Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 17 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que concerne ao esporte e os valores que devem ser trabalhados na escola, assinale a alternativa correta.

O Instituto Ayrton Senna no livro “Educação pelo Esporte: educação para o desenvolvimento humano pelo esporte” (2004) de princípios e estratégias que utilizam o esporte como ferramenta de desenvolvimento de potenciais, segundo o instituto, são oito, os princípios pedagógicos que compõe essa estratégia. Esses oito princípios são:

A respeito da relação entre esporte e jogo é correto afirmar que:

As lutas são práticas corporais variadas que envolvem disputas entre oponentes e exigem o domínio de técnicas e habilidades específicas.
Sobre os movimentos básicos das lutas, pode-se dizer que

Vários autores da pedagogia do esporte defendem que o
esporte deve proporcionar a construção da cidadania, a
inserção da pessoa em uma cultura de lazer e proporcionar
prazer. Um aspecto primordial que deve ser garantido
durante a prática do esporte para que esses objetivos se
concretizem é o aspecto

Dentre os conteúdos que podem ser apresentados na educação física escolar, as lutas são um dos que possivelmente encontram mais resistência. Essa resistência é atribuída à falta de material, de espaço e até mesmo pela questão da violência. No entanto, o conteúdo lutas pode ser utilizado como uma possibilidade pedagógica no contexto escolar. Diante da leitura do texto apresentado, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Na escola, o conteúdo lutas pode oportunizar ao aluno a possibilidade de debater uma infinidade de temas sociais, como violência na escola, torcida organizada, bullying e outros.

II. Na escola, o conteúdo lutas deve ter como principal objetivo a formação de atleta de rendimento para as competições esportivas que ocorrem por todo o Brasil.

III. O conteúdo lutas deve ser utilizado apenas nas escolas que tenham estrutura e material adequado para os alunos, como luvas, protetor de cabeça, caneleira e outros.

IV. O conteúdo lutas na escola deve ser conduzido apenas por um professor habilitado, como, por exemplo, um faixa preta em judô.

V. O conteúdo lutas, quando bem trabalho na escola, pode possibilitar, além dos benefícios sociais (respeito, disciplina, formação do caráter etc.), uma vertente de trabalho corporal.

Está correto somente o item:

Os elementos corporais na Ginástica Rítmica, são ações motoras que norteiam essa modalidade em nível de julgamento, pois são as dificuldades previstas no Código de Pontuação da Federação Internacional de Ginástica. Assinale a alternativa que não faz parte desses elementos corporais:

A iniciação esportiva nas escolas é um dever que cabe aos professores de Educação Física, no decorrer de suas aulas. Para tornar os alunos aptos à prática desportiva, o professor pode optar por várias metodologias.

A metodologia universal é composta por nove fases. Com relação à fase Pré-Escolar, assinale a alternativa CORRETA.

A relação do esporte e as possibilidades de interação social nas aulas de Educação Física escolar produzem algumas divergências quanto ao papel ou à função educativa do esporte. As abordagens críticas que analisam ao papel e a função socializadora do esporte numa perspectiva do conflito concordam que:

Método é a forma utilizada pelo professor para conduzir os alunos ao seu objetivo final, sendo uma prática de ensino. O educador físico utiliza determinado método de ensino de acordo com a idade e a realidade da turma, empregando alternativas metodológicas ligadas aos propósitos a atingir. O método analítico-sintético está centrado

Fundamentos são práticas que auxiliam no desenvolvimento das lutas, tanto de corpo a corpo quanto as de distância. Esquivar-se significa:

O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta,

mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe

sempre a sociedade humana; mas os animais não esperaram

que os homens os iniciassem na atividade lúdica. É possível

afirmar com segurança que a civilização humana não

acrescentou característica essencial alguma à ideia geral de

jogo. Os animais brincam tal como os homens.

J. Huizinga. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva,

1999. p. 3 (com adaptações).

Tomando o jogo como importante objeto de

ensino-aprendizagem nas aulas de educação física, julgue os

itens subsecutivos.

Em uma sociedade competitiva e individualista, o jogo surge como excelente estratégia didática para que o professor de educação física desenvolva e reproduza alguns valores presentes na sociedade contemporânea.

A participação de crianças, com diferentes idades, resulta em ações distintas com relação às regras do jogo. Segundo alguns estudiosos, o cumprimento das regras do jogo está associado à maturidade intelectual da criança. Nesse sentido, é possível que uma criança pequena, ao assistir um jogo de futebol, não se preocupe quando ocorre um lance violento em que um jogador tentou dar um pontapé em outro, embora não tenha acertado. Isso pode ocorrer porque:

Os jogos olímpicos da era moderna, realizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), de quatro em quatro anos, são considerados a maior celebração do esporte como manifestação da cultura humana. No que se refere aos jogos olímpicos da era moderna, julgue os itens subsequentes

Durante a Segunda Guerra Mundial, os jogos olímpicos da era moderna foram interrompidos, apesar de sua importância internacional e cultural.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282