De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:
A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir
Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no
currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes
aspectos:
a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular
obrigatório;
b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da
Educação Física.
Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a