Leia:
Caracteriza-se por ser orientado pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos, regido por um conjunto de regras formais, institucionalizadas por organizações, as quais definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento das modalidades em todos os níveis de competição.”
O trecho acima discorre sobre:
Gustavo Kuerten entrou para história do tênis brasileiro ao vencer, pela primeira vez, em 1997, qual competição?
As Olimpíadas, evento que reúne diversos esportes e diversas pessoas, no mundo, teve seu surgimento:
Leia o seguinte trecho, e assinale a alternativa que o completa corretamente.
Para a realização de um evento como um festival esportivo, por exemplo, faz-se necessária a estruturação de um projeto. De acordo com Poit (2011), um dos aspectos relevantes do projeto está , item no
qual são expostas a sua justificativa, a história, relevância social ou esportiva, entre outros assuntos.
Analisando a cooperação e a competição enquanto atitudes sociais, Brotto (2013) faz algumas distinções entre elas. Em relação aos objetivos, ações e resultados da cooperação e da competição, o autor compreende que:
A classificação das diferentes formas de deficiência é um desafio para os organizadores de jogos paraolímpicos, porque os competidores são agrupados em categorias de acordo com o comprometimento apresentado pelo atleta. De acordo com Marques e colaboradores (2009), são colocados em prática dois tipos de sistemas de classificação: o
Na organização de eventos esportivos, deve-se levar em consideração o tempo que vão durar as competições que podem ser torneios ou campeonatos. Dentre os sistemas de disputas tem-se o rodízio, que é caracterizado por:
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
Organizar um evento esportivo é uma maneira de prever, elaborar e dar condições para uma atividade funcionar. Planejar uma tabela de jogos é pré-determinar objetivos a serem atingidos, é ordenar situações, meios de execução, levando em consideração os recursos financeiros e humanos, objetivos a serem atingidos, natureza da atividade, instalações, material, datas e período de realização, número de inscritos, divulgação, disponibilidade de local e avaliação. O sistema de disputa eliminatória dupla para competições esportivas é aquela em que
Um educador físico organizou uma competição de futsal, com a participação de seis equipes masculinas. No regulamento, determinou que todas as equipes se enfrentariam no sistema de turno único e aquela que obtivesse a maior pontuação seria campeã, sem necessidade de um jogo final.
Sendo assim, o número de jogos que essa competição terá é de
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.
O princípio do regionalismo postula o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais como sinergias constitutivas do todo.
A participação dos portadores de necessidades especiais nas
aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios,
particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das
capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção
social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física
adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de
um. Assinale–o.
Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características: I.A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento. II.Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses. III.Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização. IV.A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas. Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações
Os jogos populares são manifestações espontâneas e
transmitidos de geração a geração, atuando também,
como apoio para atividades educacionais. Dentre esses
jogos, podemos citar a queimada, amplamente praticada
nas escolas durante as aulas de Educação Física.
Esse jogo tem como característica o desenvolvimento,
principalmente, das seguintes capacidades socioorganizacionais:
Entender como o movimento se processa é fundamental para que o professor possa auxiliar o aluno na aprendizagem da dança. Todo movimento voluntário envolve um elemento de consciência perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial, cujo processo de organização de novas informações irá se ajustar a partir daquelas já armazenadas, o que levará a um ato manifesto ou desempenho motor. Na perspectiva dessa citação, afirma-se que o processo perceptivo-motor é formado por uma determinada sequência de etapas, ordenadas da seguinte forma: