Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 94 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

________ é a conduta da criança em desenvolver a sua própria personalidade e aprender a tomar decisões, sem necessitar de ajuda, onde grande parte do comportamento da criança na escola é da sua interação com os colegas e professores, fase onde a criança tem seu próprio pensamento e se torna mais independente em função de seu maior desenvolvimento da linguagem, embora a ligação e a influência do convívio com os pais e familiares ainda, seja forte.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: 

Libâneo (1985) alerta ao dizer que o professor ter o método é mais do que dizer que ele domina procedimentos e técnicas de ensino, pois o método deve expressar uma compreensão global do:

A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada:

Das características da dimensão procedimental da Educação Física, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) Vivenciar situações de brincadeiras e jogos.

(__) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira.

(__) Valorizar o patrimônio de jogos e brincadeiras do seu contexto.

O papel do professor de educação física, em qualquer modalidade de ensino, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando ao seu aluno o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem. Sobre as possibilidades de ensino da Educação Física na Educação Básica, é CORRETO afirmar que:

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:
I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.
II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras,
acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.
III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.
IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em
diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

“No trato com os conteúdos nas aulas de Educação Física, na categoria de conhecimentos de natureza _______________, encontram-se inseridos fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de formação básica, deve ‘saber sobre’. Estas concepções que devem ser aprendidas nas aulas de Educação Física devem fundamentar a realização dos movimentos necessários ao ser humano, na escola ou fora dela.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Segundo monteiro, uma determinada classificação de jogo cooperativo em que há
um rodízio no qual os jogadores mudam de lado de acordo com situações preestabelecidas, por
exemplo: depois de sacar (voleibol); após a cobrança de escanteio (futebol, handebol), assim que
arremessar um lance livre (basquete), é denominada:

Analise o trecho abaixo:
“A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos”.

Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.

Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados

Praticar desporto é agradável! As pessoas competem e procuram ganhar. No entanto, para que todos possam obter benefícios de tal prática, tornase indispensável possuir um espírito desportivo, que se manifesta através do respeito pelas regras, pelos adversários, pelos árbitros e pelo desejo de competir e vencer com dignidade, os adversários que, pelo seu valor, proporcionam uma disputa equilibrada.
(...)

(SILVA, Elizabeth Nascimento. Educação Física na Escola. Sprint. 2ª ed. 2012. São Paulo. P.58)

Sobre o contexto enunciado, marque a alternativa INCORRETA.

A unidade temática que explora aquelas atividades voluntárias exercida dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si. Essas práticas não possuem um conjunto estável de regras e, portanto, ainda que possam ser reconhecidos similares em diferentes épocas e partes do mundo, esses são recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais. Mesmo assim, é possível reconhecer que um conjunto grande desses temas que é difundido por meio de redes de sociabilidade informais, o que permite denominá-los populares.

O texto apresentado refere-se a:

Leia o trecho a seguir:

Sobre a classificação dos esportes utilizada na Base Nacional Comum Curricular, é INCORRETO afirmar que:

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?

O jogo é uma atividade de caráter voluntário, em que a presença das regras adapta-se aos participantes, podendo ser classificados conforme o ambiente e o objetivo. Quanto à classificação por objetivo, têm-se os jogos cooperativos, sobre os quais pode se afirmar que:

Os jogos têm em suas características, atividades que fazem bem para o desenvolvimento do indivíduo, por conta de sua diversidade e variações,e por ocorrerem de forma espontânea. O jogo em que a criança representa corporalmente o imaginário, usando o “faz de conta’’ e a fantasia é o jogo

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282