Observe a imagem, abaixo, representando a pirâmide das atividades físicas, e indique a correta:
A escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relativos à promoção da saúde. Tendo em vista que é o principal componente curricular a abordar essa temática, ao incentivar os alunos à prática de atividades físicas como elementos motivadores de uma vida saudável, a educação física dispõe-se a
A respeito do lazer, assinale a alternativa correta.
Conforme Novaes, são considerados graves os ferimentos na cabeça, EXCETO:
Moreira et al (2001) fala da importância de se estudar a corporeidade na escola. Os autores falam sobre o processo de desconstrução do corpo ao longo do tempo, onde, nas sociedades primitivas, a sobrevivência dependia diretamente da acuidade dos sentidos, da agilidade dos movimentos e da rapidez das reações corporais. Já nas sociedades mais estruturadas, esses sentidos são depreciados, aumentando a instrumentalização do corpo e diminuindo a espontaneidade e a expressividade corporal. Neste sentido, segundo os autores, a corporeidade para ser entendida precisa de uma mudança de valores, uma educação que ensine a:
Leia o trecho a seguir.
Para realizar os procedimentos adequados de primeiros socorros em vítimas de TCE, recomenda-se, EXCETO:
Analise as proposições a seguir quanto aos objetivos a serem atingidos pelos alunos do ensino fundamental: I. Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva. II. Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. III. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. IV. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. V. Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, sem utilizar para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. Estão CORRETAS:
A Educação Física (EF) - seja como disciplina escolar, área acadêmica ou profissão regulamentada - passou a ser vista como uma das áreas líderes no processo que visa educar, motivar para mudanças e criar oportunidades para que as pessoas atinjam plenamente seu potencial humano e tenham melhores condições de saúde. É incorreto afirmar que
A Educação Física (EF), componente curricular obrigatório da educação básica, trabalha com um conhecimento específico dentro da escola: a cultura corporal de movimento, a qual engloba esportes, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
Abaixo estão listadas algumas diretrizes dos NASF para atuação do profissional de Educação Física. Contudo, uma dessas diretrizes está errada. Assinale-a.
Sr. João, usuário do sistema público de saúde, enquadra-se no grupo de atenção terciária à saúde, por obesidade grau II (índice de massa corporal entre 35 e 39,9 kg/m²). Nesse caso, para que o profissional de Educação Física possa atuar com segurança nessa fase de atenção à saúde, assinale a alternativa que contenha a conduta profissional para melhor acompanhamento da prática regular do exercício físico.
Considere o desenvolvimento da Atividade: “Alongamento e jogos teatrais” Descrição: A partir de uma contação de história, os/as alunos/as devem realizar movimentos correspondentes à situação apresentada, de acordo com a compreensão que eles/elas têm da história contada pelo/a professor/a. Considerando-se CF para Competência Física, CP para Competência Pessoal e CT para Competência Técnica: - Capacidade de articular os fatos e os diferentes gêneros à interpretação corporal. - Incentivar a agilidade e a orientação espacial. - Desenvolver a criatividade nas expressões. Estabelece-se, assim, as seguintes habilidades:
“O processo de transformação da sociedade é também um processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários, exigindo da população maiores cuidados com a vida e com a exposição às doenças da era contemporânea, notadamente as de caráter crônicodegenerativas, associadas, em geral, ao estilo de vida individual e aos hábitos sociais" (CONFEF, 2010).
O profissional de Educação Física pode intervir no Programa Saúde da Família (PSF), exceto:
Julgue como V (verdadeiro) ou F (falso) os pilares básicos, em que uma política de lazer precisa se assentar. I. ( ) Respeito e incentivo às manifestações espontâneas da população, partindo delas, e junto com elas, tendo o devido cuidado para que o respeito não signifique “purismos”, ou para usar uma expressão gramsciana, partir do “humus” da cultura do povo “humus” que é seiva, que alimenta, que faz crescer e florescer, mas que vem da impureza. II. ( ) Trabalho individualizado dos grupos organizados (parceria), buscando sua autonomia e respeitando-a. III. ( ) Trabalho conjunto com a iniciativa privada, sem abrir mão da participação no processo decisório (parcerias atentas, digamos assim). IV. ( ) Trabalho conjunto com outros setores públicos (ONGs) e corporativos (Sistema S, clubes), etc. V. ( ) Trabalhar na perspectiva de regiões metropolitanas - consórcios. IV. ( ) Trabalhar com o Estado (planos estadual e federal), o que não significa, de forma nenhuma, contribuir para perpetuá-lo, ou termos modelos alternativos fixados “a priori” e, menos ainda, acreditar que não seja possível a construção de novos modelos, inclusive com a nossa ação no plano cultural. A sequência correta obtida é