Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Atualidades

  Resolva todas as 680 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Atualidades para concursos públicos

Muitas vezes, estudar o conteúdo de atualidades para concurso, que se faz presente em boa parte dos editais seja para provas de níveis Médio ou Superior, traz dúvidas para os estudantes.

Um dos principais questionamentos que passa pela cabeça dos concurseiros nesta hora é: será que efetuar apenas a leitura de jornais e assistir ao noticiário é suficiente para estar bem preparado e encarar com confiança uma prova de atualidades?

De certa forma, esta é uma solução: ficar atento aos jornais televisivos ou on-line, ler revistas e ouvir rádio estão entre as principais formas de estudo para aprender a disciplina de atualidades.

Mas, ainda mais importante do que se concentrar em um aglomerado de notícias aleatórias, é interessante focar apenas nas questões de atualidades que realmente farão parte de sua prova.

Para isso, é indispensável que você faça uma leitura completa do edital, com ênfase ao conteúdo programático, onde deverão estar discriminados todos os tópicos exigidos para a cobrança da disciplina.

Geralmente, os editais revelam algumas dicas sobre o conteúdo que será abordado, como por exemplo, em quais temas e editorias você deve concentrar a sua atenção. 

De forma geral, os conteúdos que mais costumam cair nas provas de atualidades são pertencentes as editorias específicas de Mundo, País, Política, Economia, Meio Ambiente, Tecnologia e Ciência.

Neste ponto, é necessário que você crie o hábito da leitura, se ainda não o tem, e o incorpore durante a sua rotina de preparação. E mais do que ler, é preciso ainda contextualizar o assunto, fazendo associações sobre o impacto dos fatos noticiados e conhecer a sua raiz histórica. Ou seja, é importante que você entenda como aquilo aconteceu e quais consequências a ação poderá trazer futuramente.

Como estudar atualidades para concursos

Em primeiro lugar, nossa recomendação é de que você aproveite todo o tempo disponível para absorver os conteúdos necessários.

Sendo assim, seja no carro ou ônibus, durante seus trajetos de deslocamento, vale a pena sintonizar em uma rádio especializada em notícias, ou ainda, aproveitar o tempo para fazer algumas leituras pertinentes. 

Um cuidado imprescindível na hora de partir em busca dos conteúdos é ficar atento com as notícias reduzidas, que não trazem a quantidade de informações suficientes, e ainda com as fontes consultadas. Por isso, procure optar sempre por portais e sites conhecidos e que, geralmente, são reconhecidos no meio  jornalístico.

Além disso, pode ser que mesmo seguindo as dicas anteriormente mencionadas, você sinta falta de um apoio profissional. Neste sentido, vale considerar efetuar um investimento em um curso para concurso público. Dessa forma, por meio de videoaula para concurso, você terá acesso aos conteúdos que realmente caem na prova, com explicações diretas ao ponto e otimizadas.

Aqui no Aprova, por exemplo, ao efetuar a compra de um curso, além de ter acesso ao material que será cobrado no dia da sua prova, com videoaulas de 30 minutos, você também terá um acesso exclusivo a nossa plataforma de questões, que traz perguntas e respostas de inúmeros concursos e bancas para que você possa testar seus conhecimentos e habilidades.

Com acesso a questões de atualidades com gabarito ficará mais fácil entender os assuntos e visualizar como eles serão cobrados na sua prova.

Atenção extra para a interpretação de textos

Por fim, além de ficar bem informado sobre as atualidades do momento, você também deve dedicar uma atenção especial ao conteúdo de interpretação de textos.

Isso porque, a habilidade é exigida não só para a matéria de atualidade, como ainda para toda e qualquer prova de concurso público, independente do cargo.

É muito importante que você saiba ler o enunciado e usar os seus conhecimentos de interpretação para entender o que aquela questão quer de você, e assim, poder resolvê-la de maneira correta.

Agora que você já conhece mais sobre a cobrança do conteúdo de atualidades, e aprendeu sobre as melhores formas de se preparar para este estilo de prova, nós do Aprova, esperamos que você possa aplicar todas as dicas informadas acima e torne a sua rotina de estudos ainda mais completa e dinâmica.

Lembre-se ainda de fazer uso de todas as ferramentas e recursos disponíveis no seu curso para concurso, incluindo a realização de simulados e questões de atualidades.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282