Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca do tema crescimento e desenvolvimento motor, é correto afirmar que

O ________________ é um aspecto do aprendizado e desenvolvimento que lida com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. O ________________ é um processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual, em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. O ________________ é uma alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, e pode ser estudado como um processo ou como um produto. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

O movimento humano é um comportamento observável, considerado produto de todo um processo que ocorre internamente no indivíduo. Já a habilidade motora, é o ato motor de uma determinada tarefa específica que pode ser classificada de diversas formas, dentre elas, quanto ao nível de previsibilidade ambiental. Uma habilidade executada em ambiente imprevisível, ou que está em movimento, e que requer que o praticante adapte seus movimentos em resposta às propriedades dinâmicas do ambiente, é denominada:

Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta

dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

Ainda que o professor decida pela alternância dos métodos, ele deve sempre dar prioridade ao método parcial nas atividades com os alunos, especialmente na primeira fase de aprendizagem.

Stodden (2008) propõe um modelo que associa o adequado desenvolvimento motor em jovens à adoção de hábitos ativos ao longo da vida. Segundo este autor, quais são as principais variáveis envolvidas na relação entre competência motora e um estilo de vida ativo?

Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito necessita-se das capacidades motoras, e, no esporte, o desenvolvimento do rendimento está intimamente ligado ao desenvolvimento das capacidades motoras condicionais e das capacidades motoras coordenativas (BARBANTI, 2010). Sobre isso, marque a alternativa correta, que corresponde a capacidade classificada como intermediária entre a condicional e a coordenativa.

Para Gallahue, a fase de desenvolvimento das habilidades motoras especializadas apresenta três estágios: estágio de transição, que é caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de refinar e associar habilidades de movimento maduro; estágio de aplicação, no qual o indivíduo torna-se mais consciente de seus dotes e limitações físicas pessoais e, assim, dirige seu foco para determinados tipos de esportes, tanto em ambientes competitivos quanto recreacionais; estágio de utilização permanente, quando os indivíduos geralmente reduzem o alcance de suas buscas atléticas pela escolha de algumas atividades para se engajar regularmente em situações competitivas, recreativas ou do dia a dia. Essa fase de aquisição de habilidades motoras especializadas é precedida por uma importante fase de desenvolvimento motor, denominada:

A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Executar atividades motoras básicas como: pular, correr, andar, saltar ou; realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, exigem do praticante diferentes níveis de controle do movimento. Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano como: o muscular, esquelético e nervoso; e com a interação destes sistemas, obtêm-se reações e ações motoras equilibradas. No que se refere ao sistema nervoso, durante o controle de um determinado movimento central, pode-se afirmar que existe uma função integrativa cuja intenção é:

Na teoria da Aprendizagem Motora entende-se que a aquisição de uma habilidade motora está associada à aprendizagem de cada componente dessa habilidade e da interação que existe entre esses componentes. Tomando por base essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.

Os padrões fundamentais de movimento e as habilidades de movimento geralmente são considerados tarefas motoras abertas ou tarefas motoras fechadas. Nessa situação, é correto afirmar que

O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre os teóricos que estudaram esse tema, encontram-se Piaget, Vygotsky e Wallon. Considerando esses estudiosos, assinale a afirmação verdadeira.

Movimentos axiais são movimentos do tronco ou dos membros que direcionam o corpo, enquanto este permanece em posição estacionária. Gallahue e Ozmun, no livro “Compreendendo o desenvolvimento motor – bebês, crianças, adolescentes e adultos”, estabelecem uma sequência de desenvolvimento para movimentos axiais. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. Base de apoio exagerada faz parte do estágio inicial dos movimentos axiais. II. Fluência rítmica e suave faz parte do estágio elementar dos movimentos axiais. III. Executar sequência de vários movimentos com facilidade faz parte do estágio maduro dos movimentos axiais. Quais estão corretas?

Basicamente as investigações sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática na aprendizagem de habilidades motoras têm manipulado as práticas: ____________ (caracterizada pela variação aleatória de tarefas, ou aspectos da tarefa), __________ (caracterizada por repetição ou por não envolver variações durante a execução de várias tentativas da tarefa de aprendizagem), ________________ (caracterizada pela execução de todas tentativas de uma tarefa, para depois passar para uma outra tarefa), e ____________ (caracterizada pela prática de várias tarefas que são apresentadas em uma sequência pré-estabelecida, seguindo sempre a mesma ordem). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Dentro do contexto da aprendizagem motora as habilidades são classificadas pela organização da tarefa. Um esquema para classificar habilidades diz respeito à maneira como o movimento é organizado. Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência CORRETA é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282