Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em seu modelo clássico de representação do desenvolvimento motor, Gallahue (2005) apresenta a metáfora da ampulheta, a qual divide o desenvolvimento motor em quatro fases motoras, são elas:

O processo de desenvolvimento humano que se inicia na vida intrauterina e avança até a morte pode ser estudado através de diversos estágios nas diferentes dimensões do comportamento humano. Segundo Piaget, o quarto e último estágio principal do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, caracteriza-se pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. Nesta etapa as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos, pois o sujeito consegue manipular e organizar idéias e objetos. Este período é denominado de:

Dentro do ambiente escolar, deve-se considerar que a avaliação precisa ter um sentido mais amplo; pois permite ao professor não somente atribuir uma nota ao aluno, mas também repensar todo o processo de ensino e aprendizagem, refletindo sobre o planejamento elaborado, os métodos de ensino aplicados, os conteúdos desenvolvidos e, é claro, sobre os critérios e ferramentas utilizados no próprio processo avaliativo. Muitos professores de Educação Física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Ao procederem dessa forma, estes educadores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano denominados:

Ao ensinar os fundamentos técnicos do Basquetebol aos seus alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Clara optou por dividir os gestos em movimentos isolados, pequenas partes de cada técnica. Ela percebeu que seus estudantes conseguiam realizar cada movimento isolado com perfeição, mas que havia um problema, já que tinham muita dificuldade em juntar as partes para executar o gesto completo, com fluidez, naturalidade.

Tendo em vista o problema descrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade coordenativa que Maria Clara deveria desenvolver com seus alunos e alunas para que os gestos fossem realizados sem quebras, com ligações naturais e suaves entre cada movimento.

A fase da aquisição de habilidades motoras fundamentais tem início a partir de dois anos. Nesta idade, as crianças já têm total domínio dos movimentos rudimentares, que são a base para o refinamento dos padrões motores fundamentais. Dentre as fases do desenvolvimento infantil, as habilidades motoras fundamentais são consideradas a maior e mais importante delas, pois podem acarretar mudanças que determinarão o futuro motor do indivíduo. De acordo com Gallahue e Ozmun, as habilidades motoras fundamentais podem ser divididas em três categorias. Estabeleça a correta correspondência entre as categorias das habilidades motoras fundamentais da coluna I e os tipos de movimentos da coluna II.

Coluna I

1- Habilidades Locomotoras

2- Habilidades Manipulativas

3- Habilidades Estabilizadoras

Coluna II

( ) Caminhar e correr

( ) Arremessar e chutar

( ) Costurar e cortar

( ) Rolar e equilibrar

( ) Saltar e saltitar

A sequência correta é:

A psicomotricidade pode ser entendida como a função do ser humano que sintetiza psiquismo e motricidade, com o propósito de permitir ao indivíduo adaptar-se de maneira flexível e harmoniosa ao meio que o cerca. Dentre as estruturas psicomotoras, aquela que se preocupa com o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes, permitindo que o sujeito se relacione com espaços, objetos e pessoas que o circundam, é denominada:

Relacione corretamente os subfatores listados a seguir aos seus respectivos fatores psicomotores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A Aprendizagem Motora busca a compreensão dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição de habilidades motoras e dos fatores que influenciam esse processo. A demonstração é uma das formas de fornecer instrução previamente à execução da habilidade motora. Considerando essa ideia, é correto afirmar que a demonstração

Considerando o modelo teórico do desenvolvimento motor proposto por Gallahue, assinale a afirmação verdadeira.

Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;

II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.

Dos itens acima:

O interesse pelo esporte e a permanência das crianças e adolescentes nesse tipo de atividade se deve a uma iniciação esportiva criteriosa. Para tanto, faz-se necessário que o educador físico conheça, respeite e garanta que esses sujeitos vivenciem gradativamente todas as fases do desenvolvimento motor. Relacione as fases e suas características correspondentes, segundo Gallahue e Ozmun (2005): I. Fase dos Movimentos Reflexos II. Fase dos Movimentos Rudimentares III. Fase dos Movimentos Básicos IV. Fase dos Movimentos Especializados ( ) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente. ( ) Dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos. ( ) Dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer. ( ) Vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos. A sequência correta é

Os jogos coletivos se caracterizam pelo contexto ambiental em que as ações se desenvolvem com imprevisibilidade, aleatoriedade e variabilidade. Para se ter sucesso taticamente, é necessário que o atleta recorra aos processos cognitivos para tomadas de decisões de forma autônoma. Assinale o estágio de desenvolvimento cognitivo em que as crianças/adolescentes raciocinam tática/hipoteticamente nos jogos coletivos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito dos métodos de ensino de esportes.

No método analítico-sintético, a sequência de jogos acontece do simples para o mais complexo, de forma que os jogos de iniciação, os grandes jogos e os jogos pré-esportivos ocorrem sempre antes do jogo formal.

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

O método parcial é adequado para exercícios que envolvam habilidades de alta complexidade.

A identificação de níveis de performance (eficiência) de habilidades motoras depende: (Galdino, 2005)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282