Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O interesse pelo esporte e a permanência das crianças e adolescentes nesse tipo de atividade se deve a uma iniciação esportiva criteriosa. Para tanto, faz-se necessário que o educador físico conheça, respeite e garanta que esses sujeitos vivenciem gradativamente todas as fases do desenvolvimento motor. Relacione as fases e suas características correspondentes, segundo Gallahue e Ozmun (2005): I. Fase dos Movimentos Reflexos II. Fase dos Movimentos Rudimentares III. Fase dos Movimentos Básicos IV. Fase dos Movimentos Especializados ( ) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente. ( ) Dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos. ( ) Dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer. ( ) Vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos. A sequência correta é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282