antropométricas que apresentam alguma relação entre si, considerando a similaridades de seus aspectos biológicos.

( ) Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida, apesar de outras medidas antropométricas serem também frequentemente utilizadas, como é o caso da altura de diferentes segmentos; sobretudo, a altura tronco-cefálica.

A sequência está correta em

Abordando o comportamento motor andar, na fase inicial da infância, segundo Eckert,
relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da habilidade de andar com as
respectivas faixas etárias em que elas normalmente são executadas.

Coluna 1

  1. 2-3 anos.
  2. 3-4 anos.
  3. 4-5 anos.


Coluna 2

(  ) Anda ao longo de um círculo sem pisar fora.
(  ) Anda ao longo de uma linha sem pisar fora.
(  ) Ação osciladora do pé ao andar.
(  ) Anda na ponta dos pés.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Quanto à automatização de gestos motores, está INCORRETO afirmar:

Quanto à automatização de gestos motores, assinale a alternativa CORRETA:

Considere a seguinte situação didática:
Em uma aula de basquetebol, os alunos treinam o arremesso da linha de lance livre. Em um primeiro momento, o professor pede para que, a cada arremesso executado, os alunos avaliem a qualidade do arremesso e pensem, consigo mesmos, em uma possível correção, caso seja necessária. Em um segundo momento, o professor avalia a execução dos arremessos dos alunos, aponta seus erros e também as possíveis correções com o intuito de aprimorar a técnica do arremesso de seus alunos.
Com base nos conhecimento sobre as fases da aprendizagem motora mencionadas por Tani (In: Tani & Correa, 2016), é correto afirmar que o professor agiu de maneira

Em uma aula de voleibol, os alunos estão praticando alguns fundamentos básicos da modalidade. Por serem alunos que iniciaram na modalidade há pouco tempo, eles apresentam um número de erros muito elevado durante a execução dos fundamentos. Mesmo conseguindo identificar seus erros, não conseguem saber como repará-los e a execução dos movimentos ainda é muito imprecisa. Ao analisarmos essa situação, é correto afirmar que, segundo as fases de aprendizagem motora citadas por Tani (In: Tani & Correa, 2016), esses alunos encontram-se na fase

Na Aprendizagem Motora, o indivíduo tem a possibilidade de aperfeiçoar seu desempenho motor por meio de vivências práticas. Os movimentos devem ser experimentados em diferentes fases de desenvolvimento, que segundo Gallahue e Ozmun (2005), são:

Em uma partida de handebol, ao analisarmos o momento da cobrança de um tiro de sete metros, tendo em mente os conceitos de condições de prática para habilidades fechadas mencionados por Magill (2002), é correto afirmar que, para o atleta que irá cobrar o tiro de sete metros, são características não reguladoras

São habilidades motoras de locomoção:

  1. saltar
  2. correr
  3. andar

É correto o que se afirma em:

Na aprendizagem motora, as capacidades motoras finas envolvem a coordenação óculomanual que são desenvolvidas, por exemplo, nas atividades de:

Ao entender que a educação física lida diretamente com práticas corporais e que se faz necessário um pensamento crítico quanto às ações, gestos e espaços. Assinale a alternativa CORRETA:

“Muitos esportes e atividades cotidianas demonstram a necessidade de prepararmos o sistema de controle motor para realizar uma ação desejada" (MAGILL, 2017).

Assinale a alternativa correta.


Se bem planejadas, as aulas com esportes coletivos ajudam os alunos a aprenderem sobre: Marque a opção INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282