Ainda de acordo com a obra de Carmen Soares, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A sistematização da ginástica na Suécia ocorreu apenas na segunda metade do século XX.
II – Na escola sueca, Ling sustentava que a ginástica poderia ser dividida em quatro partes: pedagógica, militar, ortopédica e estética.
III – Não se pode notar nenhum viés médico ou higiênico na concepção de ginástica dos suecos.
A ginástica artística originou-se dos exercícios ginásticos realizados na Alemanha no início do século XIX, preparando os soldados para a
guerra e tendo aparelhos criados e adaptados para sua prática. Atualmente, existem provas realizadas por homens e mulheres em aparelhos
como,
No século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte.
Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como:
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item subsequente.
Atletismo, natação, ginástica artística, halterofilismo, ciclismo, triatlo, patinação e tiro são exemplos de MEIs.
A posição carpada utilizada na ginástica artística está descrita em:
Conforme DARIDO (2003), No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos. Os principais foram propostos pelo sueco RH. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess. Estes autores apresentaram propostas que procuravam valorizar a imagem da ginástica na escola e, assim, acabaram por fornecer elementos para o aprimoramento físico dos indivíduos. Qual era a finalidade evidenciada nestes métodos?
Preencha a lacuna corretamente de acordo com os termos específicos utilizados na ginástica artística.
“Chamamos de ___________________ as posições nas quais a linha dos ombros se encontra abaixo do aparelho".
Com base no Currículo do Estado de São Paulo, a ginástica artística é conteúdo do:
A ginástica é uma modalidade esportiva que contempla uma variedade de elementos acrobáticos, desenvolvidos em movimentos simples, de fácil execução, ou em movimentos mais complexos, de difícil execução. A ginástica utiliza aparelhos para a execução de outros movimentos, os quais denominam-se movimentos acrobáticos específicos. A modalidade favorece diversas percepções visuais, motoras, sensoriais, ou seja, explora uma pluralidade corporal do indivíduo.
Analise as afirmativas a seguir relativas à ginástica.
I. Na execução dos elementos de ginástica, são vivenciadas experiências motoras, que contemplam diversas percepções espaciais, como os planos baixos, médios e altos, flexões e extensões, adução e abdução, rotação e circundução, elevação e depressão entre outros.
II. A gama de elementos para a realização dos gestos técnicos é necessária, e é preciso uma preocupação na manutenção mínima de uma preparação física. Isto significa que, para a prática corporal dos elementos básicos, é necessário um mínimo de força, resistência, equilíbrio e coordenação.
III. A aproximação entre o contexto de desenvolvimento corporal e suas particularidades e a cultura na realização de determinas práticas corporais, como é o caso da ginástica, é denominada, no âmbito da Educação Física, cultura corporal.
Estão corretas as afirmativas:
São os conceitos básicos para a realização da composição coreográfica em ginásticas:
Existem muitas modalidades de ginástica, cada qual com seus limites e potencialidades. A principal característica da Ginástica Geral é:
Em relação a motricidade humana, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
A ginástica rítmica desportiva (GRD) é um desporto e uma
importante manifestação de atividade rítmica e expressiva.
Considerando as competições, assinale a alternativa que indica
os aparelhos cujo manejo é próprio da GRD.
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise: